Bitcoin estreia-se no mercado de futuros de Chicago

A moeda virtual Bitcoin estreia-se este domingo no mercado de futuros nos Estados Unidos, o que impulsionou esta semana os ganhos da criptomoeda, que bateu novos recordes.

Os contratos de futuros da bitcoin começarão a negociar pelas 23:00h, hora de Lisboa, deste domingo no CBOE, o mercado de futuros de Chicago, mas o primeiro dia de operações será segunda-feira.

Já a 18 de dezembro é esperado que a bitcoin comece a operar na maior plataforma mundial de derivados, a CME, também em Chicago, e para o ano está anunciada a sua entrada no mercado de futuros do Nasdaq.

“Dado o interesse sem precedentes na bitcoin, é vital darmos aos nossos clientes as ferramentas de mercado que permitam expressar os seus pontos de vista e cobrir a sua exposição”, afirmou o presidente do CBOE, Ed Tillu.

A bitcoin, nascida em 2009 e criada por uma pessoa que se identifica com o nome fictício de Satoshi Nakamoto, é a moeda virtual mais popular do mundo. É baseada na tecnologia ‘blockchain’, que suporta o seu valor material na criptografia de dados informáticos.

A decisão do mercado de futuros CBOE e, mais tarde do CME, representa um passo-chave para que a bitcoin tenha o reconhecimento dos mercados financeiros, segundo os analistas, e está na base da sua valorização nos últimos dias, uma vez que a negociação nesses mercados aumenta o interesse de investidores particulares e empresas financeiras.

O preço da moeda virtual bitcoin atingiu na quinta-feira um novo recorde ao aproximar-se dos 15.000 dólares (12.721 euros), para diminuir acentuadamente poucos minutos depois. No início deste ano a bitcoin valia 996 dólares (cerca de 846 euros).

É uma legitimação da bitcoin como classe de ativos“, sustentou Daniel Masters, presidente da empresa de investimento Global Advisor, que tem já um fundo de investimento nesta criptomoeda.

As operações de futuros de bitcoins, segundo os especialistas, permitirão às empresas financeiras que operem com essa moeda virtual proteger-se de mudanças repentinas na sua cotação.

Contudo, não seria a primeira vez que um novo produto no mercado de futuros se extingue rapidamente, dado o pouco sucesso que atrai, uma possibilidade que os analistas não descartam, considerando o quão opaca é a plataforma dessa moeda virtual.

“Reconhecemos que a bitcoin é um mercado novo e inexplorado que continuará a evoluir”, disse Terry Duffy, presidente da CME, onde os futuros da moeda virtual começarão a operar no dia 18 de dezembro.

O início de negociação de futuros de bitcoin levou a Futures Industry Association, grupo de bancos e câmaras de compensação financeiras, a afirmar que os reguladores federais aprovaram estes futuros financeiros demasiado rapidamente e sem considerar adequadamente os riscos inerentes.

A associação aponta sobretudo o facto de a extrema volatilidade ligada à bitcoin poder deixar as câmaras de compensação expostas quando o contrato futuro se mover de forma muito violenta.

Alguns analistas apontam para uma subida continuada do preço da bitcoin para níveis nunca vistos, enquanto outros alertam para a elevada volatilidade do mercado das criptomoedas.

A moeda virtual tem fiéis seguidores, mas também os seus inimigos, um deles é o presidente executivo do banco JP Morgan, Jamie Dimon, que descreve esse instrumento como uma “fraude” e disse que em algum momento a bolha “estourará”.

Em abril, o Japão converteu-se no primeiro país do mundo a reconhecer legalmente a bitcoin como forma de pagamento, o que permitiu que o iene seja a divisa nacional mais trocada pela moeda virtual a nível mundial.

As criptomoedas não estão vinculadas a um banco ou governo e permitem registos anónimos dos utilizadores de bitcoin, o que leva a críticas de que servem apenas para facilitar o branqueamento de capitais e pagamentos ilícitos e colocam em causa a segurança das transações e dos depósitos.

Na quinta-feira foi divulgado que desconhecidos roubaram mais de 4.700 bitcoins, equivalentes a cerca de 59,2 milhões de euros, num ataque cibernético à empresa NiceHash, uma plataforma eletrónica eslovena especializada em criptomoedas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. <3
    A moeda virtual Bitcoin, afinal existe mesmo!!!
    Já vezes sem conta criam uma moeda paralela,
    com um valor XPTO, apenas para enganar papalvos,
    se bem que, os mais atentos, entram e saem sem lesões,
    mas, os menos expeditos, dão cada trambolhão e, ainda sem segurar as rédeas e com ele por cima, concebem um Santo que os salve de tanto risco!!!

RESPONDER

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …