Bitcoin estreia-se no mercado de futuros de Chicago

A moeda virtual Bitcoin estreia-se este domingo no mercado de futuros nos Estados Unidos, o que impulsionou esta semana os ganhos da criptomoeda, que bateu novos recordes.

Os contratos de futuros da bitcoin começarão a negociar pelas 23:00h, hora de Lisboa, deste domingo no CBOE, o mercado de futuros de Chicago, mas o primeiro dia de operações será segunda-feira.

Já a 18 de dezembro é esperado que a bitcoin comece a operar na maior plataforma mundial de derivados, a CME, também em Chicago, e para o ano está anunciada a sua entrada no mercado de futuros do Nasdaq.

“Dado o interesse sem precedentes na bitcoin, é vital darmos aos nossos clientes as ferramentas de mercado que permitam expressar os seus pontos de vista e cobrir a sua exposição”, afirmou o presidente do CBOE, Ed Tillu.

A bitcoin, nascida em 2009 e criada por uma pessoa que se identifica com o nome fictício de Satoshi Nakamoto, é a moeda virtual mais popular do mundo. É baseada na tecnologia ‘blockchain’, que suporta o seu valor material na criptografia de dados informáticos.

A decisão do mercado de futuros CBOE e, mais tarde do CME, representa um passo-chave para que a bitcoin tenha o reconhecimento dos mercados financeiros, segundo os analistas, e está na base da sua valorização nos últimos dias, uma vez que a negociação nesses mercados aumenta o interesse de investidores particulares e empresas financeiras.

O preço da moeda virtual bitcoin atingiu na quinta-feira um novo recorde ao aproximar-se dos 15.000 dólares (12.721 euros), para diminuir acentuadamente poucos minutos depois. No início deste ano a bitcoin valia 996 dólares (cerca de 846 euros).

É uma legitimação da bitcoin como classe de ativos“, sustentou Daniel Masters, presidente da empresa de investimento Global Advisor, que tem já um fundo de investimento nesta criptomoeda.

As operações de futuros de bitcoins, segundo os especialistas, permitirão às empresas financeiras que operem com essa moeda virtual proteger-se de mudanças repentinas na sua cotação.

Contudo, não seria a primeira vez que um novo produto no mercado de futuros se extingue rapidamente, dado o pouco sucesso que atrai, uma possibilidade que os analistas não descartam, considerando o quão opaca é a plataforma dessa moeda virtual.

“Reconhecemos que a bitcoin é um mercado novo e inexplorado que continuará a evoluir”, disse Terry Duffy, presidente da CME, onde os futuros da moeda virtual começarão a operar no dia 18 de dezembro.

O início de negociação de futuros de bitcoin levou a Futures Industry Association, grupo de bancos e câmaras de compensação financeiras, a afirmar que os reguladores federais aprovaram estes futuros financeiros demasiado rapidamente e sem considerar adequadamente os riscos inerentes.

A associação aponta sobretudo o facto de a extrema volatilidade ligada à bitcoin poder deixar as câmaras de compensação expostas quando o contrato futuro se mover de forma muito violenta.

Alguns analistas apontam para uma subida continuada do preço da bitcoin para níveis nunca vistos, enquanto outros alertam para a elevada volatilidade do mercado das criptomoedas.

A moeda virtual tem fiéis seguidores, mas também os seus inimigos, um deles é o presidente executivo do banco JP Morgan, Jamie Dimon, que descreve esse instrumento como uma “fraude” e disse que em algum momento a bolha “estourará”.

Em abril, o Japão converteu-se no primeiro país do mundo a reconhecer legalmente a bitcoin como forma de pagamento, o que permitiu que o iene seja a divisa nacional mais trocada pela moeda virtual a nível mundial.

As criptomoedas não estão vinculadas a um banco ou governo e permitem registos anónimos dos utilizadores de bitcoin, o que leva a críticas de que servem apenas para facilitar o branqueamento de capitais e pagamentos ilícitos e colocam em causa a segurança das transações e dos depósitos.

Na quinta-feira foi divulgado que desconhecidos roubaram mais de 4.700 bitcoins, equivalentes a cerca de 59,2 milhões de euros, num ataque cibernético à empresa NiceHash, uma plataforma eletrónica eslovena especializada em criptomoedas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. <3
    A moeda virtual Bitcoin, afinal existe mesmo!!!
    Já vezes sem conta criam uma moeda paralela,
    com um valor XPTO, apenas para enganar papalvos,
    se bem que, os mais atentos, entram e saem sem lesões,
    mas, os menos expeditos, dão cada trambolhão e, ainda sem segurar as rédeas e com ele por cima, concebem um Santo que os salve de tanto risco!!!

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …