Bitcoin estreia-se no mercado de futuros de Chicago

A moeda virtual Bitcoin estreia-se este domingo no mercado de futuros nos Estados Unidos, o que impulsionou esta semana os ganhos da criptomoeda, que bateu novos recordes.

Os contratos de futuros da bitcoin começarão a negociar pelas 23:00h, hora de Lisboa, deste domingo no CBOE, o mercado de futuros de Chicago, mas o primeiro dia de operações será segunda-feira.

Já a 18 de dezembro é esperado que a bitcoin comece a operar na maior plataforma mundial de derivados, a CME, também em Chicago, e para o ano está anunciada a sua entrada no mercado de futuros do Nasdaq.

“Dado o interesse sem precedentes na bitcoin, é vital darmos aos nossos clientes as ferramentas de mercado que permitam expressar os seus pontos de vista e cobrir a sua exposição”, afirmou o presidente do CBOE, Ed Tillu.

A bitcoin, nascida em 2009 e criada por uma pessoa que se identifica com o nome fictício de Satoshi Nakamoto, é a moeda virtual mais popular do mundo. É baseada na tecnologia ‘blockchain’, que suporta o seu valor material na criptografia de dados informáticos.

A decisão do mercado de futuros CBOE e, mais tarde do CME, representa um passo-chave para que a bitcoin tenha o reconhecimento dos mercados financeiros, segundo os analistas, e está na base da sua valorização nos últimos dias, uma vez que a negociação nesses mercados aumenta o interesse de investidores particulares e empresas financeiras.

O preço da moeda virtual bitcoin atingiu na quinta-feira um novo recorde ao aproximar-se dos 15.000 dólares (12.721 euros), para diminuir acentuadamente poucos minutos depois. No início deste ano a bitcoin valia 996 dólares (cerca de 846 euros).

É uma legitimação da bitcoin como classe de ativos“, sustentou Daniel Masters, presidente da empresa de investimento Global Advisor, que tem já um fundo de investimento nesta criptomoeda.

As operações de futuros de bitcoins, segundo os especialistas, permitirão às empresas financeiras que operem com essa moeda virtual proteger-se de mudanças repentinas na sua cotação.

Contudo, não seria a primeira vez que um novo produto no mercado de futuros se extingue rapidamente, dado o pouco sucesso que atrai, uma possibilidade que os analistas não descartam, considerando o quão opaca é a plataforma dessa moeda virtual.

“Reconhecemos que a bitcoin é um mercado novo e inexplorado que continuará a evoluir”, disse Terry Duffy, presidente da CME, onde os futuros da moeda virtual começarão a operar no dia 18 de dezembro.

O início de negociação de futuros de bitcoin levou a Futures Industry Association, grupo de bancos e câmaras de compensação financeiras, a afirmar que os reguladores federais aprovaram estes futuros financeiros demasiado rapidamente e sem considerar adequadamente os riscos inerentes.

A associação aponta sobretudo o facto de a extrema volatilidade ligada à bitcoin poder deixar as câmaras de compensação expostas quando o contrato futuro se mover de forma muito violenta.

Alguns analistas apontam para uma subida continuada do preço da bitcoin para níveis nunca vistos, enquanto outros alertam para a elevada volatilidade do mercado das criptomoedas.

A moeda virtual tem fiéis seguidores, mas também os seus inimigos, um deles é o presidente executivo do banco JP Morgan, Jamie Dimon, que descreve esse instrumento como uma “fraude” e disse que em algum momento a bolha “estourará”.

Em abril, o Japão converteu-se no primeiro país do mundo a reconhecer legalmente a bitcoin como forma de pagamento, o que permitiu que o iene seja a divisa nacional mais trocada pela moeda virtual a nível mundial.

As criptomoedas não estão vinculadas a um banco ou governo e permitem registos anónimos dos utilizadores de bitcoin, o que leva a críticas de que servem apenas para facilitar o branqueamento de capitais e pagamentos ilícitos e colocam em causa a segurança das transações e dos depósitos.

Na quinta-feira foi divulgado que desconhecidos roubaram mais de 4.700 bitcoins, equivalentes a cerca de 59,2 milhões de euros, num ataque cibernético à empresa NiceHash, uma plataforma eletrónica eslovena especializada em criptomoedas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. <3
    A moeda virtual Bitcoin, afinal existe mesmo!!!
    Já vezes sem conta criam uma moeda paralela,
    com um valor XPTO, apenas para enganar papalvos,
    se bem que, os mais atentos, entram e saem sem lesões,
    mas, os menos expeditos, dão cada trambolhão e, ainda sem segurar as rédeas e com ele por cima, concebem um Santo que os salve de tanto risco!!!

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …