Bispos espanhóis apresentaram ao Vaticano 220 casos de abuso sexual de crianças

Catholic Church / Flickr

A Conferência Episcopal de Espanha revelou, esta sexta-feira, ter apresentado ao Vaticano 220 casos de abusos sexuais de crianças por membros da Igreja, na sequência de uma tentativa da Santa Sé de quantificar a situação no mundo.

A Conferência Episcopal, que é o principal órgão governativo da Igreja católica de Espanha, disse que os bispos espanhóis submeteram 76 acusações contra padres e 144 contra membros de ordens religiosas específicas.

Os relatos foram enviados ao Vaticano, que está, desde 2001, a tentar quantificar os abusos sexuais a crianças por membros do clero de todos os países.

Os números da Igreja espanhola não incluem as queixas contra membros não clérigos da Igreja ou funcionários que trabalham em escolas administradas por ordens religiosas.

Além disso, os casos apresentados não são todos os que os bispos realmente receberam, mas apenas os que determinaram valer a pena relatar ao Vaticano, conforme exigido pela Santa Sé em 2001.

Segundo as autoridades, 151 dos 220 casos já foram encerrados e 69 permanecem abertos.

O porta-voz da Conferência Episcopal espanhola, Luis Arguello, lembrou em conferência de imprensa que o problema dos abusos sexuais não é exclusivo da Igreja e que os padres envolvidos são uma fração dos 31 mil que trabalharam no país nos últimos 20 anos.

Arguello disse também que o Ministério Público de Espanha investigou, durante este período, cerca de 220 mil acusações de abusos infantis entre a população em geral.

No entanto, reconheceu que a Igreja mostrou, no passado, alguma relutância em resolver o problema. “Achamos que, em certos momentos, andámos muito devagar ou desviámos mesmo o olhar para outra direção”, reconheceu.

A divulgação dos casos aconteceu pouco tempo depois de a ministra dos Direitos Sociais, Ione Belarra, ter reagido à aprovação, pelo Parlamento, de um projeto de lei para proteção das crianças, considerando a Igreja Católica como “cúmplice de violência sexual contra crianças”.

O anúncio também acompanhou a publicação, pelo jornal El País, de dados independentes sobre abusos, que lista um total de 309 casos envolvendo 817 vítimas.

O jornal espanhol avançou, esta sexta-feira, que as informações dadas pelos bispos ao Vaticano constituem “um passo enorme no lento reconhecimento da dimensão dos abusos dentro da Igreja espanhola”, mas criticou o facto de o número de casos não se basear nas queixas apresentadas diretamente nas dioceses, como os relatados nos gabinetes de atendimento às vítimas abertos no ano passado a pedido do Papa Francisco.

As investigações de alguns órgãos episcopais nacionais em toda a Europa trouxeram à luz milhares de casos de crianças e adolescentes abusados por membros da Igreja Católica.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …