Biomédica brasileira cria chip que detecta 18 tipos de cancro

deborah.zanforlin / Facebook

A equipa de Deborah Zanforlin (ao centro, em cima)

A equipa de Deborah Zanforlin (ao centro, em cima)

A professora universitária e especialista em biomedicina Deborah Zanforlin desenvolveu um dispositivo que promete avanços significativos no diagnóstico precoce e tratamento de 18 tipos de cancro.

Trata-se de um chip que, através de um exame de sangue, identifica a doença logo no seu estágio inicial, fornecendo o resultado em apenas quinze minutos.

O chip ainda tem outra vantagem: não liberta radiação. Todo o sistema necessário para a sua utilização é portátil e pode ser levado a regiões remotas, onde a população tem menos recursos de saúde disponíveis.

A biomédica também não descarta que a tecnologia possa ser usada para outros tipos de diagnóstico.

“O chip pode ser utilizado para outras doenças no futuro, mas eu estou há cerca de dois anos focada no diagnóstico e tratamento do cancro”, diz a cientista ao Radio Jornal de Pernambuco

Deborah Zanforlin explica que o seu biossensor mapeia marcadores sanguíneos libertados pelas células cancerígenas, e isso permite o diagnóstico precoce, aumentando as probabilidades de cura em até 70%.

Segundo a cientista pernambucana, um dos principais objectivos do projecto é fazer com que as pessoas deixem de olhar para o cancro como uma sentença de morte, já que, graças à nova tecnologia, será possível detectá-lo com rapidez, aumentando a probabilidade de sucesso no tratamento.

O projeto, denominado ConquerX, está em fase de desenvolvimento de relatórios, que serão entregues à Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil e à FDA, a Food and Drugs Administration, dos EUA.

As duas agências irão avaliar a possibilidade de autorizar o uso do biossensor em larga escala.

ZAP / CanalTech

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Parece-me óbvio, que, se o tal Deus ajudasse alguém, não faziam falta estes (e outros) cientistas; não lhe parece?!
      Pois… agora comece a pensar e deixe-se de teorias absurdas (para não dizer estúpidas)!!

RESPONDER

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …