Bin Laden queria que jovens americanos combatessem as alterações climáticas

tsevis / Flickr

Osama Bin Laden por Charis Tsevis para a revista Shortlist

Osama bin Laden era um homem preocupado com as alterações climáticas e queria que os jovens norte-americanos ajudassem o presidente Barack Obama a “salvar a humanidade”.

Esta ideia foi escrita pelo ex-líder da Al-Qaeda numa carta agora divulgada, que terá sido apreendida em 2011, depois do raide do exército norte-americano, no Paquistão, que levou à sua morte.

Nessa carta, revela a Reuters, o ex-líder terrorista desafia a “juventude” americana a lançar “uma grande revolução pela liberdade” para ajudar Barack Obama a lutar contra a influência dos lóbis corporativistas e, assim, combater as “catastróficas” alterações climáticas.

Para o ex-chefe máximo da Al-Qaeda, afastar esses lóbis seria, como nota na missiva, “uma decisão racional para salvar a humanidade dos gases prejudiciais que ameaçam o seu destino“.

A carta dirigida “ao povo americano” terá referências à crise económica de 2008, acreditando-se que foi escrita em 2009.

Bin Laden também critica os EUA por terem usado dinheiros públicos para resgatar os bancos, acusando-os de “salvar os abutres usando os bens das vítimas”.

Noutra carta, menciona que a redução dos gases com efeitos de estufa seria uma boa forma de assinalar o 10.º aniversário dos ataques do 11 de Setembro, aconselhando também o mundo a “virar os seus esforços para tentar reduzir a libertação de gases” em vez de se dedicar tanto a lutar contra o Islão.

As cartas não estarão assinadas, mas os serviços secretos norte-americanos não têm dúvidas de que foram escritas por Bin Laden, frisa a Reuters.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Este ano não há São João nem Santo António. Festas populares canceladas em Lisboa e Porto

As Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto resolveram cancelar as festividades de Santo António e de são João, respectivamente, por causa da pandemia de Covid-19. As marchas populares só voltam no próximo ano, com …

Sem ajudas do Governo, "não sei se os grandes vão continuar a ser grandes"

"É complicado encontrar soluções", assume o presidente do Marítimo numa altura em que o futebol está parado por causa da pandemia de Covid-19. A situação é "aflitiva" para muitos clubes, diz Carlos Pereira que acredita …

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 de abril

O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado. “É …

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …