Bin Laden queria que jovens americanos combatessem as alterações climáticas

tsevis / Flickr

Osama Bin Laden por Charis Tsevis para a revista Shortlist

Osama bin Laden era um homem preocupado com as alterações climáticas e queria que os jovens norte-americanos ajudassem o presidente Barack Obama a “salvar a humanidade”.

Esta ideia foi escrita pelo ex-líder da Al-Qaeda numa carta agora divulgada, que terá sido apreendida em 2011, depois do raide do exército norte-americano, no Paquistão, que levou à sua morte.

Nessa carta, revela a Reuters, o ex-líder terrorista desafia a “juventude” americana a lançar “uma grande revolução pela liberdade” para ajudar Barack Obama a lutar contra a influência dos lóbis corporativistas e, assim, combater as “catastróficas” alterações climáticas.

Para o ex-chefe máximo da Al-Qaeda, afastar esses lóbis seria, como nota na missiva, “uma decisão racional para salvar a humanidade dos gases prejudiciais que ameaçam o seu destino“.

A carta dirigida “ao povo americano” terá referências à crise económica de 2008, acreditando-se que foi escrita em 2009.

Bin Laden também critica os EUA por terem usado dinheiros públicos para resgatar os bancos, acusando-os de “salvar os abutres usando os bens das vítimas”.

Noutra carta, menciona que a redução dos gases com efeitos de estufa seria uma boa forma de assinalar o 10.º aniversário dos ataques do 11 de Setembro, aconselhando também o mundo a “virar os seus esforços para tentar reduzir a libertação de gases” em vez de se dedicar tanto a lutar contra o Islão.

As cartas não estarão assinadas, mas os serviços secretos norte-americanos não têm dúvidas de que foram escritas por Bin Laden, frisa a Reuters.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …

Pentágono está a criar bactérias que detetam explosivos no subsolo

O Pentágono, em conjunto com a empresa de defesa Raytheon, está a desenvolver um sistema capaz de produzir bactérias geneticamente modificadas no subsolo, com o objetivo de detetar explosivos no subsolo. Neste projeto, iniciado pela Agência …

Hospitais voltam a não poder aumentar número de trabalhadores sem visto da tutela em 2020

Os hospitais vão continuar em 2020 impedidos de aumentar o número de trabalhadores sem a autorização prévia do Ministério da Saúde, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso. O despacho assinado pelo secretário …

Onda crescente de ataques com explosivos alarma Suécia

A Suécia tem visto um aumento sem precedentes de ataques com explosivos. Em outubro, Estocolmo foi alvo de três ataques em apenas uma noite.  Se pensarmos num país com guerras de gangues constantes, o último nome …