//

Bill Gates quer bloquear o Sol contra o aquecimento global. Primeiro teste arranca em junho

32

Thomas Hawk / Flickr

O milionário Bill Gates, fundador da Microsoft

Bill Gates, fundador da Microsoft, anunciou estar a financiar um projeto ambicioso da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que tem como principal missão combater o aquecimento global.

O Stratospheric Controlled Perturbation Experiment, ou SCoPEx, tem como objetivo reduzir a luz solar que incide no planeta Terra, borrifando na atmosfera uma poeira atóxica de carbonato de cálcio (CaCO3), que fará com que a radiação regresse ao Espaço. No fundo, este método de geoengenharia “escureceria” o Sol.

De acordo com a Forbes, o primeiro teste será realizado em junho, na cidade sueca de Kiruna. Os investigadores vão enviar para o céu um balão com vários equipamentos científicos que irão testar a capacidade de operação e comunicação do projeto a 20 quilómetros de altitude.

O lançamento, que não vai libertar aerossóis estratosféricos, vai servir como um teste que, se for bem sucedido, pode ser um importante passo em direção a uma segunda fase experimental que terá como objetivo libertar uma pequena quantidade de poeira de CaCO3 na atmosfera.

O aerossol refletiria os raios do Sol, compensando os efeitos das mudanças climáticas.

Os especialistas ainda não sabem qual a quantidade exata de CaCO3 necessária para arrefecer o planeta, nem tampouco se a poeira é a melhor opção. No entanto, estudos anteriores já sugeriram que a substância pode mesmo ser a melhor alternativa para reduzir o aquecimento estratosférico.

Assim que houver a confirmação de que a substância é segura, o balão será enviado novamente. Segundo o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o SCoPEx pode reduzir as temperaturas globais em 1,5°C.

O projeto ficou parado durante alguns anos, depois da controvérsia sobre o seu impacto (até agora imprevisível) e possíveis mudanças extremas nos padrões climáticos do planeta.

Alguns ambientalistas também defendem que o efeito seja exatamente o oposto: a estratégia pode transparecer a ideia de que há uma espécie de “sinal verde” para continuar com as emissões de gases nocivos, sem trazer mudanças de comportamento.

ZAP //

32 Comments

  1. Parece-me que a melhor maneira de “bloquear” o Sol será com árvores, muitas muitas árvores e com a recuperação da flora nos oceanos e com modos de vida ambientalmente mais sustentáveis. Temos de preservar a biodiversidade. Deixemos de brincar aos “aprendizes de feiticeiro”. Não é por enviar poeira para a atmosfera que vamos deixar de transformar a Terra numa lixeira como continuamos estupidamente a fazer.

  2. Este pensa que manda no mundo…ele quer é fazer mal com o que parece ser bom.
    Pesquisem…
    SCoPEx is, however, on hold, amid fears that it could trigger a disastrous series of chain reactions, creating climate havoc in the form of serious droughts and hurricanes, and bring death to millions of people around the world.

      • Espero que não se esteja a referir a mim e sim à pessoa do video no brighteon.
        O link foi para informar do que se passa. Em relação à pessoa que fala desta situação o restante da conversa não interessa, se você quiser mesmo saber pode procurar outras informações, isto foi só uma ajuda.

      • É como diz: Refiro-me à pessoa do vídeo.
        Esse vídeo tem o seguinte título:
        “Bill Gates has a plan for mass genocide on a planetary scale”.
        Bem, este é o título dum saco de lixo lunático, e ver o vídeo seria uma óbvia perda de precioso tempo de vida. Ainda assim, cometi o erro de ver os primeiros segundos. O narrador começa logo por afirmar que há o plano de impedir a fotossíntese, destruir colheitas e matar à fome milhares de milhões. Desliguei, claro. Não há pachorra.
        Só vejo uma vantagem na produção deste tipo de conteúdos, e ela resume-se neste velho comentário:
        “Se hão-se andar para aí na droga…!”

      • Bem… convido-o a pesquisar em vez de julgar logo um título e pessoa, pois talvez este tipo não seja assim tão lunático…
        Eu não concordo com tudo o que ele diz no vídeo, mas ele fala de algumas verdades.

    • Lol, era mais fácil criar uma nova civilização em Marte. Que sentido faria para alguém como Bill Gates pensar uma coisa destas? Perder clientes, mercado, trabalhadores, consumidores. Perder tudo para ganhar o quê? Faça-se a si próprio essa pergunta. Afinal Gates quer controlar um planeta morto. Mas que grande teoria…

  3. Não passa dum fraco paliativo, isso não resolve o aumento da concentração de CO2 na atmosfera que tem, já muitas consequências como a acidificação dos oceanos.
    Zap: Harvard é uma Universidade situada em Cambridge, no estado do Massachusetts, USA e não no Reino Unido!

  4. AH e tal, os chemtrails nao existem. Cientistas nao os conhecem. Teorias da conspiraçao.
    Mas afinal, enquanto que uns dizem que os chemtrails nao existem, outros dizem que há investigaçao ha anos sobre cobrir a atmosfera de poeiras usando avioes…
    E, claro!, o Bill Gates e a sua fundaçao multiusos a custear esta investigaçao. curiosamente tambem se tornou o maior propietario de terra no EUA. Qual a ligaçao entre terra, e geoengenharia, digam-me voces. Eu ca ja tirei as minhas conclusoes há varios anos.

  5. Eu voto por mandar este tipo num foguetão em direcção ao Sol.
    Tenho a certeza que com o tamanho da sua enorme inteligência, bom senso, e “humanismo”, iria conseguir surtir o mesmo efeito e bloquear o Sol. Pelo menos, vale a pena tentar.

  6. Há um mês eram teorias da conspiração… agora são noticias verdadeira!!! Afinal quem acredita nas teorias da conspiração são os que as negam até aparecerem à luz do dia… até que o tio bill nos ponha a todos na escuridão…

  7. Mas este gajo que nem um sistema operativo como deve ser soube fazer, agora anda a estragar o planeta? É que a Terra não pode ficar a depender de actualizações à maneira da Microsoft. Isto está bem feito, basta que não estraguem nem mexam muito

  8. Sabe-se lá o que já fizeram para chegarmos a este ponto. Isto é o que se diz em público e o que será que mais foi lançado para a atmosfera! E este sabemos porque será na “baixa atmosfera”, porque ninguém faz ideia das experiências que são feitas na “alta atmosfera” e longe do todos!
    Depois digam que são teorias da conspiração!

  9. Estes bilionarios em vez de criarem projetos de florestacao em todo lado querem ‘e escurecer o sol… O homem em plena aceleracao de destruicao do PLANETA AZUL, quer torna-la castanho ou cinzento, uma aberracao da natureza…

    PObre planeta… Ooo gente malvada …. deixem o planeta para outras geracoes…deixe de ser idiota, viva a vida…nao incomode os outros com ideias megalomenas….

  10. Fiquei com medo, vi esta história no filme “Expresso do Amanhã – Snowpiercer”. No filme o resultado foi uma era glacial por causa de um elemento químico CW-7 que foi pulverizado na alta atmosfera.

  11. A solucao seria muito simples: Diminuir o consumo desenfreadpo dos humanoides.
    Alguns exemplos:
    – Ha 50 anos no WC havia sabao, muitas vezes feito pelos proprios com componentes naturias. Hoje ha dezenas de embalagens plasticas com produtos artificiais para tudo e mais alhuma coisa.
    – Um par de botas dava para todo o inverno e o sapateiro ainda lhe dava um jeito para o inverno seguinte. Hoje quase nao ha sapateiros e temos a casa cheia de calçado plastico “made in CH”.
    – As roupas, os livros, os brinquedos, e até os veiculos, passavam de pais para filhos ou de irmaos mais velhos para os mais novos. Hoje, compra-se novo, usa-se enquanto é moda e pouco depois deita-se ao lixo.

    Portanto, se o consumo diminuir para niveis estritamente essenciais, a Natureza brinda-nos com mais futuro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.