Cientistas financiados por Bill Gates querem “bloquear” o Sol

Um grupo de cientistas de Harvard planeia contornar as alterações climáticas bloqueando o sol e manipulando o clima da Terra através da geoengenharia.

O conceito de luz solar manipulada existe há décadas, mas esta será a primeira tentativa real de controlar a temperatura da Terra através da engenharia solar.

O projeto vai custar quase três milhões de euros e o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, vai financiar parte da experiência.

A investigação vai testar um balão dirigível lançado no sudoeste dos Estados Unidos, a 20 quilómetros da estratosfera. Quando o balão estiver no lugar correto, libertará partículas de carbonato de cálcio. O lançamento está previsto para a primavera de 2019.

A base desta experiência é o estudo dos efeitos de grandes erupções vulcânicas na temperatura do planeta. Em 1991, o Monte Pinatubo, nas Filipinas, entrou em erupção, libertando 20 milhões de toneladas de dióxido de enxofre na estratosfera. O dióxido de enxofre criou um cobertor ao redor da estratosfera da Terra, esfriando todo o planeta em 0,5°C durante cerca de ano e meio.

À medida que cientistas, agências governamentais mundiais e grupos ambientais se preocupam cada vez mais com a redução das emissões de gases para evitar o efeito estufa e reduzir as mudanças climáticas, a geoengenharia é uma solução cada vez mais aceite, de acordo com a Forbes.

A limitação da luz solar na superfície permitiria reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Porém, este bloqueio tem vindo a ser controverso na comunidade científica por se desconhecer os efeitos de um bloqueio solar na Terra.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …

China criou um sistema para rastrear doenças infecciosas. Falhou (e já se sabe porquê)

Em 2002, o vírus SARS saiu da província chinesa de Cantão e propagou-se por 37 países, provocando 774 mortos e mais de oito mil infetados. Para que não voltasse a acontecer, o país criou um …