Bikeotels: “alfaiate” para ciclistas em férias em Portugal

Uma espécie de “alfaiate de programas turísticos para cicloturistas” – é assim que Pedro Barbosa apresenta a rede bikotels, atualmente com mais de 40 unidades de alojamento em Portugal, que têm de cumprir pelo menos sete requisitos.

Cofundador da A2Z Adventures, que está na base da bikotels, Pedro Barbosa explicou à agência Lusa que o projeto foi lançado há dois anos na Feira Internacional de Turismo de Lisboa e em março será divulgado pela primeira vez numa feira estrangeira, na Holanda.

Depois da experiência em turismo ativo (com atividades ao ar livre) e consultadoria, nomeadamente na criação de percursos, a empresa decidiu “não reinventar a roda”, mas importar modelos de sucesso internacionais para quem prefere fazer férias de bicicleta.

Através do site bikotels.com, os interessados marcam estadia em locais à medida da “sua bolsa, disponibilidade e condições físicas”, daí Pedro Barbosa descrever o projeto como um alfaiate.

Para ser certificada como alojamento ‘amigo’ dos ciclistas, a unidade, que pode ir desde um parque de campismo até um hotel de cinco estrelas, tem de apresentar pelo menos dois percursos que começam e acabam nesse local.

A lista de exigências inclui também uma minioficina, lavagem de bicicletas, lavagem de roupa, um parque exterior e um compartimento fechado e coberto para acondicionar as bicicletas.

“Estamos a falar de público com bicicletas às vezes de cinco mil/seis mil euros e que vai querer dormir com ela”, brincou Pedro Barbosa para justificar os requisitos obrigatórios, que ainda incluem fornecimento de uma alimentação específica, entre hidratos de carbono, vegetais e fruta.

Os serviços opcionais podem ser massagens, uma loja associada e que tenha revisões ou reparações mais complexas, guias especializados para acompanhar os clientes, aluguer de bicicletas e de GPS ou uma linha de apoio telefónico para garantir, por exemplo, assistência em caso de furos nos pneus.

A ‘bikotels’ tem entre os seus objetivos colocar Portugal no mapa mundial de destinos para férias de cicloturistas e garantir que atualmente há já condições para opções de uma semana ou 15 dias.

O objetivo mais idealista, mas que funciona numa escala sub-regional, é apresentar um construtor de percursos, como já existe nas Aldeias de Xisto, onde se concentram 15 unidades.

Os atuais 45 alojamentos devem em breve tornar-se 70, com a entrada de pelo menos mais dois destinos: a Rota Românica (no Norte) e da Naturtejo (cujo geoparque abrange concelhos do Centro e do Alto Alentejo), ficando com uma oferta do Minho ao Algarve.

/Lusa

RESPONDER

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A estação espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …

"0 tiros disparados". PSP publica (e depois retira) post polémico sobre tiroteio

O post partilhado no Facebook da PSP, que parecia fazer alusão ao tiroteio que, na semana passada, provocou a morte de uma mulher, já foi retirado desta rede social. "0 tiros disparados", podia ler-se. A PSP …

PJ descarta abuso sexual na Queima das Fitas de Porto e Braga. Autores dos vídeos ainda por apurar

A Polícia Judiciária descartou o crime de abuso sexual nos dois casos, mas mantém a investigação aos crimes de de gravação ilícita e devassa da vida privadas. Dois jovens envolvidos numa cena de sexo num autocarro …

Negociações para formar Governo fracassam na Alemanha

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou no domingo em Berlim o fracasso das negociações da CDU com os liberais do FDP e com Os Verdes para a formação de um novo governo. Desde as eleições …

Armada argentina duvida que chamadas de satélite sejam do submarino desaparecido

No sábado, bases navais da Argentina anunciaram ter recebido contactos por telefone-satélite que poderiam ter sido feitos a partir do submarino militar argentino Ara San Juan. De acordo com o Diário de Notícias, sete chamadas de …

Morreu o infame Charles Manson

Na sequência dos assassínios brutais que levou a cabo com a sua seita, Charles Manson tinha sido condenado à morte em 1971. Um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, Charles Manson, líder de uma seita …

Portugal prepara-se para o regresso dos seus jihadistas

As autoridades portuguesas estão a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do Estado Islâmico. Polícia e entidades de apoio social estão a receber formação para prevenir a …

Criminologista espanhol encontrou a "mulher de roxo" do caso Maddie

A polícia inglesa procurava a "mulher de roxo", que tinha saído da Praia da Luz com o marido - um pedófilo condenado que entretanto morreu -  na mesma altura do desaparecimento de Madeleine McCann, em …