Bikeotels: “alfaiate” para ciclistas em férias em Portugal

Uma espécie de “alfaiate de programas turísticos para cicloturistas” – é assim que Pedro Barbosa apresenta a rede bikotels, atualmente com mais de 40 unidades de alojamento em Portugal, que têm de cumprir pelo menos sete requisitos.

Cofundador da A2Z Adventures, que está na base da bikotels, Pedro Barbosa explicou à agência Lusa que o projeto foi lançado há dois anos na Feira Internacional de Turismo de Lisboa e em março será divulgado pela primeira vez numa feira estrangeira, na Holanda.

Depois da experiência em turismo ativo (com atividades ao ar livre) e consultadoria, nomeadamente na criação de percursos, a empresa decidiu “não reinventar a roda”, mas importar modelos de sucesso internacionais para quem prefere fazer férias de bicicleta.

Através do site bikotels.com, os interessados marcam estadia em locais à medida da “sua bolsa, disponibilidade e condições físicas”, daí Pedro Barbosa descrever o projeto como um alfaiate.

Para ser certificada como alojamento ‘amigo’ dos ciclistas, a unidade, que pode ir desde um parque de campismo até um hotel de cinco estrelas, tem de apresentar pelo menos dois percursos que começam e acabam nesse local.

A lista de exigências inclui também uma minioficina, lavagem de bicicletas, lavagem de roupa, um parque exterior e um compartimento fechado e coberto para acondicionar as bicicletas.

“Estamos a falar de público com bicicletas às vezes de cinco mil/seis mil euros e que vai querer dormir com ela”, brincou Pedro Barbosa para justificar os requisitos obrigatórios, que ainda incluem fornecimento de uma alimentação específica, entre hidratos de carbono, vegetais e fruta.

Os serviços opcionais podem ser massagens, uma loja associada e que tenha revisões ou reparações mais complexas, guias especializados para acompanhar os clientes, aluguer de bicicletas e de GPS ou uma linha de apoio telefónico para garantir, por exemplo, assistência em caso de furos nos pneus.

A ‘bikotels’ tem entre os seus objetivos colocar Portugal no mapa mundial de destinos para férias de cicloturistas e garantir que atualmente há já condições para opções de uma semana ou 15 dias.

O objetivo mais idealista, mas que funciona numa escala sub-regional, é apresentar um construtor de percursos, como já existe nas Aldeias de Xisto, onde se concentram 15 unidades.

Os atuais 45 alojamentos devem em breve tornar-se 70, com a entrada de pelo menos mais dois destinos: a Rota Românica (no Norte) e da Naturtejo (cujo geoparque abrange concelhos do Centro e do Alto Alentejo), ficando com uma oferta do Minho ao Algarve.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Tirámos Trump de lá". Funcionário da CNN admite que canal quis ajudar Biden a vencer eleições

Um funcionário da CNN falou abertamente com um jornalista disfarçado sobre as motivações políticas que a emissora teve durante a eleição presidencial de 2020. A investigação foi divulgada pela Fox News, que relatou que o funcionário …

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …

Grupo de enfermeiros recorreu de queixa arquivada contra bastonária

O grupo de enfermeiros que tinha feito uma participação disciplinar contra a bastonária por causa de comentários nas redes sociais que consideram violadores dos deveres deontológicos, recorreu do arquivamento da queixa para o Tribunal Administrativo …

Myanmar. Junta militar retém familiares de soldados para impedir fugas

Um capitão, que desertou do exército birmanês para se juntar ao movimento de oposição ao golpe militar de fevereiro, acusou a junta militar de reter familiares de soldados para impedir deserções. Lin Htet Aung, que desertou …

NATO segue Estados Unidos e anuncia retirada de tropas do Afeganistão

O secretário-geral da NATO anunciou, esta quarta-feira, que as tropas da Aliança irão começar a sair do Afeganistão a 1 de maio, prevendo a retirada total do país nos meses que se seguirão. "Tendo em conta …

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira. O …

NOS avança com providência cautelar contra alteração das regras do leilão 5G

A NOS vai avançar com uma providência cautelar contra a alteração das regras do leilão propostas pela ANACOM, no dia em que termina o prazo para as operadores responderem. Na última quinta-feira, no 60.º dia de …