O que havia antes do Big Bang? Hawking desvenda o enigma

Gerd Altmann / pixabay

Big Bang

No Big Bang, toda a matéria do universo estava condensada numa partícula de matéria incrivelmente densa e quente

O físico britânico Stephen Hawking respondeu no programa StarTalk a um enigma que agita os cientistas há décadas. O que existia antes do Big Bang e do início do nosso Universo?

No momento do Big Bang, toda a matéria do universo estava condensada numa partícula de matéria incrivelmente densa, incrivelmente quente. Mas o que havia antes disso?  O famoso astrofísico Stephen Hawking tem uma resposta para o enigma, que se baseia numa teoria conhecida como “proposta sem limites“.

“A condição das fronteiras do universo… é que não tem fronteiras“, disse o astrofísico britânico ao apresentador do programa de rádio StarTalk e ele próprio também um conhecido astrofísico: Neil deGrasse Tyson.

Como se sabe agora, o universo está constantemente a expandir-se. À medida que retrocedemos no tempo, o universo contrai-se e, há cerca de 13.8 mil milhões de anos, todo o universo estava reduzido ao tamanho de apenas um átomo, diz Hawking.

Esta bola subatómica é conhecida como singularidade, explica o Live Science. Neste ponto extremamente pequeno e massivamente denso de calor e energia, as leis da física e do tempo deixam de funcionar da forma como as conhecemos.

Por outras palavras, o tempo como o entendemos literalmente não existia antes de o universo começar a expandir-se. Pelo contrário, a flecha do tempo contrai-se infinitamente à medida que o universo se torna cada vez menor, sem nunca conseguir alcançar um ponto de partida claro – e por consequência, ir para além dele.

Não é a primeira vez que Hawking discute esta teoria. Em novembro do ano passado, o astrofísico já tinha dado uma palestra sobre o assunto para um documentário publicado no YouTube.

Os eventos antes do Big Bang simplesmente não são definidos, porque não há forma de medir o que aconteceu. Como os eventos anteriores ao Big Bang não têm consequências observacionais”, conclui Stephen Hawking, “pode-se cortá-los da teoria e dizer que o tempo começou no Big Bang“.

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Mais um que tenta adivinhar ou será que ele estava presente …o que hoje é uma verdade amanhã é uma mentira, vejam no campo da medicina, tantas verdades que o tempo as transformou em mentiras.

  2. Como é possível um universo que contém tantos milhões de galáxias, alguma vez ter estado confinado num corpo único com a dimensão de um átomo? Isto é um disparate. A dimensão do corpo antes do big bang sería macroscópica e a temperatura seria de 0 graus kelvin, porque estava comprimido o máximo que a natureza permite e nesse estado as partículas nem espaço vazio têm para se movimentar, tal a compactação. O corpo primordial, teria energia potencial máxima e energia cinética nula no seu interior.

  3. Como tudo na vida, os universos nascem e morrem. Não há UM universo, há infinitos universos, que se reproduzem infinitamente. A questão da razão do SER ou NÃO SER não se coloca aqui. Ser e não ser é a mesma coisa, ou se quisermos, o não-ser gera o ser e o ser gera o não-ser. Nunca seremos capazes de intender isto. Salvo o devido respeito, o sr. Hawking é famoso mais pelas asneiras que escreveu que pelas descobertas que fez. Todos nós temos o direito de dizer asneiras, tal como a minha teoria que acabei de expor…

  4. Espaço é espaço. Quando ocupado e em expansão tem obrigatoriamente de estar a provocar a contração de algo nas suas fronteiras. Quando esse algo for do tamanho de um átomo, como dizem, terá tanta energia que expandirá e contrairá o que o contraiu. Como molas que se empurram. Se não houvesse tempo como diz a notícia nada aconteceria pois não ocorreria evolução que originou o big bang.

  5. No Princípio, já era,
    Meio e Fim. Omnipresença intemporal.
    Porque o Universo das Naturezas é. Não foi nem está para ser.
    Não há princípio, meio e fim no transcendental. Não carece.

  6. Não vale a pena (ou vale?) perdermos tempo com esta questão – a maior de todas! – enquanto a trabalharmos à nossa medida, segundo a nossa própria dimensão, ou seja, dentro dos limites da compreensão a que, por enquanto, tem por base o que convencionamos ser lógico e inteligível.
    Porque nunca nos afastaremos dessa/desta dimensão, para não deixarmos de ser NÓS, contentemo-nos com ficar por aqui.

RESPONDER

Bloco defende fim das propinas na próxima legislatura

O Bloco de Esquerda vai propor o fim das propinas durante a próxima legislatura, anunciou esta quinta-feira, em Coimbra, a coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, que defendeu também o financiamento plurianual para as universidades. “O …

Neto de Moura também processou outros juízes

O juiz Neto de Moura apresentou uma participação crime contra os juízes do Tribunal de Loures que absolveram um agente da PSP num processo apresentado pelo magistrado em 2012. Após os polémicos acórdãos sobre casos de …

PCP incita Parlamento a condenar ciganofobia do PAN

O grupo parlamentar do PCP apresentou um voto de condenação no Parlamento, que será votado esta sexta-feira, sobre a “atitude discriminatória e xenófoba” de uma representante do PAN para com a comunidade cigana na Moita, …

Computadores da PSP não têm acesso a base de dados de criminosos

Milhares de computadores da PSP estão sem acesso ao Sistema Estratégico de Informações (SEI), que permite controlar e gerir toda a atividade operacional diária da polícia, incluindo registos de ocorrências e identificação de suspeitos. O Jornal …

Os nossos antepassados acasalaram com pelo menos 5 espécies diferentes

A análise genética revelou que os ancestrais dos humanos modernos cruzaram com pelo menos cinco grupos humanos arcaicos diferentes quando se mudaram da África e passaram pela Eurásia. Embora dois dos grupos arcaicos sejam conhecidos atualmente …

A Loja do Gato Preto

Loja do Gato Preto suspeita de envolvimento em esquema de contrabando

Os sócios da Loja do Gato Preto e vários funcionários da empresa são arguidos numa investigação relacionada com suspeitas de contrabando e falsificação de documentos, no âmbito de importações de utensílios de mesa e cozinha …

PS alarga fosso em relação ao PSD (mas ainda está longe da maioria absoluta)

O PS segue destacado nas intenções de voto relativas às próximas legislativas, alargando o fosso em relação ao PSD de Rui Rio para quase 14 pontos percentuais, segundo a sondagem da Aximage divulgada esta sexta-feira. De …

Desde a saúde ao trabalho, quase 170 diplomas em votação no último dia do Parlamento

Parlamento realiza o seu último dia de votações antes das férias de verão, uma “maratona” para votar 59 projetos de lei, 19 propostas de lei do Governo e 90 projetos e propostas de resolução. O parlamento …

Inteligência artificial criou uma nova vacina contra a gripe sozinha (e é melhor do que as atuais)

Uma inteligência artificial criada pela Universidade de Flinders, na Austrália, desenvolveu, sozinha, uma nova vacina para a gripe. Apelidada de “SAM” (sigla em inglês para “Algoritmos Inteligentes para Descobertas Médicas”), a tecnologia criou uma medicação tão …

Greve de técnicos superiores de diagnóstico vai dificultar realização de análises ou exames esta sexta-feira

Os técnicos superiores de diagnóstico paralisam, pela segunda sexta-feira consecutiva, e vão protestar na Assembleia da República, onde tencionam "acompanhar de perto" a votação de um projeto de resolução do PSD. Os técnicos prometem paralisar …