/

O que havia antes do Big Bang? Hawking desvenda o enigma

13

Gerd Altmann / pixabay

Big Bang

No Big Bang, toda a matéria do universo estava condensada numa partícula de matéria incrivelmente densa e quente

O físico britânico Stephen Hawking respondeu no programa StarTalk a um enigma que agita os cientistas há décadas. O que existia antes do Big Bang e do início do nosso Universo?

No momento do Big Bang, toda a matéria do universo estava condensada numa partícula de matéria incrivelmente densa, incrivelmente quente. Mas o que havia antes disso?  O famoso astrofísico Stephen Hawking tem uma resposta para o enigma, que se baseia numa teoria conhecida como “proposta sem limites“.

“A condição das fronteiras do universo… é que não tem fronteiras“, disse o astrofísico britânico ao apresentador do programa de rádio StarTalk e ele próprio também um conhecido astrofísico: Neil deGrasse Tyson.

Como se sabe agora, o universo está constantemente a expandir-se. À medida que retrocedemos no tempo, o universo contrai-se e, há cerca de 13.8 mil milhões de anos, todo o universo estava reduzido ao tamanho de apenas um átomo, diz Hawking.

Esta bola subatómica é conhecida como singularidade, explica o Live Science. Neste ponto extremamente pequeno e massivamente denso de calor e energia, as leis da física e do tempo deixam de funcionar da forma como as conhecemos.

Por outras palavras, o tempo como o entendemos literalmente não existia antes de o universo começar a expandir-se. Pelo contrário, a flecha do tempo contrai-se infinitamente à medida que o universo se torna cada vez menor, sem nunca conseguir alcançar um ponto de partida claro – e por consequência, ir para além dele.

Não é a primeira vez que Hawking discute esta teoria. Em novembro do ano passado, o astrofísico já tinha dado uma palestra sobre o assunto para um documentário publicado no YouTube.

Os eventos antes do Big Bang simplesmente não são definidos, porque não há forma de medir o que aconteceu. Como os eventos anteriores ao Big Bang não têm consequências observacionais”, conclui Stephen Hawking, “pode-se cortá-los da teoria e dizer que o tempo começou no Big Bang“.

13 Comments

  1. Mais um que tenta adivinhar ou será que ele estava presente …o que hoje é uma verdade amanhã é uma mentira, vejam no campo da medicina, tantas verdades que o tempo as transformou em mentiras.

  2. Como é possível um universo que contém tantos milhões de galáxias, alguma vez ter estado confinado num corpo único com a dimensão de um átomo? Isto é um disparate. A dimensão do corpo antes do big bang sería macroscópica e a temperatura seria de 0 graus kelvin, porque estava comprimido o máximo que a natureza permite e nesse estado as partículas nem espaço vazio têm para se movimentar, tal a compactação. O corpo primordial, teria energia potencial máxima e energia cinética nula no seu interior.

  3. Como tudo na vida, os universos nascem e morrem. Não há UM universo, há infinitos universos, que se reproduzem infinitamente. A questão da razão do SER ou NÃO SER não se coloca aqui. Ser e não ser é a mesma coisa, ou se quisermos, o não-ser gera o ser e o ser gera o não-ser. Nunca seremos capazes de intender isto. Salvo o devido respeito, o sr. Hawking é famoso mais pelas asneiras que escreveu que pelas descobertas que fez. Todos nós temos o direito de dizer asneiras, tal como a minha teoria que acabei de expor…

  4. Espaço é espaço. Quando ocupado e em expansão tem obrigatoriamente de estar a provocar a contração de algo nas suas fronteiras. Quando esse algo for do tamanho de um átomo, como dizem, terá tanta energia que expandirá e contrairá o que o contraiu. Como molas que se empurram. Se não houvesse tempo como diz a notícia nada aconteceria pois não ocorreria evolução que originou o big bang.

  5. Não vale a pena (ou vale?) perdermos tempo com esta questão – a maior de todas! – enquanto a trabalharmos à nossa medida, segundo a nossa própria dimensão, ou seja, dentro dos limites da compreensão a que, por enquanto, tem por base o que convencionamos ser lógico e inteligível.
    Porque nunca nos afastaremos dessa/desta dimensão, para não deixarmos de ser NÓS, contentemo-nos com ficar por aqui.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.