O que havia antes do Big Bang? Hawking desvenda o enigma

Gerd Altmann / pixabay

Big Bang

No Big Bang, toda a matéria do universo estava condensada numa partícula de matéria incrivelmente densa e quente

O físico britânico Stephen Hawking respondeu no programa StarTalk a um enigma que agita os cientistas há décadas. O que existia antes do Big Bang e do início do nosso Universo?

No momento do Big Bang, toda a matéria do universo estava condensada numa partícula de matéria incrivelmente densa, incrivelmente quente. Mas o que havia antes disso?  O famoso astrofísico Stephen Hawking tem uma resposta para o enigma, que se baseia numa teoria conhecida como “proposta sem limites“.

“A condição das fronteiras do universo… é que não tem fronteiras“, disse o astrofísico britânico ao apresentador do programa de rádio StarTalk e ele próprio também um conhecido astrofísico: Neil deGrasse Tyson.

Como se sabe agora, o universo está constantemente a expandir-se. À medida que retrocedemos no tempo, o universo contrai-se e, há cerca de 13.8 mil milhões de anos, todo o universo estava reduzido ao tamanho de apenas um átomo, diz Hawking.

Esta bola subatómica é conhecida como singularidade, explica o Live Science. Neste ponto extremamente pequeno e massivamente denso de calor e energia, as leis da física e do tempo deixam de funcionar da forma como as conhecemos.

Por outras palavras, o tempo como o entendemos literalmente não existia antes de o universo começar a expandir-se. Pelo contrário, a flecha do tempo contrai-se infinitamente à medida que o universo se torna cada vez menor, sem nunca conseguir alcançar um ponto de partida claro – e por consequência, ir para além dele.

Não é a primeira vez que Hawking discute esta teoria. Em novembro do ano passado, o astrofísico já tinha dado uma palestra sobre o assunto para um documentário publicado no YouTube.

Os eventos antes do Big Bang simplesmente não são definidos, porque não há forma de medir o que aconteceu. Como os eventos anteriores ao Big Bang não têm consequências observacionais”, conclui Stephen Hawking, “pode-se cortá-los da teoria e dizer que o tempo começou no Big Bang“.

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Mais um que tenta adivinhar ou será que ele estava presente …o que hoje é uma verdade amanhã é uma mentira, vejam no campo da medicina, tantas verdades que o tempo as transformou em mentiras.

  2. Como é possível um universo que contém tantos milhões de galáxias, alguma vez ter estado confinado num corpo único com a dimensão de um átomo? Isto é um disparate. A dimensão do corpo antes do big bang sería macroscópica e a temperatura seria de 0 graus kelvin, porque estava comprimido o máximo que a natureza permite e nesse estado as partículas nem espaço vazio têm para se movimentar, tal a compactação. O corpo primordial, teria energia potencial máxima e energia cinética nula no seu interior.

  3. Como tudo na vida, os universos nascem e morrem. Não há UM universo, há infinitos universos, que se reproduzem infinitamente. A questão da razão do SER ou NÃO SER não se coloca aqui. Ser e não ser é a mesma coisa, ou se quisermos, o não-ser gera o ser e o ser gera o não-ser. Nunca seremos capazes de intender isto. Salvo o devido respeito, o sr. Hawking é famoso mais pelas asneiras que escreveu que pelas descobertas que fez. Todos nós temos o direito de dizer asneiras, tal como a minha teoria que acabei de expor…

  4. Espaço é espaço. Quando ocupado e em expansão tem obrigatoriamente de estar a provocar a contração de algo nas suas fronteiras. Quando esse algo for do tamanho de um átomo, como dizem, terá tanta energia que expandirá e contrairá o que o contraiu. Como molas que se empurram. Se não houvesse tempo como diz a notícia nada aconteceria pois não ocorreria evolução que originou o big bang.

  5. No Princípio, já era,
    Meio e Fim. Omnipresença intemporal.
    Porque o Universo das Naturezas é. Não foi nem está para ser.
    Não há princípio, meio e fim no transcendental. Não carece.

  6. Não vale a pena (ou vale?) perdermos tempo com esta questão – a maior de todas! – enquanto a trabalharmos à nossa medida, segundo a nossa própria dimensão, ou seja, dentro dos limites da compreensão a que, por enquanto, tem por base o que convencionamos ser lógico e inteligível.
    Porque nunca nos afastaremos dessa/desta dimensão, para não deixarmos de ser NÓS, contentemo-nos com ficar por aqui.

RESPONDER

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …