Biden já promete vacinas grátis e apela ao uso de máscara. Casa Branca recusa-se a assinar transição

Jim Lo Scalzo / EPA

Joe Biden

O Presidente eleito fez uma declaração onde relembra que a vacina anunciada vai demorar a ser aprovada e a chegar a todos e implorou aos americanos para usarem máscara no seu dia a dia. Contudo, a atual administração não está a facilitar a vida ao futuro Presidente dos EUA.

Joe Biden fez uma declaração ao país explicando o seu plano para colocar a pandemia sob controlo, lembrando que ainda vai demorar até efetivamente haver vacinas distribuídas.

Durante o discurso, o democrata fez um pedido: “eu imploro, usem máscara. Não é um instrumento político. O objetivo é dar-nos uma vida normal o mais depressa possível. Não será para sempre”.

Biden só tomará posse a 20 de janeiro e fez questão de o lembrar duas vezes, mas dois meses no meio de uma pandemia pode ser uma eternidade. Na declaração pública, o futuro presidente quis vincar a mensagem. “Não importa o partido de cada um, o seu ponto de vista, podemos salvar dezenas de milhares de vidas se usarmos máscaras”.

O Presidente eleito já está a começar planear os seu trabalho, começando por nomear uma equipa de especialistas de saúde pública – incluindo um membro que saiu do governo federal depois de criticar a abordagem do ainda Presidente, Donald Trump.

O democrata está a preparar um plano de combate à pandemia, mas este só pode ser aplicado quando chegar à Casa Branca. As suas ações irão passar por assegurar que vai haver “vacinas grátis para todos”, prometeu.

Durante o seu discurso, Biden prometeu também mais reforço da capacidade de testagem, reforço da capacidade de rastreamento, regras para “escolas e pequenos negócios, para abrirem em segurança”, aumentar a investigação em tratamentos e produção de equipamento de proteção”.

Não pouparei esforços para controlar esta pandemia, assim que tomar posse a 20 janeiro”, disse o Presidente eleito. “Vamos seguir a ciência, trabalhando com governos locais. Esta eleição acabou, vamos acabar com a demonização dos adversários. Esta crise afeta-nos a todos. Vamos usar máscara, vamos ao trabalho”, rematou.

Percalços na chegada à Casa Branca

Apesar de já estar a preparar os próximos quatro anos, Biden não terá os próximos tempos facilitados. É que a responsável pelos edifícios federais, nomeada por Donald Trump, ainda não fez a declaração oficial que permite à equipa do próximo presidente americano começar a trabalhar, como é habitual em todas as mudanças na presidência.

A notícia é avançada pelo Washington Post, que aponta a ocorrência como mais um sinal de que Trump não irá reconhecer a derrota eleitoral e pode perturbar a transferência do poder.

Emily Murphy, responsável pela General Services Administration (GSA) está a recusar-se a assinar uma carta que permite à equipa de transição do Presidente eleito começar a trabalhar, pelo menos formalmente, esta semana.

Este processo é visto como uma declaração formal do Governo Federal a reconhecer os resultados eleitorais. No entanto, de acordo com o jornal, a responsável continua sem escrever a carta e a administração Trump não tem planos imediatos para o fazer.

“Ainda não foi feita nenhuma determinação quanto à declaração”, respondeu por e-mail a assessora de imprensa da GSA, Pamela Pennington, garantido que a funcionária continuará a cumprir todos os requisitos previstos na lei.

Gerry Connolly, congressista democrata pela Virginia, já declarou que “a ação de Emily Murphy tem de ser condenada”. O que está a acontecer “é claramente danoso para uma transição de poder ordeira”, referiu.

Com este atraso ficam em causa elementos necessários para o trabalho diário na Casa Branca, como é o caso de acesso aos sistemas informáticos, dinheiro para os salários dos trabalhadores e restantes despesas, criação de novos e-mails institucionais e atribuição de escritórios, entre outros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …