Biden já promete vacinas grátis e apela ao uso de máscara. Casa Branca recusa-se a assinar transição

Jim Lo Scalzo / EPA

Joe Biden

O Presidente eleito fez uma declaração onde relembra que a vacina anunciada vai demorar a ser aprovada e a chegar a todos e implorou aos americanos para usarem máscara no seu dia a dia. Contudo, a atual administração não está a facilitar a vida ao futuro Presidente dos EUA.

Joe Biden fez uma declaração ao país explicando o seu plano para colocar a pandemia sob controlo, lembrando que ainda vai demorar até efetivamente haver vacinas distribuídas.

Durante o discurso, o democrata fez um pedido: “eu imploro, usem máscara. Não é um instrumento político. O objetivo é dar-nos uma vida normal o mais depressa possível. Não será para sempre”.

Biden só tomará posse a 20 de janeiro e fez questão de o lembrar duas vezes, mas dois meses no meio de uma pandemia pode ser uma eternidade. Na declaração pública, o futuro presidente quis vincar a mensagem. “Não importa o partido de cada um, o seu ponto de vista, podemos salvar dezenas de milhares de vidas se usarmos máscaras”.

O Presidente eleito já está a começar planear os seu trabalho, começando por nomear uma equipa de especialistas de saúde pública – incluindo um membro que saiu do governo federal depois de criticar a abordagem do ainda Presidente, Donald Trump.

O democrata está a preparar um plano de combate à pandemia, mas este só pode ser aplicado quando chegar à Casa Branca. As suas ações irão passar por assegurar que vai haver “vacinas grátis para todos”, prometeu.

Durante o seu discurso, Biden prometeu também mais reforço da capacidade de testagem, reforço da capacidade de rastreamento, regras para “escolas e pequenos negócios, para abrirem em segurança”, aumentar a investigação em tratamentos e produção de equipamento de proteção”.

Não pouparei esforços para controlar esta pandemia, assim que tomar posse a 20 janeiro”, disse o Presidente eleito. “Vamos seguir a ciência, trabalhando com governos locais. Esta eleição acabou, vamos acabar com a demonização dos adversários. Esta crise afeta-nos a todos. Vamos usar máscara, vamos ao trabalho”, rematou.

Percalços na chegada à Casa Branca

Apesar de já estar a preparar os próximos quatro anos, Biden não terá os próximos tempos facilitados. É que a responsável pelos edifícios federais, nomeada por Donald Trump, ainda não fez a declaração oficial que permite à equipa do próximo presidente americano começar a trabalhar, como é habitual em todas as mudanças na presidência.

A notícia é avançada pelo Washington Post, que aponta a ocorrência como mais um sinal de que Trump não irá reconhecer a derrota eleitoral e pode perturbar a transferência do poder.

Emily Murphy, responsável pela General Services Administration (GSA) está a recusar-se a assinar uma carta que permite à equipa de transição do Presidente eleito começar a trabalhar, pelo menos formalmente, esta semana.

Este processo é visto como uma declaração formal do Governo Federal a reconhecer os resultados eleitorais. No entanto, de acordo com o jornal, a responsável continua sem escrever a carta e a administração Trump não tem planos imediatos para o fazer.

“Ainda não foi feita nenhuma determinação quanto à declaração”, respondeu por e-mail a assessora de imprensa da GSA, Pamela Pennington, garantido que a funcionária continuará a cumprir todos os requisitos previstos na lei.

Gerry Connolly, congressista democrata pela Virginia, já declarou que “a ação de Emily Murphy tem de ser condenada”. O que está a acontecer “é claramente danoso para uma transição de poder ordeira”, referiu.

Com este atraso ficam em causa elementos necessários para o trabalho diário na Casa Branca, como é o caso de acesso aos sistemas informáticos, dinheiro para os salários dos trabalhadores e restantes despesas, criação de novos e-mails institucionais e atribuição de escritórios, entre outros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …