Biden avisa Truss sobre alterações ao protocolo da Irlanda do Norte (e usa acordo comercial como trunfo)

O Presidente dos Estados Unidos avisou Liz Truss que alterar unilateralmente o protocolo da Irlanda do Norte assinado com a União Europeia pode matar as esperanças britânicas de um acordo comercial com Washington.

Na sua reunião em Setembro do ano passado com Boris Johnson, Joe Biden já tinha deixado avisos sobre os perigos de um desentendimento dos britânicos com a União Europeia na questão do protocolo da Irlanda do Norte e lembrou o papel de mediador que os Estados Unidos assumiram nas negociações do Acordo de Belfast, que colocou um ponto final no conflito armado entre o IRA e os ingleses.

Agora que há uma nova ocupante em Downing Street — que esteve, enquanto Ministra dos Negócios Estrangeiros, na linha da frente das tentativas britânicas de alterar unilateralmente o protocolo da Irlanda do Norte — a Casa Branca voltou a deixar alertas.

No segundo dia do novo Governo chefiado por Liz Truss, a administração liderada por Biden, que tem raízes irlandesas, enviou uma mensagem à nova primeira-ministra britânica contra “tentativas de desfazer o protocolo da Irlanda do Norte”.

Questionada sobre o conteúdo da primeira chamada entre Truss e Biden, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, falou da Irlanda do Norte e disse que possíveis mudanças ao protocolo podem pôr em causa a assinatura de um acordo comercial entre Londres e Washington, relata o The Guardian.

“Não há nenhuma ligação formal entre as negociações comerciais e o protocolo da Irlanda do Norte, como já dissemos, mas as tentativas de anular o protocolo não vão criar um ambiente propício e é basicamente aí onde estamos no diálogo”, afirmou.

Apesar de o apoio de Truss à Ucrânia agradar à Casa Branca, a administração foi surpreendida em Maio quando o Governo britânico anunciou que ia avançar que com uma lei para poder reescrever partes do acordo com a União Europeia, o que lhes valeu críticas de que estavam a violar a lei internacional.

A lei está actualmente no Parlamento e os EUA já avisaram que a sua aprovação poderá afectar as relações bilaterais entre os dois países.

Numa declaração aos deputados na quarta-feira, Truss disse que a sua preferência é uma “solução negociada”, mas reforça que essa solução tem de “responder aos nossos objectivos”.

As visões diferentes entre os dois lados ficaram claras nos comunicados que ambos os Governo emitiram sobre a conversa telefónica. Downing Street sublinhou que os dois líderes tinham “concordado sobre a importância de proteger o acordo de Belfast” enquanto que a Casa Branca realçou que ambos discutiram “o seu compromisso partilhado” para se conseguir um acordo com a União Europeia sobre a Irlanda.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.