Biden diz que Trump não protegeu a América e agora “quer assustá-la”

DNCC / EPA

Joe Biden, candidato do Partido Democrata na corrida à Casa Branca

Joe Biden acusou Donald Trump de não conseguir proteger a América durante os protestos que pedem o fim da brutalidade da polícia e justiça racial e diz que agora o Presidente norte-americano quer assustar o país.

O principal candidato democrata às eleições presidenciais nos Estados Unidos, Joe Biden, discursou esta segunda-feira em Pittsburgh. O antigo vice-presidente do país disse que Donald Trump está a fazer tudo para se manter no poder, o que significa “piorar tudo em vez de melhorar”.

Além disso, Biden acusou o atual Presidente norte-americano de “alimentar” a violência entre os seus apoiantes e os manifestantes que pedem o fim da brutalidade da polícia e justiça racial, escreve o jornal Público.

“A simples verdade é que Donald Trump foi incapaz de proteger a América, por isso agora está a tentar assustar a América”, disse Joe Biden. “Ele não pode travar a violência porque passou anos a fomentá-la”, reiterou.

O candidato democrata criticou ainda o facto de Donald Trump não condenar a violência de extrema-direita e de milícias que têm confrontado os manifestantes do movimento Black Lives Matter.

“Ele pode acreditar que encher a boca com as palavras lei e ordem o torna forte, mas o fracasso em pedir aos seus próprios apoiantes para pararem de agir como uma milícia armada neste país mostra até que ponto é fraco”, atirou Biden perante os seus apoiantes.

Trump desloca-se hoje a Kenosha, Wisconsin, onde um cidadão negro, Jacob Blake, foi baleado e gravemente ferido pela polícia, um caso que reacendeu os protestos antirracismo e contra a violência policial nos Estados Unidos. O próprio governador do Wisconsin, o democrata Tony Evers, pediu a Trump para reconsiderar a sua visita, receando um reacender dos protestos e de possíveis tumultos, pedido que foi rejeitado.

Trump vai-se encontrar com os responsáveis policiais locais e “analisar os danos provocados pelos tumultos ocorridos após a denúncia do caso de Jacob Blake.

Karen Bass, congressista democrata da Califórnia, diz que a ida do Presidente dos Estados Unidos a Kenosha visa apenas “fazer campanha e agitar” as ruas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …