Biden diz que Trump não protegeu a América e agora “quer assustá-la”

DNCC / EPA

Joe Biden, candidato do Partido Democrata na corrida à Casa Branca

Joe Biden acusou Donald Trump de não conseguir proteger a América durante os protestos que pedem o fim da brutalidade da polícia e justiça racial e diz que agora o Presidente norte-americano quer assustar o país.

O principal candidato democrata às eleições presidenciais nos Estados Unidos, Joe Biden, discursou esta segunda-feira em Pittsburgh. O antigo vice-presidente do país disse que Donald Trump está a fazer tudo para se manter no poder, o que significa “piorar tudo em vez de melhorar”.

Além disso, Biden acusou o atual Presidente norte-americano de “alimentar” a violência entre os seus apoiantes e os manifestantes que pedem o fim da brutalidade da polícia e justiça racial, escreve o jornal Público.

“A simples verdade é que Donald Trump foi incapaz de proteger a América, por isso agora está a tentar assustar a América”, disse Joe Biden. “Ele não pode travar a violência porque passou anos a fomentá-la”, reiterou.

O candidato democrata criticou ainda o facto de Donald Trump não condenar a violência de extrema-direita e de milícias que têm confrontado os manifestantes do movimento Black Lives Matter.

“Ele pode acreditar que encher a boca com as palavras lei e ordem o torna forte, mas o fracasso em pedir aos seus próprios apoiantes para pararem de agir como uma milícia armada neste país mostra até que ponto é fraco”, atirou Biden perante os seus apoiantes.

Trump desloca-se hoje a Kenosha, Wisconsin, onde um cidadão negro, Jacob Blake, foi baleado e gravemente ferido pela polícia, um caso que reacendeu os protestos antirracismo e contra a violência policial nos Estados Unidos. O próprio governador do Wisconsin, o democrata Tony Evers, pediu a Trump para reconsiderar a sua visita, receando um reacender dos protestos e de possíveis tumultos, pedido que foi rejeitado.

Trump vai-se encontrar com os responsáveis policiais locais e “analisar os danos provocados pelos tumultos ocorridos após a denúncia do caso de Jacob Blake.

Karen Bass, congressista democrata da Califórnia, diz que a ida do Presidente dos Estados Unidos a Kenosha visa apenas “fazer campanha e agitar” as ruas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Três favoritos e dois anfitriões. Portugal no "Grupo da Morte" do Euro

Os campeões mundiais franceses, reforçados com Karim Benzema, vão enfrentar dois gigantes europeus, a Alemanha e Portugal, de Cristiano Ronaldo, num impressionante Grupo F que inclui também a Hungria, um dos onze países que recebem …

"Ministério da Verdade". Carta dos Direitos Digitais é lei digna de uma ditadura

A polémica Carta dos Direitos Digitais aprovada na Assembleia da República não reúne aprovação entre os especialistas e alguns não hesitam em considerá-la um "regresso à censura". A lei n.º 27/2021, que entra em vigor a …

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos, a propósito do Dia da Independência que se avizinha, comemorado a 4 de julho. De acordo com a cadeia televisiva CNN, esta segunda Estátua …

Cerveja grátis, donuts e lotarias. Os truques que estão a ajudar os EUA a alcançar imunidade de grupo

Um número crescente de estados, cidades e empresas está a oferecer incentivos para encorajar as pessoas a vacinarem-se. E as ofertas estão cada vez maiores e melhores. Nova Jérsia, por exemplo, está a pagar uma cerveja …

Euro 2020: aplicação da UEFA pode originar problemas nas bancadas

Revenda de bilhetes não é controlada. Adeptos que não vão aos jogos são incentivados a transferir os ingressos. A aplicação oficial da UEFA, que permite comprar bilhetes para o Europeu 2020, também permite passar os bilhetes …

Parlamento Europeu pede levantamento de patentes de vacinas

O Parlamento Europeu (PE) apelou hoje à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19. Numa resolução aprovada por 355 votos a favor, 263 contra e 71 abstenções, …

Encontrado esqueleto acorrentado em Inglaterra, uma rara evidência da escravidão romana

O esqueleto encontrado em Rutland, Inglaterra, foi identificado pelos cientistas como uma evidência rara e importante da escravidão na Britânia romana, sendo uma "descoberta internacionalmente significativa". Os restos mortais foram encontrados por trabalhadores da construção civil …

Trabalho infantil no mundo aumenta pela primeira vez em duas décadas

O número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou pela primeira vez em 20 anos, atingindo 160 milhões no mundo, anunciaram hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a UNICEF. No relatório "Trabalho Infantil: estimativas …

Aplicação ajuda os casais a comunicar através do batimento cardíaco

Durante a pandemia, e com o distanciamento social, as pessoas perceberam ainda melhor o quão difícil pode ser estar separado de quem mais se ama. A pensar nisso, uma equipa criou uma aplicação que permite …

Os peixes-elefante também fazem pausas antes de partilhar algo importante

Cientistas descobriram que os peixes-elefante também fazem pausas quando querem passar uma informação importante a quem os está a ouvir. Por vezes, fazer uma pausa antes de dizer alguma coisa importante pode ser uma boa estratégia …