Bicicletas de emergência. Veículo capaz de escapar ao trânsito já serve de “ambulância” em Paris

As bicicletas conseguem contornar engarrafamentos e estacionar em qualquer lugar, por isso costumam ser mais rápidas do que carros nas ruas congestionadas da cidade. É por isso que a “ebike-ambulância” da Emergency Bikes foi criada.

As grandes cidades são conhecidas pelos seus infames engarrafamentos. Paris, por exemplo, é a cidade mais congestionada da Europa. Cada minuto perdido no trânsito significa uma hipótese 10% mais pequena de sobrevivência para os pacientes.

Para combater este problema, a empresa Wunderman Thompson Paris imaginou, desenvolveu e fez parceria com a Ecox Enterprises para criar um veículo médico à medida das cidades. A bicicleta também foi desenvolvida com ajuda da UMP (Paris Emergency Services) e a fabricante de bicicletas de carga Urban Arrow, a última das quais forneceu a bicicleta elétrica de carga que serve como base.

Adicionada a essa bicicleta está uma caixa de armazenamento isolada de 150 litros para suprimentos médicos, uma buzina de 140 decibéis, uma lâmpada LED azul que pisca em alta intensidade, símbolos médicos nas tampas das rodas, pneus antifuros, uma unidade de GPS que permite o rastreamento de localização e uma porta USB para alimentar dispositivos portáteis.

O motor do suporte inferior é alimentado por duas baterias de lítio de 500 watts por hora, fornecendo uma autonomia de pedalada eletricamente assistida de até 160 quilómetros. Os freios a disco hidráulicos fornecem à bicicleta poder de frenagem.

Em delarações ao NewAtlas, um porta-voz da Wunderman Thompson disse que as bicicletas de emergência estão atualmente disponíveis “para qualquer serviço de emergência que esteja interessado” e que vários desses grupos já solicitaram bicicletas.

Segundo a empresa, um médico que testou o protótipo em Paris este verão comprou a primeira bicicleta de produção e agora usa-a diariamente ao responder a chamadas de emergência na cidade.

Apesar destas novas bicicletas, as ambulâncias convencionais continuam a ser necessárias para transportar pacientes para o hospital.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …