Bernie Sanders suspende campanha após cirurgia ao coração

Bernie Sanders, candidato à presidência dos Estados Unidos, foi hospitalizado e operado esta terça-feira à noite por causa de uma artéria obstruída. 

A notícia foi confirmada por um comunicado de Jeff Weaver, conselheiro do político citado pela ABC News. Bernie Sanders, de 78 anos, queixou-se de dores no peito durante uma ação de campanha em Las Vegas e foi levado para o hospital, onde foi submetido a duas cirurgias para colocar dois stents — balões que mantém as artérias abertas e permitir a circulação do sangue.

As ações de campanha de Bernie Sanders agendadas para os próximos dias foram canceladas. Mas a equipa do candidato garante que está “a recuperar”, “comunicativo” e com “bom humor”.

Ele ficará a descansar nos próximos dias. Estamos a cancelar os seus eventos e aparições públicos até novo aviso e continuaremos a fornecer atualizações sempre que fizer sentido”, pode ler-se no comunicado.

Por enquanto, a equipa do candidato democrata recusa-se a adiantar uma data para o regresso de Sanders às ações de campanha, remetendo para mais tarde novas informações.

Derrotado por Hillary Clinton na corrida à nomeação democrata para as presidenciais de 2016, Sanders surge agora em terceiro lugar nas sondagens, atrás da senadora do Massachusetts Elizabeth Warren e do ex-vice-presidente Joe Biden.  Caso vença a nomeação democrata e depois derrote Donald Trump nas presidenciais de novembro do próximo ano, Sanders será o presidente mais velho dos EUA, com 79 anos.

Vários dos seus rivais democratas reagiram no Twitter ao seu internamento, desejando-lhe rápidas melhoras. Joe Biden lembrou que Sanders é “uma força da natureza”, enquanto Elizabeth Warren escreveu: “Espero ver o meu amigo de volta à campanha em breve”.

A saúde de Sanders já tinha sido notícia em setembro, quando o senador cancelou três ações de campanha na Carolina do Norte por ter ficado sem voz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …