Berardo condenado a pagar dívida de 6,6 milhões à Caixa Geral de Depósitos

Manuel de Almeida / Lusa

Joe Berardo

Joe Berardo já recebeu ordem do Tribunal Judicial do Funchal para pagar a dívida de cerca de 6,6 milhões de euros que tem à Caixa Geral de Depósitos.

De acordo com o Correio da Manhã, a sentença do empresário foi decretada a 7 de abril e diz respeito a dois créditos do banco público ao empresário madeirense para pagar juros em atraso dos financiamentos da Caixa às suas empresas (Metalgest e Fundação Berardo).

A sentença, à qual o jornal teve acesso, revela que a execução desta dívida diz respeito a duas livranças subscritas por Berardo em dezembro de 2015 e junho de 2016. A primeira tem a ver com um crédito de 2,83 milhões de euros para o pagamento dos juros que deviam ter sido pagos em setembro de 2015. A segunda com 3,76 milhões de euros de crédito concedido para pagar os juros vencidos em março de 2016.

Uma funcionária da CGD que foi ouvida em tribunal disse, segundo o CM, que a venda das ações do BCP dadas como garantia do pagamento do crédito da CGD à Metalgest – empresa de Berard o – “não serviu para cobrir o valor dos juros vencidos a 15 de setembro de 2015”.

A livranças foram concedidas porque as empresas não tinha, segundo a mesma funcionária, património suficiente para cobrir o montante da dívida.

O motivo do financiamento através de livranças foi explicado por outro funcionário da CGD: “Relativamente ao facto de terem sido subscritas livranças para pagamento dos juros pelo Embargante e não ter sido concedido financiamento às mutuárias explicou que aquelas não tinham património suficiente para o efeito“, refere a sentença.

Num acordo inédito, CGD, BCP e Novo Banco juntaram-se para reclamar dívidas de Joe Berardo, entregando no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa uma ação executiva para cobrar quase 1.000 milhões de euros, executando ainda a Fundação e duas empresas ligadas ao empresário madeirense.

A notícia de que CGD, BCP e Novo Banco iam colocar um processo de execução de bens a Joe Berardo, por incumprimento em créditos, foi avançada no início deste mês. A ação deu entrada em tribunal no passado sábado, 20 de Abril.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora vai pagar com a garagem, isto sem antes o ajudarem a fugir!Já o ajudaram a fugir com os bens roubados, agora é só fugir ele próprio tal como fez o dias loureiro e outras iguais!

RESPONDER

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …

Escolas encerradas empurram milhões de crianças para o trabalho infantil

Milhões de crianças correm o risco de serem forçadas a fazer trabalho infantil, como resultado da pandemia do novo coronavírus. Isto poderá levar ao primeiro aumento no trabalho infantil, depois de 20 anos de progresso. De …

Oito anos depois, um Schumacher volta à F1

Mick Schumacher vai conduzir um Alfa Romeo em Nürburgring, na 1.ª sessão de treinos livres. Jovem piloto deverá ser campeão da Fórmula 2, já neste ano. Michael Schumacher esteve na Fórmula 1 em 19 épocas, não …