Berardo condenado a pagar dívida de 6,6 milhões à Caixa Geral de Depósitos

Manuel de Almeida / Lusa

Joe Berardo

Joe Berardo já recebeu ordem do Tribunal Judicial do Funchal para pagar a dívida de cerca de 6,6 milhões de euros que tem à Caixa Geral de Depósitos.

De acordo com o Correio da Manhã, a sentença do empresário foi decretada a 7 de abril e diz respeito a dois créditos do banco público ao empresário madeirense para pagar juros em atraso dos financiamentos da Caixa às suas empresas (Metalgest e Fundação Berardo).

A sentença, à qual o jornal teve acesso, revela que a execução desta dívida diz respeito a duas livranças subscritas por Berardo em dezembro de 2015 e junho de 2016. A primeira tem a ver com um crédito de 2,83 milhões de euros para o pagamento dos juros que deviam ter sido pagos em setembro de 2015. A segunda com 3,76 milhões de euros de crédito concedido para pagar os juros vencidos em março de 2016.



Uma funcionária da CGD que foi ouvida em tribunal disse, segundo o CM, que a venda das ações do BCP dadas como garantia do pagamento do crédito da CGD à Metalgest – empresa de Berard o – “não serviu para cobrir o valor dos juros vencidos a 15 de setembro de 2015”.

A livranças foram concedidas porque as empresas não tinha, segundo a mesma funcionária, património suficiente para cobrir o montante da dívida.

O motivo do financiamento através de livranças foi explicado por outro funcionário da CGD: “Relativamente ao facto de terem sido subscritas livranças para pagamento dos juros pelo Embargante e não ter sido concedido financiamento às mutuárias explicou que aquelas não tinham património suficiente para o efeito“, refere a sentença.

Num acordo inédito, CGD, BCP e Novo Banco juntaram-se para reclamar dívidas de Joe Berardo, entregando no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa uma ação executiva para cobrar quase 1.000 milhões de euros, executando ainda a Fundação e duas empresas ligadas ao empresário madeirense.

A notícia de que CGD, BCP e Novo Banco iam colocar um processo de execução de bens a Joe Berardo, por incumprimento em créditos, foi avançada no início deste mês. A ação deu entrada em tribunal no passado sábado, 20 de Abril.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora vai pagar com a garagem, isto sem antes o ajudarem a fugir!Já o ajudaram a fugir com os bens roubados, agora é só fugir ele próprio tal como fez o dias loureiro e outras iguais!

RESPONDER

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …