Berardo condenado a pagar dívida de 6,6 milhões à Caixa Geral de Depósitos

Manuel de Almeida / Lusa

Joe Berardo

Joe Berardo já recebeu ordem do Tribunal Judicial do Funchal para pagar a dívida de cerca de 6,6 milhões de euros que tem à Caixa Geral de Depósitos.

De acordo com o Correio da Manhã, a sentença do empresário foi decretada a 7 de abril e diz respeito a dois créditos do banco público ao empresário madeirense para pagar juros em atraso dos financiamentos da Caixa às suas empresas (Metalgest e Fundação Berardo).

A sentença, à qual o jornal teve acesso, revela que a execução desta dívida diz respeito a duas livranças subscritas por Berardo em dezembro de 2015 e junho de 2016. A primeira tem a ver com um crédito de 2,83 milhões de euros para o pagamento dos juros que deviam ter sido pagos em setembro de 2015. A segunda com 3,76 milhões de euros de crédito concedido para pagar os juros vencidos em março de 2016.

Uma funcionária da CGD que foi ouvida em tribunal disse, segundo o CM, que a venda das ações do BCP dadas como garantia do pagamento do crédito da CGD à Metalgest – empresa de Berard o – “não serviu para cobrir o valor dos juros vencidos a 15 de setembro de 2015”.

A livranças foram concedidas porque as empresas não tinha, segundo a mesma funcionária, património suficiente para cobrir o montante da dívida.

O motivo do financiamento através de livranças foi explicado por outro funcionário da CGD: “Relativamente ao facto de terem sido subscritas livranças para pagamento dos juros pelo Embargante e não ter sido concedido financiamento às mutuárias explicou que aquelas não tinham património suficiente para o efeito“, refere a sentença.

Num acordo inédito, CGD, BCP e Novo Banco juntaram-se para reclamar dívidas de Joe Berardo, entregando no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa uma ação executiva para cobrar quase 1.000 milhões de euros, executando ainda a Fundação e duas empresas ligadas ao empresário madeirense.

A notícia de que CGD, BCP e Novo Banco iam colocar um processo de execução de bens a Joe Berardo, por incumprimento em créditos, foi avançada no início deste mês. A ação deu entrada em tribunal no passado sábado, 20 de Abril.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora vai pagar com a garagem, isto sem antes o ajudarem a fugir!Já o ajudaram a fugir com os bens roubados, agora é só fugir ele próprio tal como fez o dias loureiro e outras iguais!

RESPONDER

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …