Berardo condenado a pagar dívida de 6,6 milhões à Caixa Geral de Depósitos

Manuel de Almeida / Lusa

Joe Berardo

Joe Berardo já recebeu ordem do Tribunal Judicial do Funchal para pagar a dívida de cerca de 6,6 milhões de euros que tem à Caixa Geral de Depósitos.

De acordo com o Correio da Manhã, a sentença do empresário foi decretada a 7 de abril e diz respeito a dois créditos do banco público ao empresário madeirense para pagar juros em atraso dos financiamentos da Caixa às suas empresas (Metalgest e Fundação Berardo).

A sentença, à qual o jornal teve acesso, revela que a execução desta dívida diz respeito a duas livranças subscritas por Berardo em dezembro de 2015 e junho de 2016. A primeira tem a ver com um crédito de 2,83 milhões de euros para o pagamento dos juros que deviam ter sido pagos em setembro de 2015. A segunda com 3,76 milhões de euros de crédito concedido para pagar os juros vencidos em março de 2016.

Uma funcionária da CGD que foi ouvida em tribunal disse, segundo o CM, que a venda das ações do BCP dadas como garantia do pagamento do crédito da CGD à Metalgest – empresa de Berard o – “não serviu para cobrir o valor dos juros vencidos a 15 de setembro de 2015”.

A livranças foram concedidas porque as empresas não tinha, segundo a mesma funcionária, património suficiente para cobrir o montante da dívida.

O motivo do financiamento através de livranças foi explicado por outro funcionário da CGD: “Relativamente ao facto de terem sido subscritas livranças para pagamento dos juros pelo Embargante e não ter sido concedido financiamento às mutuárias explicou que aquelas não tinham património suficiente para o efeito“, refere a sentença.

Num acordo inédito, CGD, BCP e Novo Banco juntaram-se para reclamar dívidas de Joe Berardo, entregando no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa uma ação executiva para cobrar quase 1.000 milhões de euros, executando ainda a Fundação e duas empresas ligadas ao empresário madeirense.

A notícia de que CGD, BCP e Novo Banco iam colocar um processo de execução de bens a Joe Berardo, por incumprimento em créditos, foi avançada no início deste mês. A ação deu entrada em tribunal no passado sábado, 20 de Abril.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora vai pagar com a garagem, isto sem antes o ajudarem a fugir!Já o ajudaram a fugir com os bens roubados, agora é só fugir ele próprio tal como fez o dias loureiro e outras iguais!

RESPONDER

Multa histórica ao Facebook deixou Zuckerberg mil milhões de euros mais rico

A multa histórica de 4,4 mil milhões de euros aplicada ao Facebook, no âmbito do escândalo Cambridge Analytica, não está a fazer mossa na empresa e até fez subir as suas acções em bolsa, com …

Vale paga 165 mil euros a familiares dos trabalhadores mortos em Brumadinho

A empresa brasileira acordou indemnizar cada familiar dos trabalhadores mortos na rutura da barragem de Brumadinho, ocorrida em janeiro passado. O acordo, firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a companhia mineira Vale, determina que …

Novo currículo e novas metas. Peritos desafiam Costa a mudar tudo no ensino da Matemática

Um grupo de peritos constituído em dezembro pelo Ministério da Educação quer que o ensino da Matemática assente num novo currículo, deixando para trás documentos que considera contraditórios entre si. Coordenado pelo professor Jaime Carvalho e …

Johnson & Johnson investigada por risco de cancro do pó de talco

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar a Johnson & Johnson para aferir se mentiu sobre o possível risco de cancro do seu pó de talco. Mais de 13 mil pessoas nos Estados …

Von der Leyen apresentou um "ramalhete" de promessas no Parlamento Europeu. Votação marcada para as 18h

A candidata à presidência da Comissão Europeia comprometeu-se esta terça-feira a tornar a Europa o primeiro continente a alcançar a meta da neutralidade carbónica em 2050, indicando que irá apresentar um “acordo verde” nos primeiros …

Em 2018, ficaram por pagar 12 milhões de euros em salários. É um aumento de 60% desde 2017

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) identificou 6.618 trabalhadores com salários em atraso, no valor de 11,7 milhões de euros. É, de acordo com o Jornal de Notícias, um aumento de 59% no espaço …

Maior central elétrica do país está há oito meses à espera de uma nova licença ambiental

A maior central elétrica do país está há oito meses à espera que a sua licença ambiental, essencial para que possa permanecer em operação, seja renovada. Apesar da morosidade do procedimento, e de a licença original …

Esta terça-feira vai poder ver o eclipse parcial da Lua

A Lua vai estar, esta terça-feira, na sombra da Terra devido a um eclipse parcial que vai poder ser visto em Portugal. Este fenómeno vai ser visível, a partir das 21h01, hora em que a Lua …

Magistrados e funcionários defendem o fim das férias judiciais

Magistrados e funcionários defendem o fim das férias judiciais, a paragem obrigatória do sistema judicial que ocorre entre 16 de julho e 31 de agosto, escreve o Diário de Notícias esta terça-feira. Em declarações ao matutino, …

Bactéria que "come" carne já matou 2 pessoas. Cuidado com água salgada e marisco cru

A bactéria da espécie Vibrio vulnificus que provoca uma infecção que "come" a carne humana matou dois idosos nos EUA, nos últimos dias. A situação está a causar alguma preocupação, temendo-se que a bactéria se espalhe …