Benfica vs Vitória FC | Doutor Vinícius serve calmante decisivo

O Benfica venceu o Vitória de Setúbal pela margem mínima (1-0), um resultado que acaba por quantificar o “sofrimento” a que foi submetido o campeão nacional, perante um visitante que entrou na Luz devidamente apresentado: apenas uma derrota e quatro empates a zero, na Liga, até então.

Confirmando-se a boa organização defensiva sadina e alguma falta de inspiração”encarnada”, valeu a “arma secreta” Carlos Vinicius, que saltou do banco para decidir a contenda.

O jogo explicado em números

  • O primeiro “bruá” da partida sucedeu logo aos quatro minutos, quando Taarabt lançou Seferovic isolado, mas primeiro Makaridze e depois o árbitro (fora-de-jogo), anularam o primeiro e ténue sinal da vontade “encarnada” em entrar forte no jogo. Aos 15 minutos o jogo apresentava-se já mais “encaixado” e ainda sem remates, com apenas um jogador a ser motivo de atenção por motivos “GoalPoint”: José Semedo.
  • O primeiro remate da partida surgiu apenas aos 22 minutos, por Gedson e foi bloqueado, um registo simbólico de como a forma organizada como o Vitória se apresentou em campo ia dificultando a vida aos da casa.
  • O primeiro remate enquadrado chegaria finalmente aos 34 minutos, por Pizzi, com boa resposta de Makaridze. Com quatro remates (um à baliza) e outros tantos pontapés de canto, o Benfica ia tentando furar a organização setubalense, sem efeito.
  • Finda uma primeira parte em que Lage apostou em Seferovic como único avançado de área, os “encarnados” sentiram dificuldades em furar a bem organizada defesa sadina. O inevitável Pizzi, com dois remates, um deles o único digno de registo na partida, destacava-se ao intervalo, com um rating de 6.3.
  • Pelos visitantes brilhava Artur Jorge 6.1, autor de sete acções defensivas. Ao intervalo Fejsa dava o lugar a Gabriel Pires mas o Benfica mantinha o figurino.
  • O regresso dos balneários trouxe três remates nos primeiros cinco minutos, mas curiosamente todos para o Vitória, que iniciava a segunda parte mostrando maior atrevimento ofensivo do que havia mostrado em toda a primeira parte.
  • Aos 59 minutos Lage lançava Vinicius, por troca com Pizzi, o melhor “encarnado” da primeira parte e autor do único remate a qualquer baliza, ainda no primeiro tempo. Nesta fase destavaca-se Rafa, que já liderava vários indicadores.
  • E aos 64 minutos a opção de Lage surtiu efeito: Carlos Vinicius abriu o activo, num lance de insistência ofensiva, naquele que foi o primeiro remate enquadrado do Benfica na segunda parte.

Rodrigo Antunes / Lusa

  • A 10 minutos do fim, e pese os números superiores do Benfica, o Vitória ia-se soltando mais no plano ofensivo, procurando o empate, ensejo que encontraria incentivo na expulsão de Taarabt, com vemelho directo, por falta sobre Zequinha, mas sem consequências para o Benfica, até ao apito final.

O melhor em campo GoalPoint

O homem da partida acabou por ser o sadino Bruno Pirri, um dos grandes protagonistas da solidez defensiva que traria o Vitória até ao final da partida em posição de discutir o resultado.

O central terminou com um registo de 15 acções defensivas, entre as quais 10 alívios, três desarmes e duas intercepções, entregando ainda cinco passes longos em 10 com sucesso, o que lhe valeu um rating final de 6.8.

Jogadores em foco

  • Rafa 6.8 – O avançado voltou a destacar-se, em especial na segunda parte, com dois passes para finalização (ninguém somou mais no Benfica), quatro dribles eficazes e cinco desarmes.
  • Carlos Vinicius 6.7 – Saltou do banco aos 59 minutos e desbloqueou aos 64. Somou apenas 11 acções com bola, mas acabou por ser cirúrgico, somando ainda dois dribles eficazes em três e ganhando o vencendo o único duelo aéreo ofensivo que disputou.
  • Artur Jorge 6.2 – O outro central sadino junta-se a Pirri nos destaques positivos, com 14 acções defensivas, nove delas alívios. Os seus nomes acabam por personalizar, juntamente com Makaridze, o “muro” com que o Benfica se debateu.
  • Makaridze 6.7 – Um bom exemplo de como um guarda-redes pode ser decisivo sem isso necessariamente passar pelo que fez entre os postes: somou apenas duas defesas, ambas importantes, mas foi sobretudo nas saídas (6), pelo ar e pelo solo, que foi contribuindo para o adiar da vitória “encarnada”.

Resumo

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Essa é a notícia do cão que mordeu o homem. A notícia do homem que mordeu o cão é: o Famalicão continua líder do campeonato após ganhar ao Belenenses por 3-1!

RESPONDER

Governo vira-se para Rio para mudar a Lei e garantir o novo aeroporto

O Governo está a preparar uma alteração à Lei para evitar que o projecto do novo aeroporto do Montijo seja chumbado. Uma medida que passará, necessariamente, pela necessidade de um entendimento entre PS e PSD …

"Entretenimento saudável". Santa Casa desvaloriza estudo sobre raspadinhas

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desvalorizou a investigação da Universidade do Minho que aponta para o vício das raspadinhas. Esta sexta-feira, um artigo científico publicado na The Lancet alertou para …

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …

CM Lisboa vai negociar avenças em parques para moradores da envolvente da Baixa

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia irá tentar acordar com os operadores dos parques de estacionamento da envolvente da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa-Chiado a criação de "avenças …