Benfica vs Guimarães | Da goleada ao credo na boca

António Cotrim / Lusa

O Benfica somou três pontos no primeiro jogo da Liga NOS 2018/19. A equipa “encarnada” realizou uma primeira parte espectacular, com três golos e uma grande penalidade falhada, começou bem a etapa complementar, mas relaxou e permitiu a reacção do V. Guimarães no final, segurando o 3-2 final.

A grande figura da partida foi o médio Pizzi, autor dos três golos do Benfica, na fase de maior eficácia dos da casa no ataque.

O Jogo explicado em Números

  • Excelente entrada do Benfica, a registar 64% de posse de bola dos primeiros dez minutos, embora cabendo a Junior Tallo o primeiro lance de perigo, aos sete, para magnífica defesa de Odisseas Vlachodimos. Porém, do outro lado os “encarnados” não perdoaram e abriram rapidamente o activo, por Pizzi, precisamente aos dez minutos.
  • O Benfica estava endiabrado e, à passagem do quarto-de-hora, beneficiou de uma grande penalidade. Contudo, Facundo Ferreyra, na primeira vez que tocou na bola no campeonato português, permitiu a defesa de Douglas.
  • Este lance deu ânimo ao Vitória, que acertou no ferro da baliza de Vlachodimos, aos 18 minutos, por Tallo. O Benfica dominava aos 20 minutos, com 65% de posse de bola, mas os minhotos eram sempre perigosos no ataque, com três remates, dois deles enquadrados (4-2 para os “encarnados”).
  • A meia-hora foi boa conselheira para o Benfica, que chegou ao 2-0. Excelente lance de Salvio, a bola chegou a Pizzi e o médio português não foi de “modas” e atirou a contar para o seu bis no jogo. Nesta fase, as “águias” já registavam oito remates, quatro deles enquadrados, 68% de posse de bola e 89% de eficácia de passe. E logo a seguir, aos 38, o português fez o “hat-trick”. Minhotos em maus lençóis.
  • Tremenda primeira parte do Benfica, perante um V. Guimarães que chegou ao intervalo completamente “abananado”. Três golos, todos do mesmo jogador, um golo anulado, um penálti desperdiçado, esta é a história da “águia” antes do intervalo.
  • Muita posse de bola, 13 remates, incríveis oito enquadrados, 89% de eficácia de passe explicam a vantagem benfiquista no primeiro tempo, que teve em Pizzi a sua grande figura. O médio fez os três golos em quatro remates, registou 88% de eficácia de passe, 51 acções com bola e um GoalPoint Rating de 9.7.
  • O Benfica pausou o jogo no arranque do segundo tempo, com muitas trocas de bola, que garantiram 90% de eficácia de passe e impressionantes 78% de posse no primeiro quarto-de-hora da etapa complementar. Mesmo assim registou dois remates neste período, todos enquadrados, mantendo a elevada eficácia ofensiva.
  • O vitória tentava reagir, mas sem grande efeito inicial. Por volta dos 70 minutos, o Benfica registava 80% de posse de bola no segundo tempo, mesmo estando mais recolhido, a proteger-se fisicamente. Ao ponto de Rui Vitória retirar Ljubomir Fejsa para lançar Alfa Semedo. E esse momento acabou por ser importante na partida.
  • O Vitória aproveitou esse abrandamento benfiquista e reduziu aos 76 minutos, através de André André. E aos 81 fez o 3-2, por Guillermo Celis, a marcar à sua antiga equipa. O jogo estava relançado, graças à crença minhota e à capacidade de perceber que o Benfica descansou à sombra da vantagem. Nesta fase os vimaranenses registavam já cinco remates no segundo tempo, três enquadrados (3-3 das “águias”).
  • Porém, o Benfica colocou-se em sentido perante o susto e não mais permitiu remates aos vitorianos, segurando a vantagem mínima e os três pontos no primeiro jogo da primeira jornada da Liga.

O Homem do Jogo

Grande jogo de Pizzi, a lembrar o melhor do médio português ao serviço do Benfica, em especial em 2016/17. A primeira parte do brigantino ficou marcada pelos três golos que marcou, em quatro remates (todos enquadrados), chegando a ter um GoalPoint Rating de 9.8.

Contudo, o Benfica relaxou no segundo tempo e a própria exibição de Pizzi ressentiu-se, sem mais nenhum lance marcante na partida, pelo que terminou com um rating de 9.5. O jogador registou ainda 89% de eficácia de passe, 95 acções com bola (o máximo do jogo) e sete recuperações de posse.

Jogadores em foco

  • Douglas 7.9 – O melhor jogador do Vitória foi o guarda-redes Douglas. O brasileiro realizou oito defesas ao longo da partida, sendo uma delas na sequência de uma grande penalidade. Foi fundamental no pior período da sua equipa.
  • Eduardo Salvio 7.3 – Também o argentino mostrou que ainda consegue chegar a níveis perto do seu melhor. Salvio fez um grande jogo pelo lado direito, um autêntico pesadelo para Rafa Soares. No final registou seis remates, três deles enquadrados, fez dois passes para finalização, teve sucesso em duas de sete tentativas de dribles e somou cinco acções defensivas.
  • Álex Grimaldo 6.9 – O lateral-esquerdo voltou a estar em bom plano, em especial nas acções ofensivas. O espanhol rematou três vezes, fez uma assistência em três passes para finalização e somou 86 acções com bola.
  • André Almeida 6.6 – Mais um belo jogo de Almeida que, tal como Grimaldo, fez uma assistência em três passes para finalização, mas também somou 88 acções com bola e fez quatro intercepções.
  • Rafa Soares 4.0 – Este foi um jogo de pesadelo para o defesa-esquerdo vitoriano, que nunca conseguiu fazer face à inspiração de Salvio, e foi Rafa o autor da falta sobre o argentino que deu grande penalidade na primeira parte.

Resumo

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jovem esfaqueou quatro pessoas na cidade francesa de Périgueaux

Um jovem esfaqueou esta terça-feira quatro pessoas na cidade francesa de Périgueaux, tendo uma delas ficado gravemente ferida, segundo a imprensa local, adiantando que a investigação descarta a hipótese de se tratar de um ato …

Greve dos enfermeiros adia mil cirurgias no São José, Santa Maria e São João, avança sindicato

A greve dos enfermeiros, que cumpre esta terça-feira o segundo dia, vai obrigar ao adiamento de mil cirurgias nos hospitais de Santa Maria e S. José, em Lisboa, e no São João, no Porto, disse …

Câmara de Pedrógão Grande não revela onde gastou donativos dos incêndios

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande "vive numa espécie de bolha incontactável" e não revela onde foram gastos os donativos atribuídos para ajuda às vítimas dos trágicos incêndios que assolaram aquela zona em 2017. A …

Jogadores do Sporting apontam o dedo a Bruno de Carvalho no incidente de Alcochete

Ouvidos no âmbito da investigação do incidente em Alcochete, Battaglia e Mathieu - ambos jogadores do Sporting presentes no dia das agressões - apontaram o dedo a Bruno de Carvalho, relembrando que o então presidente …

Jacarta está a afundar e pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. "A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é nenhuma brincadeira", adverte o investigador Heri …

Polémica na Web Summit. Marine Le Pen está de volta

O convite feito a Marine Le Pen para participar na Web Summit que se realiza entre 5 e 8 de Novembro, no Altice Meo Arena, em Lisboa, está a gerar polémica. E a SOS Racismo …

Dezenas de mortos após queda de ponte em Génova

A ponte Morandi, localizada sobre a auto-estrada A10, em Génova, no norte Itália, colapsou esta terça-feira. As autoridades admitem que o colapso da estrutura pode ter feito dezenas de mortos e feridos. Inicialmente as autoridades não …

BE e DECO de mãos dadas nas críticas ao BdP sobre serviços mínimos bancários

O Bloco diz que o Banco de Portugal defendeu interesses dos bancos e não dos consumidores enquanto que a DECO defende que grande percentagem da população não sabe o que significa o valor do Indexante …

Carro rompe barreira de segurança do Parlamento em Londres. Suspeito detido

As autoridades britânicas estão a investigar um incidente ocorrido nesta manhã após um veículo ter batido contra as barreiras de segurança junto ao Parlamento, em Londres, no Reino Unido. O suspeito foi detido e não …

Caixas multibanco sob ameaça de ataque em massa

Bancos de todo o mundo foram avisados de que podia estar iminente um ataque em massa às suas máquinas de multibanco. SIBS nega que o apagão deste domingo esteja relacionado com o ataque. Segundo o The …