Benfica vs Galatasaray | Águia de gestão garante passagem

Mário Cruz / Lusa

O Benfica carimbou a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa ao empatar a zero na recepção ao Galatasaray, aproveitando a vantagem de 2-1 trazida do encontro da primeira mão, em Istambul.

Os homens de Bruno Lage limitaram-se a controlar o ritmo da partida, nunca cometendo mais riscos do que os necessários, frente a um adversário que pouco ou nada fez para dar a volta à eliminatória.

O Jogo explicado em Números

  • Bom arranque das “águias”, que fizeram os únicos dois remates do primeiro quarto-de-hora, ambos desenquadrados com a baliza. A equipa “encarnada” acertou ainda 89% dos passes que fez durante este período, ficando, contudo, bastante atrás do adversário em termos de posse de bola (39%-61%).
  • Início de partida muito apagado por parte de João Félix, que nos primeiros 20 minutos somou apenas três acções com bola, um passe, duas faltas e zero duelos ganhos em dois disputados. Seferovic, por sua vez, também não vencera nenhum dos seis duelos em que estivera envolvido.
  • Volvidos 30 minutos desde o apito inicial, ainda não se registara nenhum disparo enquadrado e o Galatasaray continuava sem fazer qualquer remate. A posse de bola, essa, já se encontrava mais equilibrada (55%-45% ainda a favor dos turcos), mas o principal factor que diferenciava as duas equipas envolvia o aspecto físico. O Benfica vencera apenas 32% dos duelos disputados até então, com João Félix e Seferovic ainda a zero após 11 disputas.
  • O primeiro remate enquadrado do desafio surgiu só aos 42 minutos, por Pizzi, após passe de João Félix. O camisola 21 “encarnado” era um dos elementos em evidência na sua equipa, juntando aos seus três remates dois passes para finalização – o máximo de um só jogador no primeiro tempo.
  • Primeiro tempo com um ligeiro ascendente do Benfica, a equipa com mais remates e pontapés de canto e a única a conseguir alvejar a baliza contrária.
  • Ainda assim, destaque para a enorme presença imposta pelos turcos, que, para além de terem tido mais posse de bola durante toda esta parte, foram superiores em termos de disputas e só raramente necessitaram de recorrer a faltas.
  • Badou Ndiaye, médio do Galatasaray, liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com 5.8, com quatro acções defensivas, uma falta sofrida e apenas um passe falhado em 18.
  • Logo atrás surgia Gedson Fernandes 5.7, com números muito idênticos: um passe falhado em 18, cinco acções defensivas e um drible eficaz.
  • Excelente início de segunda parte do Benfica, que dominou por completo a posse de bola (72%-28%) e demonstrou muito maior acerto no passe (81%-59% em termos de eficácia) nos primeiros 15 minutos. Para além disso, fez quatro remates, um deles à baliza, e teve três pontapés de canto. Aumentava a pressão junto da baliza de Muslera.
  • Pizzi chegou aos 65 minutos do desafio com quatro passes para finalização, tantos quanto a equipa inteira do Galatasaray. O internacional português também liderava a sua equipa em remates, três, e levava dois duelos ganhos em outros tantos disputados.
  • A dez minutos do fim, havia um jogador do Benfica em clara evidência. Tratava-se de Ferro, que levava cinco alívios, dois desarmes, apenas dois duelos aéreos perdidos em 11 e ainda um passe para finalização. O jovem central deixava, no entanto, muito a desejar no capítulo do passe, com apenas 43% de eficácia no meio-campo contrário.
  • Um enorme calafrio percorreu as bancadas da Luz aos 85 minutos, quando o Galatasaray colocou a bola no fundo da baliza – um lance que acabou por ser anulado por fora-de-jogo de Diagne. A formação turca acabaria a partida com apenas um remate à baliza de Vlachodimos – um registo muito curto para uma equipa que tinha a obrigação de vencer para passar à próxima fase.

O Homem do Jogo

Numa partida em que atacar nunca foi palavra de ordem, acabou por ser um médio de características mais defensivas a brilhar no relvado da Luz. Gedson Fernandes terminou o desafio com sete acções defensivas, a que somou oito recuperações de posse e 19 duelos disputados (dos quais venceu apenas sete).

Teve ainda um papel importante no ataque, com dois passes para finalização, outros tantos dribles eficazes e ainda uma falta sofrida em zona de perigo. Tudo somado, terminou o desafio com o título de homem do jogo nos GoalPoint Ratings, com nota 6.3.

Jogadores em foco

  • Pizzi 6.0 – Foi líder em número de remates, três (um deles à baliza), e de passes para finalização, quatro, criando uma ocasião flagrante. Sofreu três faltas e tentou por três vezes o cruzamento, todas elas sem sucesso.
  • Ferro 6.0 – Fez dois remates, desenquadrados, e um passe para finalização. Mas foi a defender que deu cartas, perdendo apenas um duelo aéreo defensivo em dez e somando dez acções defensivas, metade delas alívios.
  • João Félix 4.7 – Noite para esquecer do jovem atacante, que desperdiçou uma ocasião flagrante, fez 14 passes, nove deles com sucesso, consentiu dois dribles e não venceu nenhum dos oito duelos que disputou.
  • André Almeida 4.6 – Errou 13 passes, oito deles no seu próprio meio-campo, perdeu 25 vezes a posse, sofreu dois desarmes e controlou mal a bola em três situações. Pela positiva, venceu os cinco duelos aéreos defensivos em que esteve envolvido.
  • Feghouli 4.4 – O argelino teve a nota mais baixa da noite. Rematou apenas uma vez, de forma desenquadrada, não criou nenhuma ocasião de perigo, venceu apenas quatro duelos em 12 e consentiu dois dribles.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …