Benfica vs Arouca | Rafa marca aos 90+3 e dá triunfo sofrido na Taça

António Cotrim / Lusa

O Benfica venceu hoje em casa o Arouca, da II Liga, por 2-1, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, com um golo de Rafa, aos 90+3 minutos, a garantir uma vitória complicada.

Bukia surpreendeu as ‘águias’ aos 19 minutos, mas Jonas empatou o jogo aos 42, antes de Rafa evitar o prolongamento ao desviar um cabeceamento do brasileiro para o fundo das redes e selar a passagem dos ‘encarnados’ aos oitavos de final.

Rui Vitória apostou num ‘onze’ com sete alterações em relação ao último jogo, a vitória por 3-1 no campo do Tondela em 11 de novembro, mantendo Conti, Rúben Dias e Grimaldo na defesa, além de Jonas no ataque, enquanto Quim Machado utilizou os mesmos jogadores que iniciaram o embate com o Leixões (2-0).

No meio campo, o croata Krovinovic regressou à competição, após 10 meses e dois dias afastado por lesão, num jogo que começou sem oportunidades de monta no primeiro quarto de hora.

Zivkovic e Jonas testaram Rui Silva com remates à figura, mas foi Bukia a assinar o primeiro golo do encontro, aos 19 minutos, num lance de contra-ataque em que Didi assistiu o congolês, que aproveitou o corte incompleto de Conti e marcou de ‘trivela’.

As ‘águias’ reagiram e Seferovic e Jonas, com duas oportunidades aos 21 minutos, podiam ter empatado a contenda, antes de o avançado brasileiro marcar mesmo, numa combinação com Seferovic em que Deyvison não conseguiu o corte, aos 42.

Depois do intervalo, Rui Vitória lançou Rafa no jogo e o extremo português rematou logo no primeiro minuto do reatar da partida, antes de ficar perto do 2-1 aos 59, num remate que Massaia cortou quase em cima da linha de golo.

Em 14.º na II Liga, o Arouca ia ‘segurando’ a ofensiva dos lisboetas, tentando sair em contra-ataque sempre que lhe davam espaço, e, aos 82 minutos, Fábio Fortes teve dupla oportunidade para marcar, primeiro num cabeceamento para uma grande defesa de Svilar e depois, num toque de calcanhar que saiu fraco.

Aos 90+3 minutos, e quando os arouquenses já olhavam para o relógio com vista ao prolongamento, Rafa deu a vitória aos vice-campeões nacionais, aproveitando uma bola perdida após um cabeceamento de Jonas para decidir o encontro, antes de Soares ser expulso no último dos cinco minutos de descontos.
Programa da jornada:

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …

Maioria dos portugueses quer manter escolas fechadas (e quase metade defende encerramento até à Páscoa)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que a maior parte dos portugueses defende o prolongamento do encerramento das escolas. A eventualidade de voltar a reabrir as escolas …