Benfica vence Rio Ave com bis de Jonas

Jonas voltou hoje a ser decisivo no Benfica, ao apontar os dois golos primeiros golos da vitória caseira sobre o Rio Ave, por 3-1, em encontro referente à 14.ª jornada da Primeira Liga.

O avançado brasileiro Jonas abriu a contagem logo aos quatro minutos, apontou o 2-1, aos 81, e ainda fez a assistência para Raúl Jiménez concretizar o terceiro, aos 83, contribuindo para desanuviar um pouco o ambiente para os lados da Luz.

O Benfica até começou bem. Entrou a todo o gás e disposto a deixar a ‘pele’ em campo, como bem referiu, antes da partida, o técnico Rui Vitória.

E, aos quatro minutos, ocorreu a primeira explosão de alegria na Luz. Brilhante assistência de calcanhar de Pizzi para Jonas, e o avançado brasileiro, melhor marcador da I Liga, a marcar, após um ressalto.

Pouco depois, foi o jovem benfiquista Renato Sanches a rematar com muito perigo, mas com a bola a sair ao lado da baliza defendida pelo guarda-redes Cássio.

A perder, o Rio Ave começou a soltar-se mais no ataque e, aos 13 minutos, depois de uma falta precipitada do central Lisandro López, o brasileiro Bressan fez o empate, através de uma excelente marcação de um livre direto em zona frontal.

Conjunto bem organizado, o Rio Ave não estacionou o ‘autocarro’ à frente da sua baliza, apesar de jogar com dois médios mais recuados, o ganês Wakaso e Pedro Moreira.

Com Ukra e Heldon bem posicionados nas alas e Yazalde mais adiantado, a formação de Vila do Conde ostentou grande sentido ofensivo, partindo sempre para a frente em rápidos contra-ataques.

À meia hora, os ‘encarnados’ já somavam duas grandes penalidades reclamadas, uma por alegada mão de Wakaso, quando a bola ia para a baliza, e outra após um empurrão na área a Pizzi.

A última oportunidade de golo da primeira parte pertenceu, porém, ao Rio Ave. Após um canto apontado do lado esquerdo por Bressan, Júlio César teve uma saída em falso da baliza e Wakaso tocou o esférico de cabeça para a baliza escancarada, mas a bola saiu rente ao poste esquerdo.

A segunda parte iniciou-se com as claques a gritarem para o relvado: “Joguem à Benfica”.

Aos 52 minutos, Mitroglou cabeceou de raspão, depois de cruzamento de Gonçalo Guedes, numa altura em que as ‘águias’ assumiam as despesas ofensivas do jogo, mas o Rio Ave mantinha a habitual boa organização defensiva.

Com o passar dos minutos, o Rio Ave foi recuando mais no relvado, enquanto o Benfica não conseguia imprimir velocidade e criatividade ao seu jogo atacante, demasiado previsível e lento na fase de construção.

Os assobios dos adeptos foram subindo de tom.

O técnico Rui Vitória mexeu, então, no ataque, fazendo entrar Carcela (59 minutos) e Raúl Jimenez (69), para os lugares de Gonçalo Guedes e Mitroglou, respetivamente, mas estas alterações não surtiram logo o efeito desejado.

Pizzi (em duas ocasiões) e Renato Sanches ainda alvejaram a baliza dos vila-condenses, mas o tão desejado segundo tento tardava em aparecer. Umas vezes por mérito do guarda-redes Cássio, um dos melhores em campo, outras vezes por inépcia das ‘águias’, que reclamaram mais um penálti por alegada mão.

Até que, aos 81 minutos, num magnífico cruzamento de Carcela na direita, Jonas, o suspeito do costume, fez de cabeça o 2-1, apontando o 13.º golo na prova.

Dois minutos depois, o mexicano Raúl Jiménez fixou o resultado final (3-1), surgindo isolado dentro a área a bater Cássio, depois de grande assistência de Jonas.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …