Benfica vence Rio Ave com bis de Jonas

Jonas voltou hoje a ser decisivo no Benfica, ao apontar os dois golos primeiros golos da vitória caseira sobre o Rio Ave, por 3-1, em encontro referente à 14.ª jornada da Primeira Liga.

O avançado brasileiro Jonas abriu a contagem logo aos quatro minutos, apontou o 2-1, aos 81, e ainda fez a assistência para Raúl Jiménez concretizar o terceiro, aos 83, contribuindo para desanuviar um pouco o ambiente para os lados da Luz.

O Benfica até começou bem. Entrou a todo o gás e disposto a deixar a ‘pele’ em campo, como bem referiu, antes da partida, o técnico Rui Vitória.

E, aos quatro minutos, ocorreu a primeira explosão de alegria na Luz. Brilhante assistência de calcanhar de Pizzi para Jonas, e o avançado brasileiro, melhor marcador da I Liga, a marcar, após um ressalto.

Pouco depois, foi o jovem benfiquista Renato Sanches a rematar com muito perigo, mas com a bola a sair ao lado da baliza defendida pelo guarda-redes Cássio.

A perder, o Rio Ave começou a soltar-se mais no ataque e, aos 13 minutos, depois de uma falta precipitada do central Lisandro López, o brasileiro Bressan fez o empate, através de uma excelente marcação de um livre direto em zona frontal.

Conjunto bem organizado, o Rio Ave não estacionou o ‘autocarro’ à frente da sua baliza, apesar de jogar com dois médios mais recuados, o ganês Wakaso e Pedro Moreira.

Com Ukra e Heldon bem posicionados nas alas e Yazalde mais adiantado, a formação de Vila do Conde ostentou grande sentido ofensivo, partindo sempre para a frente em rápidos contra-ataques.

À meia hora, os ‘encarnados’ já somavam duas grandes penalidades reclamadas, uma por alegada mão de Wakaso, quando a bola ia para a baliza, e outra após um empurrão na área a Pizzi.

A última oportunidade de golo da primeira parte pertenceu, porém, ao Rio Ave. Após um canto apontado do lado esquerdo por Bressan, Júlio César teve uma saída em falso da baliza e Wakaso tocou o esférico de cabeça para a baliza escancarada, mas a bola saiu rente ao poste esquerdo.

A segunda parte iniciou-se com as claques a gritarem para o relvado: “Joguem à Benfica”.

Aos 52 minutos, Mitroglou cabeceou de raspão, depois de cruzamento de Gonçalo Guedes, numa altura em que as ‘águias’ assumiam as despesas ofensivas do jogo, mas o Rio Ave mantinha a habitual boa organização defensiva.

Com o passar dos minutos, o Rio Ave foi recuando mais no relvado, enquanto o Benfica não conseguia imprimir velocidade e criatividade ao seu jogo atacante, demasiado previsível e lento na fase de construção.

Os assobios dos adeptos foram subindo de tom.

O técnico Rui Vitória mexeu, então, no ataque, fazendo entrar Carcela (59 minutos) e Raúl Jimenez (69), para os lugares de Gonçalo Guedes e Mitroglou, respetivamente, mas estas alterações não surtiram logo o efeito desejado.

Pizzi (em duas ocasiões) e Renato Sanches ainda alvejaram a baliza dos vila-condenses, mas o tão desejado segundo tento tardava em aparecer. Umas vezes por mérito do guarda-redes Cássio, um dos melhores em campo, outras vezes por inépcia das ‘águias’, que reclamaram mais um penálti por alegada mão.

Até que, aos 81 minutos, num magnífico cruzamento de Carcela na direita, Jonas, o suspeito do costume, fez de cabeça o 2-1, apontando o 13.º golo na prova.

Dois minutos depois, o mexicano Raúl Jiménez fixou o resultado final (3-1), surgindo isolado dentro a área a bater Cássio, depois de grande assistência de Jonas.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …