Benfica vence Nacional e segura liderança

d.r. Isabel Cutileiro / SL Benfica

-

O Benfica regressou hoje às vitórias na I Liga portuguesa de futebol, após bater o Nacional, por 3-1, com um bis de Jonas, num jogo da 27.ª jornada em que praticamente dominou do início ao fim.

No Estádio do Luz, em Lisboa, os encarnados apagaram a pálida imagem deixada na ronda anterior em Vila do Conde (derrota por 2-1 frente ao Rio Ave) e realizaram uma exibição de excelente nível, com destaque não só para Jonas, mas também para o argentino Gaitán, que regressou após castigo e deu magia ao futebol do Benfica.

Jonas, aos 21 e 59 minutos, o segundo um golaço, e Lima, aos 30, fizeram os tentos do Benfica, enquanto Tiago Rodrigues reduziu para a equipa da Madeira, aos 74.

O golo do Nacional pôs fim a um série de nove jogos da equipa lisboeta sem sofrer golos para o campeonato em casa.

O último golo forasteiro no Estádio da Luz tinha acontecido na quinta jornada, a 21 de setembro do ano passado, e foi marcado pelo Moreirense.

Com o bis, Jonas igualou Hassan (Rio Ave) no terceiro lugar na lista dos melhores do campeonato, com 12, enquanto Lima isolou-se no segundo, com 13, a quatro do líder Jackson Martinez (17).

Além do regresso às vitórias, o Benfica deixou um aviso ao FC Porto, segundo classificado, e mostrou que, a jogar assim, dificilmente perderá pontos na liderança até ao final da I Liga.

Para já, a formação de Jorge Jesus colocou-se provisoriamente com seis pontos de vantagem sobre o seu principal perseguidor, que só entra em campo na segunda-feira com a receção ao Estoril-Praia.

Com Gaitán e Salvio endiabrados nas alas e Samaris e Pizzi dominantes a meio-campo, o Benfica abafou’ desde o apito inicial o Nacional, que raramente conseguiu construir uma jogada ofensiva na primeira parte.

Jonas lançou o aviso a Gottardi aos 12 minutos, com cabeceamento que o guardião defendeu para canto, e aos 21 marcou mesmo com um remate de primeira dentro da área, após lance individual de Salvio na direita.

Pouco depois, aos 30 minutos, o Benfica aumentou com justiça a vantagem, desta vez com um centro perfeito da Gaitán, que Lima só teve que encostar, de cabeça, para a baliza dos insulares.

Ainda antes do intervalo, Jonas esteve perto do segundo golo, algo que acabaria por alcançar na segunda parte, aos 59 minutos, outra vez com Salvio na jogada.

O argentino deu a bola à entrada da área e o avançado brasileiro, de primeira, meteu-a na gaveta, não dando hipóteses a Gottardi.

Depois de uma hora de grande qualidade, o Benfica descansou e reduziu a intensidade do encontro, acabando o Nacional por aproveitar para finalmente mostrar na Luz algum do seu futebol.

Após alguns lances em que os insulares colocaram Júlio Cesar à prova, Tiago Rodrigues encheu o pé e atirou com força de fora da área, não dando hipóteses ao guardião internacional brasileiro.

Até final da partida, destaque para um falhanço incrível de Lisandro, que substituiu o castigado Luisão no onze do Benfica. A pouco centímetros da linha de golo e depois de uma defesa incompleta de Gottardi, o central argentino conseguiu o mais difícil: falhar a baliza.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …