Benfica vence Nacional e segura liderança

d.r. Isabel Cutileiro / SL Benfica

-

O Benfica regressou hoje às vitórias na I Liga portuguesa de futebol, após bater o Nacional, por 3-1, com um bis de Jonas, num jogo da 27.ª jornada em que praticamente dominou do início ao fim.

No Estádio do Luz, em Lisboa, os encarnados apagaram a pálida imagem deixada na ronda anterior em Vila do Conde (derrota por 2-1 frente ao Rio Ave) e realizaram uma exibição de excelente nível, com destaque não só para Jonas, mas também para o argentino Gaitán, que regressou após castigo e deu magia ao futebol do Benfica.

Jonas, aos 21 e 59 minutos, o segundo um golaço, e Lima, aos 30, fizeram os tentos do Benfica, enquanto Tiago Rodrigues reduziu para a equipa da Madeira, aos 74.

O golo do Nacional pôs fim a um série de nove jogos da equipa lisboeta sem sofrer golos para o campeonato em casa.

O último golo forasteiro no Estádio da Luz tinha acontecido na quinta jornada, a 21 de setembro do ano passado, e foi marcado pelo Moreirense.

Com o bis, Jonas igualou Hassan (Rio Ave) no terceiro lugar na lista dos melhores do campeonato, com 12, enquanto Lima isolou-se no segundo, com 13, a quatro do líder Jackson Martinez (17).

Além do regresso às vitórias, o Benfica deixou um aviso ao FC Porto, segundo classificado, e mostrou que, a jogar assim, dificilmente perderá pontos na liderança até ao final da I Liga.

Para já, a formação de Jorge Jesus colocou-se provisoriamente com seis pontos de vantagem sobre o seu principal perseguidor, que só entra em campo na segunda-feira com a receção ao Estoril-Praia.

Com Gaitán e Salvio endiabrados nas alas e Samaris e Pizzi dominantes a meio-campo, o Benfica abafou’ desde o apito inicial o Nacional, que raramente conseguiu construir uma jogada ofensiva na primeira parte.

Jonas lançou o aviso a Gottardi aos 12 minutos, com cabeceamento que o guardião defendeu para canto, e aos 21 marcou mesmo com um remate de primeira dentro da área, após lance individual de Salvio na direita.

Pouco depois, aos 30 minutos, o Benfica aumentou com justiça a vantagem, desta vez com um centro perfeito da Gaitán, que Lima só teve que encostar, de cabeça, para a baliza dos insulares.

Ainda antes do intervalo, Jonas esteve perto do segundo golo, algo que acabaria por alcançar na segunda parte, aos 59 minutos, outra vez com Salvio na jogada.

O argentino deu a bola à entrada da área e o avançado brasileiro, de primeira, meteu-a na gaveta, não dando hipóteses a Gottardi.

Depois de uma hora de grande qualidade, o Benfica descansou e reduziu a intensidade do encontro, acabando o Nacional por aproveitar para finalmente mostrar na Luz algum do seu futebol.

Após alguns lances em que os insulares colocaram Júlio Cesar à prova, Tiago Rodrigues encheu o pé e atirou com força de fora da área, não dando hipóteses ao guardião internacional brasileiro.

Até final da partida, destaque para um falhanço incrível de Lisandro, que substituiu o castigado Luisão no onze do Benfica. A pouco centímetros da linha de golo e depois de uma defesa incompleta de Gottardi, o central argentino conseguiu o mais difícil: falhar a baliza.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …