Benfica vence Estoril com a maior goleada da época

SportLisboaBenfica / Facebook

-

Um Benfica ‘demolidor’ recebeu e goleou hoje o Estoril-Praia, por 6-0, em encontro da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e garantiu a obrigatória ‘margem de segurança’ para assistir tranquilamente ao clássico entre rivais.

Na véspera do confronto entre FC Porto e Sporting, marcado para domingo, as ‘águias’, que completam hoje 111 anos de existência, não enjeitaram a possibilidade de ‘lucrarem’ com o clássico e alcançaram a vitória mais dilatada da época, que lhes permite uma vantagem provisória de sete pontos sobre o FC Porto e de 12 face ao Sporting.

O triunfo ‘encarnado’ começou a desenhar-se aos 16 minutos, por intermédio de Luisão, que na ronda anterior também tinha ‘faturado’ frente ao Moreirense, antes de Salvio (26), Pizzi (33), Jonas (35 e 86) e Lima (56, de grande penalidade) carimbarem uma tranquila receção ao Estoril-Praia, que terminou reduzido a 10 elementos, por expulsão de Anderson Esiti, aos 67.

Quase mês e meio depois da lesão contraída frente ao Marítimo, Gaitán reapareceu entre as primeiras opções de Jorge Jesus, substituindo Ola John, sendo, de resto, a única novidade relativamente ao ‘onze’ de Moreira de Cónegos (3-1).

Com uma primeira parte avassaladora, o Benfica assegurou uma vantagem tremendamente confortável até ao intervalo e poderia ter castigado ainda mais um adversário que nunca conseguiu encontrar ‘antídoto’ para a ‘avalanche’ ofensiva dos ‘encarnados’.

Jonas foi o primeiro a ameaçar a baliza estorilista, mas o poste e uma grande defesa de Kieszek impediram as intenções das ‘águias’, que acabaram mesmo por se adiantar no marcador, num cabeceamento do ‘capitão’ Luisão, após canto de Pizzi.

Perante a enorme pressão exercida pelos anfitriões, o Estoril-Praia apenas conseguiu ‘respirar’ num remate de Afonso Taira, por cima, só que, no espaço de nove minutos, o campeão nacional resolveu a partida, com mais três golos, de Salvio, Pizzi e Jonas, este último na sequência de uma combinação perfeita entre Lima, Gaitán e Maxi Pereira.

A ‘mão cheia’ esteve perto de ser uma realidade ainda antes do descanso, quando Samaris deixou Gaitán na cara de Kieszek, mas o ‘10’ benfiquista desviou ligeiramente o ‘chapéu’.

Mesmo com o jogo decidido ao intervalo, o Estoril tentou aproximar-se da baliza à guarda de Artur logo nos instantes iniciais da etapa complementar e Sebá ficou perto de reduzir a desvantagem, num cabeceamento que acabou por se revelar inofensivo para o guardião ‘encarnado’.

A ténue reação dos ‘canarinhos’ viria a sofrer novo revés, uma vez que, antes da hora de jogo, Mano cometeu grande penalidade sobre Jonas e viu Lima converter o castigo máximo.

Já depois de ter ficado reduzido a 10 elementos, devido à expulsão de Anderson Esiti, o Estoril desperdiçou a melhor ocasião de todo o encontro, através de Léo Bonatini, que se isolou diante de Artur, mas viu o guarda-redes desviar para o ‘ferro’.

Até final, o Benfica ainda teve tempo de aumentar os números do ‘pesadelo’ estorilista, com Jonas a ‘bisar’, depois de uma jogada de Ola John.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …