/

Afinal, o Benfica tem quantos adeptos? (não, não são 6 milhões)

14

Manuel de Almeida / Lusa

Época ao alto nível arranca em Aveiro, onde deve reinar o equilíbrio entre adeptos de Benfica e FC Porto. Mas as bancadas da Supertaça não reflectem o país.

Benfica-FC Porto. A época de futebol ao alto nível em Portugal arranca com um dos jogos mais aguardados no país, desta vez na Supertaça.

O vencedor do último campeonato e o vencedor da última Taça de Portugal encontram-se nesta quarta-feira (20h45) em Aveiro, onde o equilíbrio deve dominar no relvado e nas bancadas.

Em campo neutro, os dois clubes anunciaram – ainda em Julho – que os bilhetes estavam esgotados.

Entre quase 30 mil pessoas, 15 mil serão adeptas do Benfica, 15 mil serão adeptas do FC Porto. Ou aproximadamente.

O equilíbrio entre número de adeptos será o cenário no Estádio Municipal de Aveiro – mas não é o cenário no resto do país.

Benfica 1.º, Sporting 2.º

Recuperamos uma análise no zerozero, que procura responder (com estudos, com números) à pergunta que está no título deste artigo.

Num país muito “tripolarizado”, ao contrário da maior divisão que se verifica em muitos outros – quase todos? – países europeus, o Benfica domina no número de adeptos.

Mas não são os tão comentados 6 milhões.

Em 2009, os alemães da Sport Markt mostraram num estudo que, em Portugal, há 2.2 milhões de benfiquistas, 1.3 milhões de portistas e 1.1 milhões de sportinguistas – refira-se que, aqui, menos de metade da população portuguesa (4.7 milhões de pessoas) respondeu que está “interessado ou muito interessado” em futebol.

Se incluirmos adeptos que vivem noutros países europeus, o Benfica passa a ser 2.9 milhões de adeptos, o Sporting 2 milhões e o FC Porto 1.7 milhões de adeptos.

Um estudo do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, realizado em 2013, defendeu que o Benfica tem 3.9 milhões de adeptos em Portugal. Seguia-se o Sporting, com 2.7 milhões, e o FC Porto, com 2.2 milhões de adeptos.

Mais recentemente, em 2019 (e sem números concretos), o Benfica reúne 46% das preferências, o FC Porto aqui passa para segundo lugar com 24,7% e o Sporting tem 23,8% dos adeptos portugueses de futebol.

ZAP //

14 Comments

  1. E entre os emigrantes? – Suíça, França, Alemanha, Estados Unidos da América, Venezuela, África do Sul ? -Se calhar só aí são mais de 3 milhões! Ito para não falar nos PALOP.

  2. Na última década, ganhou 6 campeonatos em 10… O Benfica tem vindo a ganhar ainda mais adeptos, especialmente no estrangeiro.

  3. O meu ar de preocupado e sensibilizado..,. o resto, sempre a ser roubado por estes assaltantes á mão-armada! Futebol, futebol, futebol, que se dane a saúde, a edução e a justiça! Importante é o FUTEBOL!

  4. E na década de 50 e 60, o Porto era um clubezeco regional. Aliás ainda é regional , visto que não consegue uma abrangência nacional como o Benfica.

  5. O Benfica é uma nação. E é de uma dimensão mundial. Os tripeiros bem quereriam chegar a esse estatuto mas nunca lá chegarão. Também porque a cidade do Porto é pequena em relação à capital. Isso é um grande problema, que leva Pinto da Costa a roer-se todo.

  6. O autor deste artigo não percebe nada de matemática. Não são 6 milhões, porque são muito mais de 6 milhões. Os portugueses, no estrangeiro, não são portugueses?

  7. Uma coisa é certa. O porto ganha mais ao Benfica do que o Benfica ao Porto. O Porto tem mais vitórias internacionais do que o Benfica. E as do Porto são a cores. O resto é conversa de toupeira aldrabona da porta 18.

  8. Os adeptos do clube do regime ,talvez pelo saudosismo da tv a preto e branco, ficaram parados no tempo. Mal saem da sua favela na capital do império mas acham-se os mais maiores grandes. Lá fora ninguém sabe o que é o Benfica. What? Talvez seja da mesma importância do Bordéus ou do Bolonha… Já o Porto está entre os grandes da Europa, no lote dos indiscutíveis. A estrangerada que queira vestir uma camisola de futebol dum clube nacional, compra a camisola do Porto. Obviamente.
    Coitados dos benfiquistas, se calhar também pensam que Woodstock ainda não acabou.

  9. Depois de constatarmos que o FCP já existia no ano de 1800 e troca o passo, há quem alvitre que algumas gravuras de Foz Côa confirmam o P da Costa atrás de uma bola no pós-jurássico, vem este iluminado estudo dizer-nos que existem quase 2,5M de adeptos deste clube regional de uma cidade com 300 mil habitantes em que metade são benfiquistas… estou incrédulo!!

  10. Olhe que também há quem alvitre que a maioria dos adeptos do Benfica estão presos ou para lá caminham, isto tendo por base uma amostra composta pelos seus ex-presidentes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.