/

Benfica segura liderança com vitória em Coimbra

d.r. Gualter Fatia, SportLisboaBenfica / Facebook

-

Quatro dias após a eliminação da Liga dos Campeões, o Benfica passou por Coimbra sem vacilar e venceu a Académica, por 2-0, conservando a liderança da Primeira Liga, à 11.ª jornada.

Pressionados pelo triunfo do Vitória de Guimarães, que ascendeu provisoriamente à liderança na sexta-feira, os “encarnados” marcaram na primeira parte, pelo argentino Nico Gaitán, aos 8 minutos, a dar expressão à superioridade absoluta dos visitantes neste período, e depois pelo capitão Luisão, que se estreou a marcar neste campeonato fazendo o segundo aos 45+1.

A Académica, que continua sem vencer em casa e que acrescentou a primeira derrota aos cinco empates que tinha no Estádio Cidade de Coimbra, nunca foi capaz de contrariar o futebol dos benfiquistas, embora na segunda parte tenha subido de produção e dado outra réplica.

O primeiro golo do Benfica surgiu aos 08 minutos, pelo argentino Nico Gaitan, que só teve de contornar o guarda-redes e atirar para a baliza deserta, a culminar uma abertura perfeita do compatriota Enzo Pérez.

A equipa de Jorge Jesus mandava completamente no jogo e, aos 22 minutos, o brasileiro Jonas esteve perto de marcar, com um remate cruzado que rasou o poste da baliza de Lee, que hoje relegou Cristiano para o banco de suplentes.

Um minuto depois, o mesmo avançado atirou de cabeça ao travessão da Académica, depois de uma arrancada de Gaitán pela esquerda, que terminou num cruzamento para a área adversária.

Logo a seguir, aos 24 minutos, o médio argentino gizou nova jogada pela esquerda, passou por vários jogadores e atirou em jeito, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.

A partir da meia-hora, a “Briosa” conseguiu “respirar” melhor e subiu no terreno, mas sem criar grandes problemas ao guardião brasileiro Júlio César.

A melhor jogada dos “estudantes” registou-se aos 44 minutos, num contra-ataque após uma perda de bola a meio campo dos jogadores do Benfica.

Mesmo em cima do intervalo, na sequência de um livre cobrado por Enzo Peréz, Luisão fez de cabeça o 2-0, e o seu primeiro golo nesta época, num lance em que Lee não fica isento de culpas.

O guarda-redes tentou chegar à bola quase no limite da área e o central brasileiro chegou primeiro, enviando a bola para a baliza desguarnecida.

Na segunda parte, a Académica entrou mais pressionante e conseguiu chegar mais vezes à área adversária, mas os “encarnados” geriram bem a vantagem e voltaram a estar perto do golo, aos 49 minutos, num forte remato de Jonas, que Lee defendeu com os punhos para canto.

A melhor oportunidade da “Briosa” ocorreu sobre a hora de jogo, pelo avançado camaronês Salli, lançado no início da segunda parte, que surgiu solto de marcação na área, mas o guarda-redes Júlio César antecipou-se.

Na derradeira meia hora, Gaitán (75) e Derley (77) desperdiçaram boas ocasiões para o Benfica dilatar a diferença, atirando à figura de Lee, mas as atenções acabaram por se centrar fora do relvado, devido aos desacatos na bancada sul, onde se encontrava a claque dos “encarnados”.

Os incidentes, que motivaram intervenção policial, levaram o árbitro Jorge Ferreira, aos 80 minutos, a interromper a partida durante cerca de cinco minutos, quebrando o ritmo de um jogo com o desfecho anunciado.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.