Benfica foi o segundo clube que mais lucrou em transferências em 2019/20

José Sena Goulão / Lusa

O Benfica foi o segundo clube europeu que maior lucro registou nas duas janelas de transferências de futebolistas na temporada 2019/20. O Sporting também aparece bem colocado, de acordo com uma publicação do Observatório do Futebol (CIES).

Os campeões nacionais vão terminar a época com um balanço positivo de 166 milhões de euros, a que muito ajudou a transferência de João Félix para o Atlético Madrid, por 120 ME, ainda durante o último verão, e, nesta lista, são só ultrapassados pelo Chelsea.

De acordo com uma publicação do Observatório do Futebol (CIES), entraram nos cofres do Benfica cerca de 230 ME, enquanto os gastos em novos jogadores ficaram-se pelos 64 ME.

Impedido pela FIFA de contratar jogadores nestas janelas de transferências, devido a irregularidades na contratação de jogadores com menos de 18 anos, o Chelsea lidera a tabela com um lucro de 205 ME.

O Sporting, que perdeu Bruno Fernandes para o Manchester United, na reabertura da janela de transferências em janeiro, num negócio avaliado em 55 ME, com 25 ME por objetivos, aparece no quarto posto, com um balanço positivo de 92 ME. Os leões gastaram 29 ME em contratações e somaram 121 ME em vendas.

Entre encarnados e leões, está o Ajax (+137ME), enquanto o Salzburgo fecha os primeiros cinco classificados, com + 75ME. Nenhum outro clube português aparece no top 20.

No sentido contrário, o Real Madrid foi o clube com um registo mais negativo, tendo perdido 181 ME entre compras e vendas, numa tabela dominada por equipas espanholas, inglesas, alemãs e italianas. O segundo posto pertence ao Aston Villa (-169ME), seguido do FC Barcelona, terceiro (-166 ME).

A nível de ligas, a Premier League foi de longe a que apresentou o maior balanço negativo, com –844 ME, mais do dobro do que a La Liga (-418ME) e a Serie A (-407ME).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.