Benfica quer FC Porto fora das competições por três anos

visitporto / Flickr

Estádio do Dragão

O FC Porto foi condenado a pagar dois milhões de euros, no “caso dos e-mails”, por danos patrimoniais emergentes e não emergentes. Agora, o Benfica quer que os “dragões” fiquem três anos fora das competições desportivas.

Além da indemnização de dois milhões de euros que foram obrigados a pagar, os portistas terão também de entregar toda a correspondência que têm em sua posse e ficam proibidos de divulgar publicamente o seu conteúdo.

O SL Benfica, que exigia inicialmente um pagamento de 17 milhões de euros, espera agora que o FC Porto desça de divisão ou que fique proibido de participar nas competições desportivas durante três anos, segundo avança este sábado o Correio da Manhã.

Ainda não foram tomadas decisões oficiais, mas o Regulamento da Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol prevê sanção para casos de utilização ou divulgação irregular de informação privilegiada, como explica o jornal ABOLA.

O clube que “utilize ou divulgue informação privilegiada suscetível de prejudicar a integridade de jogo oficial ou da competição” poderá enfrentar uma proibição de participar em competições entre uma a três temporadas. Assim sendo, abre-se a possibilidade de os azuis e brancos descerem de divisão na próxima época.

O Benfica ainda não avançou oficialmente com o pedido, preferindo, segundo fontes do clube, esperar que a decisão transite em julgado. No entanto, não descarta essa possibilidade caso as entidades responsáveis não tomem a iniciativa por elas mesmas.

O clube que, indevidamente, utilize ou divulgue informação privilegiada suscetível de prejudicar a integridade de jogo oficial ou da competição é sancionado com exclusão da competição entre 1 e 3 épocas desportivas e cumulativamente com multa entre 10 e 20 UC, se sanção mais grave não lhe for aplicável por força de outra disposição deste Regulamento”, pode ler-se no regulamento.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Pinto da Costa, o fugitivo para Espanha, aquando do maior escândalo do futebol português, o “apito dourado”.
      Foi mais de uma década, a comandar a seu belo prazer, o futebol nacional.

  1. É lamentável que um ex condenado por roubo, venha a público e respaldado na justiça que temos neste país, dizer barbaridades.
    Meu caro ex condenado, vamos esperar pelo fim da festa.
    como já está habituado a condenações…..

  2. O FCP acha que pode tudo ?
    Pois, Não pode ….
    Agora vão pagar e baixar de divisão ou ficar em licença sabática por 3 Anos, para aprender!

  3. Se o Benfica quer o FCP fora das competições por três anos por possivelmente terem colaborado na divulgação dos e-mails que denunciam falcatruas do Benfica, então terão que fechar as portas ao Benfica por vários anos por cometer as mesmas; ou então seriam os e-mails apenas expressões de amizade e carinho para com os rivais?

    • Caro, tal como ficou confirmado, muitos e-mails foram manipulados e outros retirados do contexto, divulgando apenas excertos das conversações.
      Não se trata de se o Benfica quer ou não, mas sim das regras, das quais o Porto também aceitou e subscreveu.

      Agora, apesar de tudo o que escrevi, acho que descer o Porto de divisão, ou proibir de entrar em competições seria mau para o futebol português, sou do Benfica porque assim o decidi e não porque era o único clube disponível, celebro cada campeonato que o Benfica ganha e sofro em cada um perdido (Homem não chora …), mas o desporto é assim mesmo.
      Precisamos de mais clubes fortes, vejo com pena o Belenenses em que estado está ou o Sporting que luta por sobreviver depois de sucessivas más gestões com base no odio pelo Benfica. Vejo com bons olhos o trabalho feito no Braga. O futebol português precisa do Porto, do Sporting, do Braga e mais uns 2 ou 3 clubes fortes para ser competitivo, mesmo que signifique que o Benfica não ganhe uns quantos campeonatos. Afinal o desporto é ganhar e perder.

      Talvez seja melhor penalizar a serio os responsáveis e não o clube, e muito menos os seus adeptos.

  4. Esta realmente é de rir, o denunciante é castigado, o que pratica o crime é absolvido????? Será que o tribunal que emitiu esta decisao, já considerou que está a fazer um ataque à lei Portuguesa???? A lei diz que alguem que tome conhecimento ou tenha em sua posse documentação de um crime que foi cometido, que está a ser cometido ou que virá a ser cometido tem a obrigação de o denunciar, porque de outro modo torna-se cumplice??? Com esta decisao, quem no seu perfeito juizo vai denunciar um crime??? Sabe que se o fizer será condenado. Ou seja, se eu amanha presenciar um assalto, um atentado, um roubo, e que eu tenha visto perfeitamente o acontecimento, penso duas vezes antes de o denunciar às autoridades ou aos jornais, porque ao faze-lo já sei que irei ser condenado por denunciar actos privados. Mais vale ficar caladinho, é isso? Por outro lado, esta decisao, é uma decisao tipica de neto de moura, este absolve os agressores e criminosos, o tribunal que progeriu esta decisao absolve o criminoso e condena quem denuncia um crime. E ESTA, HEM????

RESPONDER

Portugal já devia ter começado "a retirar pessoas" de zonas costeiras (e as Torres de Ofir deviam ser "demolidas")

O avanço da água do mar e o défice sedimentar tornam difícil a vida na linha costeira e no Norte de Portugal, há zonas onde já se devia ter começado a realojar pessoas, defendem alguns …

Mulher diz ter sido violada por funcionário da ONU. Investigadores questionam a quantidade de álcool que ingeriu

Uma funcionária de uma Organização Não-Governamental (ONG) disse ter sido violada por um especialista em comunicações do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD), após uma festa num hotel em Bagdade, no Iraque, em 2016. Segundo um …

Turismo recupera no verão à boleia dos residentes

Apesar das tendências de retoma, os números de 2021 ficam aquém dos de 2019. O setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas em julho, aumentos de 59,6% e 71,9%, …

Escola japonesa verifica a roupa interior dos alunos - e quem não cumprir as regras é punido

Uma escola japonesa ficou no centro de uma polémica depois de ter vindo a público que obrigava os seus alunos a mostrar a roupa íntima. O diretor já fez um pedido de desculpas. Os alunos do …

José Eduardo dos Santos regressa a Luanda após dois anos em Barcelona

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, regressa esta terça-feira à tarde a Luanda, depois de estar desde 2019 a viver em Barcelona, Espanha, confirmou à agência Lusa fonte do Executivo. Segundo a mesma fonte, …

Recusou lutar contra israelita nos Jogos Olímpicos: judoca suspenso até 2031

Fethi Nourine rejeitou defrontar um judoca israelita em Tóquio. Está proibido de voltar aos combates durante os próximos 10 anos. 26 de Julho de 2021. O foco dos portugueses nos Jogos Olímpicos, no judo, estava em …

"Não é altura para conjeturas nem debates internos", avisa direção de Rio

"Não é a altura para conjeturas, nem para debates internos sobre o futuro do PSD", afirmou a comissão permanente do PSD esta segunda-feira, num comunicado aos militantes sobre as eleições autárquicas. De acordo com o Público, …

Khalid, a "amostra de Cantona", expulso depois de ser substituído

Avançado do Le Havre protagonizou um momento pouco visto no futebol atual. Foi encontrar-se com um adepto, ao sair do relvado. O momento invulgar foi este: L’embrouille de Boutaïb avec un supporter du HAC 🙃 pic.twitter.com/WOEKLGA5Ew — Petit …

A fazer contas com o regresso às aulas? Saiba como conseguir poupar algum dinheiro

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas Todos sabemos que o regresso …

EuroVolley: Portugal perdeu mas a surpresa "irrespirável" foi a França

Selecção lusa esteve muito perto de marcar presença nos quartos-de-final, pela primeira vez. França, campeã olímpica no mês passado, não passou dos oitavos, num último parcial que terminou com... 34-32. Portugal não vai estar entre as …