Apenas 4 vitórias na Luz: o Benfica tem “medo cénico” quando recebe o FC Porto?

Tiago Petinga / EPA

FC Porto celebra golo contra o Benfica

Mais um capítulo do pesadelo para o Benfica chamado FC Porto. Sobretudo quando se encontram em Lisboa. “A preparação tem de ser muito diferente”.

Segunda-feira, véspera de um jogo muito importante para o Benfica, a nível europeu: recepção ao Inter Milão, na primeira “mão” dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Onde se acredita que o líder do campeonato português pode chegar ainda mais longe.

No entanto, também nesta segunda-feira, muitos adeptos do Benfica ainda estarão a pensar e a comentar a derrota por 1-2 contra o FC Porto, na sexta-feira passada.

Foi apenas a segunda derrota do clube encarnado em toda esta temporada (sim, foi eliminado na Taça de Portugal e na Taça da Liga, mas após empates nos dois casos).

Mas foi mais uma derrota do Benfica quando recebe o grande rival FC Porto.

Este Estádio da Luz foi inaugurado em Outubro de 2003, está quase a completar 20 anos. E nestas 19 temporadas, o Benfica só ganhou quatro vezes. Sempre com triunfos espaçados no tempo: 2006, 2009, 2014 e a última vitória caseira foi em 2018. Ao contrário, o FC Porto já venceu nove vezes, sobrando sete empates – tudo contas do campeonato, só.

No mesmo período, ou seja em 19 anos, o Benfica conseguiu o mesmo número de vitórias (quatro) no Dragão, recinto do adversário nortenho.

Há um factor que faz a diferença nestes duelos na Luz: a preparação. A ideia é defendida pelo comentador Filipe Inglês, no portal zerozero: “Tem que haver aqui uma preparação muito diferente deste jogo. De certeza que a semana no Porto é diferente. A maneira como eles se comportam é vincadamente diferente”.

“Jogasse sempre o FC Porto como jogou na Luz e seriam eles com 10 pontos de avanço. Assim que começa o clássico, logo nos primeiros minutos se percebe que vão ganhar. Querem mais. Lutam mais. Guerreiam mais. Jogam mais”, analisou o adepto do Benfica.

Por isso, o comentador não tem dúvidas: o FC Porto prepara cada deslocação à Luz de uma forma diferente, enquanto os jogadores do Benfica “encolhem-se, desaparecem”.

“Como por mistério, todos têm más exibições. Escondem-se do jogo, não seguram a bola e dar 3 passes seguidos é uma dificuldade tremenda”.

É um “complexo” que existe no Benfica, que já permitiu até que o FC Porto fosse campeão duas vezes no Estádio da Luz (a última há menos de um ano).

“Haverá tempo para tentar perceber este fenómeno. Da próxima vez que o FC Porto voltar a casa tudo terá que ser diferente. A preparação no Seixal tem que ser diferente. O ambiente no estádio terá que ser diferente. Teremos que ser nós a querer mais. A lutar mais. A guerrear mais. A jogar mais”, apelou.

No entanto, Filipe Inglês acredita que o Benfica vai ser campeão: “Somos a melhor equipa deste país. Só temos é ali um trauma por resolver”.

Esse trauma pode ser comparado ao medo cénico: “Quando um actor ou artista tem tudo preparado, ensaiou mil vezes a peça e até pode estar confiante que tem talento. Até sente que vai correr bem e nem se sente especialmente nervoso nos momentos antes de entrar no palco”.

“E no entanto…ao abrir a boca, ao ver as luzes, ao sentir os olhos do público…vem o calafrio. Quando dá conta, já o medo cénico invadiu todos os poros. E sabe que todos estão a reparar. Quanto mais disfarça, menos disfarça”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.