Benfica terá pago 250 mil euros por direitos de jovens de Cátio Baldé, mas não recebeu nenhum

(cv) Edgar Pedro

Cátio Baldé, empresário e fundador da Academia Demba Sanó.

O SL Benfica terá pago 250 mil euros pelo direito de preferência dos jovens formados na Academia Demba Sanó, de Cátio Baldé. No entanto, nenhum jogador desta academia chegou diretamente ao Estádio da Luz.

No verão, o empresário guineense Cátio Baldé foi acusado de corrupção passiva por ter pagado mais de 20 mil euros a um funcionário da embaixada portuguesa na Guiné-Bissau. O suborno tinha o objetivo de conseguir vistos para atletas que o agente queria levar para testes no SL Benfica.

Cátio Baldé terá abordado o funcionário depois de, em fevereiro de 2014, a embaixada ter negado os pedidos de vistos de entrada em Portugal a três jovens futebolistas.

O empresário assumiu ter oferecido “algum dinheiro” a um funcionário da embaixada, mas diz que só “à luz da cultura europeia é que esse ato é considerado corrupção”.

“Fiz o que todo o mundo faz”, afirmou, deixando claro que o clube da Luz não deve ser envolvido no processo.

Esta não é a primeira vez que o empresário do internacional português Bruma é apanhado num escândalo semelhante. Em 2017, foi um dos arguidos de uma investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), conhecida como Visa Branco.

Cátio Baldé vive e trabalha em Portugal desde os anos 80 e representa vários jogadores guineenses em clubes europeus. Em 2016, o empresário foi nomeado diretor executivo da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, prova da sua influência no futebol guineense. Demitiu-se dois anos depois, sem explicar porquê.

“Quando o Sporting abriu a Academia [2004], o Aurélio Pereira contactou-me e sou colaborador externo. Criei a Academia Demba Sanó e comecei a trazer jogadores para a Europa”, disse Baldé em entrevista à Sábado. A academia conta com olheiros nos Camarões, na Nigéria, no Senegal e até no Brasil.

No entanto, foi o Benfica que acabou por beneficiar com a exploração da academia. As ‘águias’ terão pago 250 mil euros a Cátio Baldé para assegurar o direito de preferência dos jovens formados na Academia Demba Sanó, escrevia o Record em dezembro de 2017.

O contrato entre as entidades, revelado na internet, surgiu como compensação pela formação de Úmaro Embaló, júnior do Benfica. Entrou em vigor a 28 de dezembro de 2015 e finalizou a 30 de junho de 2017, tendo sido automaticamente renovado por mais um ano.

No contrato, alegadamente assinado por Luís Filipe Vieira, Domingos Soares Oliveira e Cátio Baldé, pode ler-se que “a academia obriga-se a não negociar com terceiros qualquer atleta” sem conhecimento das águias.

Em 2018, noticiava-se que o Benfica tinha garantido a contratação de Emerson Mendonça, médio de 19 anos formado na Demba Sanó. O jogador estava também no radar de Sporting e FC Porto. Contudo, acabou por nunca ir para o Estádio da Luz, acabando por assinar pelo SL Cartaxo, na época passada. Atualmente, segundo o portal ZeroZero, está sem clube.

No mesmo ano, o SL Benfica procedeu à contratação de Alfa Baldé, jogador formado na academia de Cátio Baldé, mas que passou ainda pelo Ponte Frielas, de Loures, antes de chegar ao Benfica.

Portanto, o Benfica gastou 250 mil euros para ficar com o direito de preferência de jogadores formados na academia de Catió Baldé durante dois anos e meio, mas acabou por não reivindicar esse direito.

A academia esteve também envolvida no escândalo do pagamento por vistos de entrada em Portugal. O funcionário da embaixada recebeu uma das tranches do pagamento através da conta da Academia Demba Sanó Sport, no valor de 5 mil euros.

Pouco mais de uma semana depois, quatro jovens jogadores pediram vistos para prestar provas no Benfica. “Sem explicação legítima, foram emitidos no dia seguinte ao invés de demorarem semanas ou meses”, salienta o Ministério Público.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …