Benfica não vai a julgamento no caso E-Toupeira

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu esta quarta-feira não levar a julgamento a SAD do Benfica no âmbito do processo e-Toupeira, mantendo a decisão instrutória da juíza Ana Peres, do Tribunal Central de Instrução Criminal.

“Não merece provimento o recurso do Ministério Público e do assistente Perdigão na parte em que pretendiam a pronúncia [julgamento] da Benfica SAD como co-autora de todos os crimes imputados”, referiu uma fonte do TRL à agência Lusa.

O ex-árbitro Perdigão da Silva, que se constituiu assistente no processo, também apresentou recurso para a Relação de Lisboa.

Em 21 de Dezembro do ano passado, o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) decidiu não levar a julgamento a SAD do Benfica por nenhum dos 30 crimes pelos quais estava acusada, nem o funcionário judicial Júlio Loureiro, mas pronunciou o antigo assessor jurídico do Benfica Paulo Gonçalves e o funcionário judicial José Silva. O Ministério Público decidiu recorrer.

O MP interpôs recurso para o TRL, que foi distribuído ao juiz/relator Rui Teixeira, no qual o procurador Válter Alves defende a pronúncia da SAD do Benfica por um crime de corrupção ativa, outro de oferta ou recebimento indevido de vantagem e 28 crimes de falsidade informática: os 30 crimes que constam da acusação por si proferida.

Rui Teixeira criticou o facto de altos responsáveis do Benfica não terem sido acusados, culpando o Ministério Público por não ter ido mais longe.

No entanto, a juíza da fase de instrução Ana Peres realçou que “os factos atribuídos a Paulo Gonçalves não podiam ser imputados diretamente à SAD do Benfica”. Isto porque o funcionário “não fazia parte dos órgãos sociais da pessoa coletiva, nem representava a pessoa coletiva”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

34 COMENTÁRIOS

  1. Já era mais que óbvio que tal iria acontecer e pasme-se, na argumentação do Juiz Rui Teixeira que criticou o facto de altos responsáveis do Benfica não terem sido acusados, culpando o Ministério Público por não ter ido mais longe
    Isto é execrável.

  2. Agora que se acabou com esta Cabala, está na hora de tratar de assuntos verdadeiramente sérios: APITO DOURADO, ESTORILGATE, VIOLAÇÃO E ROUBO DE EMAILS DO SLB, ATAQUES AO CENTRO DE TREINOS DE ÁRBITROS, CASHBALL, etc etc etc!!!

  3. E o Hacker deve ser morto, criminoso, bandido, a descobrir os segredos e podres dos outros e a levar à luz do dia a corrupção do país! Matem esse homem que revela os podres dos outros, bandalho!

  4. Mais uma vez a justiça é cega, surda e muda. Já há muito que deixei de acreditar na justiça dos homens, agora só na Divina. É sempre os grandes e com milhões a ficar impunes e os pobres a pagar e irem presos.

  5. Numa terra de bananas quem supostamente tem responsabilidades, não as assume!
    .
    Estas foram-lhe delegadas para e por isso mesmo…
    .
    Para que tudo continue exatamente igual, porque tudo é um bananal.

  6. A nossa democracia já teve melhores dias. Estamos a pôr-nos a jeito para um Bolsonaro e por aí fora.
    Só resta mesmo inocentar o Ricardo Salgado e o Sócrates.

  7. Mas esta gente queria o quê???

    A JUSTIÇA manifestou-se, decidiu!!! Mas como a decisão não lhes agradou, espumam-se todos!

    TEMOS PENA! Estão mal? Mudem-se!

    • Se conhecesse a justiça por dentro… Veja os espetáculos mais mal escondidos como o sorteio do Juíz, o anterior PGR e o presidente do STJ a quererem por todos os meios abafar o caso do 44, os acórdãos desse grande Rangel e como é que eram determinados….
      Se soubesse da missa a metade

    • Seja sério ou cale-se…

      Então a justiça para o seu benfica “manifestou-se e decidiu” mas para os outros clubes “ está na hora de tratar de assuntos verdadeiramente sérios: APITO DOURADO, ESTORILGATE, VIOLAÇÃO E ROUBO DE EMAILS DO SLB, ATAQUES AO CENTRO DE TREINOS DE ÁRBITROS, CASHBALL, etc etc etc!!!“

      Tenha vergonha, pois o que está em causa é uma decisão que o pode afectar um dia…

      • Vergonha tenha você seu Lisbonense ! Estes assuntos que foram referidos são questões com fundo real, não imaginações miseravelmente especulativas.

    • Se os vigaristas azuis do norte compraram o produto do assalto ao Benfica, aí sim há assunto para a descida de divisão dos listados do FCP. E quem sabe se até o bruninho lagarto também não estará implicado no assalto.

  8. Pensando bem…

    Depois de ler tanto comentário aziado, decidi fazer uma coisa… DAR-VOS RAZÃO!

    Assim vocês ficam a sentir-se bem e, eu fico a pensar para mim, que vocês não passam de imbecis. E ficamos todos felizes assim.

    • Como pode você dar uma coisa – razão – que não tem?!
      Isso não faz de si uma pessoa mentalmente sã, como aliás se extrai das suas convicções.
      Espero que um dia precise de justiça e vai descobrir em si e da pior forma o imbecil que hoje julga ter à sua volta.

      • Cão danado
        Esse tipo ( filho da capital) por mais que lhe se explique ele nunca irá entender.
        Não vale a pena o tempo que se perde com ele…
        Há tipos assim…

    • Isso… pensa para ti… parece-me bem. E pelo caminho reconheces aquilo que todos nós sabemos, que temos razão e que no fundo, bem lá no fundo, és apenas mais uma mente baralhada a necessitar de luz. A Luz!

  9. A montanha pariu uma toupeira, já todos esperávamos tendo em consideração todo o tempo que o cozinhado demorou, estes são intocáveis e o desporto ficará por cá cada vez mais como sendo uma engrenagem que funciona bem e apenas com compadrio. Os tais jogos à porta fechada irão pelo mesmo caminho.

RESPONDER

Vandalizadas instalações da delegação da União Europeia em Israel

As paredes da delegação da missão da União Europeia (UE) em Israel apareceram, este domingo, vandalizadas com grafiti e com acusações ameaçadoras de que “o dinheiro alemão mata judeus”. A delegação da UE naquele país já …

Morreu Ric Ocasek, vocalista dos The Cars

Ric Ocasek, vocalista dos The Cars, foi encontrado morto no domingo à tarde em sua casa em Manhattan, anunciou a polícia de Nova Iorque. Segundo um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova Iorque, foi a …

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas …

Lagos de metano de Titã podem ser crateras de explosões gigantes

Um novo estudo sugere que os lagos de metano líquido encontrados na superfície de Titã, a principal lua de Saturno, podem ter-se formado quando azoto aquecido explodiu debaixo da sua superfície. De acordo com o Business …

Todos os cometas do Sistema Solar podem ter vindo do mesmo lugar

Os cometas do Sistema Solar podem ter nascido no mesmo lugar. Um astrónomo da Universidade de Leiden aplicou modelos químicos a catorze cometas conhecidos e encontrou um padrão claro. Todos os cometas do Sistema Solar podem …

Descoberta enguia que tem a maior descarga elétrica alguma vez vista

Foram descobertas duas novas espécies de enguias elétricas (Electrophorus electricus), sendo que uma delas tem a maior descarga elétrica alguma vez vista num animal, com uma potência de 850 volts. Podendo chegar a 2,5 metros de …

Nova tecnologia consegue gerar eletricidade através das noites frias

Cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia em Los Angeles construíram um dispositivo que consegue gerar eletricidade através do frio sentido durante a noite. Há dois anos, numa noite gelada de dezembro, num telhado da Califórnia, …

Descoberto um mundo subterrâneo perdido no meio da Antártida

Durante as primeiras expedições na Antártida, exploradores polares descobriram uma caverna de gelo "perdida" com três andares, vários lagos e um rio. A formação geológica foi encontrada na ilha Galindez, onde estão baseados os exploradores da …

Boavista 1-1 Sporting | Duelo felino de portas fechadas

O Sporting foi ao Estádio do Bessa perder mais dois pontos. Após a derrota em casa com o Rio Ave na ronda anterior, que valeu o despedimento a Marcel Keizer, Leonel Pontes estreou-se no banco …

Durante a Guerra Fria, os melhores agentes da CIA não eram humanos

A CIA desclassificou dezenas de documentos da época da Guerra Fria, que revelam detalhes das suas missões. A agência de inteligência norte-americana não apostava só em humanos. De acordo com a agência France-Press, os documentos revelam …