Benfica não vai a julgamento no caso E-Toupeira

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu esta quarta-feira não levar a julgamento a SAD do Benfica no âmbito do processo e-Toupeira, mantendo a decisão instrutória da juíza Ana Peres, do Tribunal Central de Instrução Criminal.

“Não merece provimento o recurso do Ministério Público e do assistente Perdigão na parte em que pretendiam a pronúncia [julgamento] da Benfica SAD como co-autora de todos os crimes imputados”, referiu uma fonte do TRL à agência Lusa.

O ex-árbitro Perdigão da Silva, que se constituiu assistente no processo, também apresentou recurso para a Relação de Lisboa.

Em 21 de Dezembro do ano passado, o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) decidiu não levar a julgamento a SAD do Benfica por nenhum dos 30 crimes pelos quais estava acusada, nem o funcionário judicial Júlio Loureiro, mas pronunciou o antigo assessor jurídico do Benfica Paulo Gonçalves e o funcionário judicial José Silva. O Ministério Público decidiu recorrer.

O MP interpôs recurso para o TRL, que foi distribuído ao juiz/relator Rui Teixeira, no qual o procurador Válter Alves defende a pronúncia da SAD do Benfica por um crime de corrupção ativa, outro de oferta ou recebimento indevido de vantagem e 28 crimes de falsidade informática: os 30 crimes que constam da acusação por si proferida.

Rui Teixeira criticou o facto de altos responsáveis do Benfica não terem sido acusados, culpando o Ministério Público por não ter ido mais longe.

No entanto, a juíza da fase de instrução Ana Peres realçou que “os factos atribuídos a Paulo Gonçalves não podiam ser imputados diretamente à SAD do Benfica”. Isto porque o funcionário “não fazia parte dos órgãos sociais da pessoa coletiva, nem representava a pessoa coletiva”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

34 COMENTÁRIOS

  1. Já era mais que óbvio que tal iria acontecer e pasme-se, na argumentação do Juiz Rui Teixeira que criticou o facto de altos responsáveis do Benfica não terem sido acusados, culpando o Ministério Público por não ter ido mais longe
    Isto é execrável.

  2. Agora que se acabou com esta Cabala, está na hora de tratar de assuntos verdadeiramente sérios: APITO DOURADO, ESTORILGATE, VIOLAÇÃO E ROUBO DE EMAILS DO SLB, ATAQUES AO CENTRO DE TREINOS DE ÁRBITROS, CASHBALL, etc etc etc!!!

  3. E o Hacker deve ser morto, criminoso, bandido, a descobrir os segredos e podres dos outros e a levar à luz do dia a corrupção do país! Matem esse homem que revela os podres dos outros, bandalho!

  4. Mais uma vez a justiça é cega, surda e muda. Já há muito que deixei de acreditar na justiça dos homens, agora só na Divina. É sempre os grandes e com milhões a ficar impunes e os pobres a pagar e irem presos.

  5. Numa terra de bananas quem supostamente tem responsabilidades, não as assume!
    .
    Estas foram-lhe delegadas para e por isso mesmo…
    .
    Para que tudo continue exatamente igual, porque tudo é um bananal.

  6. A nossa democracia já teve melhores dias. Estamos a pôr-nos a jeito para um Bolsonaro e por aí fora.
    Só resta mesmo inocentar o Ricardo Salgado e o Sócrates.

  7. Mas esta gente queria o quê???

    A JUSTIÇA manifestou-se, decidiu!!! Mas como a decisão não lhes agradou, espumam-se todos!

    TEMOS PENA! Estão mal? Mudem-se!

    • Se conhecesse a justiça por dentro… Veja os espetáculos mais mal escondidos como o sorteio do Juíz, o anterior PGR e o presidente do STJ a quererem por todos os meios abafar o caso do 44, os acórdãos desse grande Rangel e como é que eram determinados….
      Se soubesse da missa a metade

    • Seja sério ou cale-se…

      Então a justiça para o seu benfica “manifestou-se e decidiu” mas para os outros clubes “ está na hora de tratar de assuntos verdadeiramente sérios: APITO DOURADO, ESTORILGATE, VIOLAÇÃO E ROUBO DE EMAILS DO SLB, ATAQUES AO CENTRO DE TREINOS DE ÁRBITROS, CASHBALL, etc etc etc!!!“

      Tenha vergonha, pois o que está em causa é uma decisão que o pode afectar um dia…

      • Vergonha tenha você seu Lisbonense ! Estes assuntos que foram referidos são questões com fundo real, não imaginações miseravelmente especulativas.

    • Se os vigaristas azuis do norte compraram o produto do assalto ao Benfica, aí sim há assunto para a descida de divisão dos listados do FCP. E quem sabe se até o bruninho lagarto também não estará implicado no assalto.

  8. Pensando bem…

    Depois de ler tanto comentário aziado, decidi fazer uma coisa… DAR-VOS RAZÃO!

    Assim vocês ficam a sentir-se bem e, eu fico a pensar para mim, que vocês não passam de imbecis. E ficamos todos felizes assim.

    • Como pode você dar uma coisa – razão – que não tem?!
      Isso não faz de si uma pessoa mentalmente sã, como aliás se extrai das suas convicções.
      Espero que um dia precise de justiça e vai descobrir em si e da pior forma o imbecil que hoje julga ter à sua volta.

      • Cão danado
        Esse tipo ( filho da capital) por mais que lhe se explique ele nunca irá entender.
        Não vale a pena o tempo que se perde com ele…
        Há tipos assim…

    • Isso… pensa para ti… parece-me bem. E pelo caminho reconheces aquilo que todos nós sabemos, que temos razão e que no fundo, bem lá no fundo, és apenas mais uma mente baralhada a necessitar de luz. A Luz!

  9. A montanha pariu uma toupeira, já todos esperávamos tendo em consideração todo o tempo que o cozinhado demorou, estes são intocáveis e o desporto ficará por cá cada vez mais como sendo uma engrenagem que funciona bem e apenas com compadrio. Os tais jogos à porta fechada irão pelo mesmo caminho.

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …