Benfica não vai a julgamento no caso E-Toupeira

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu esta quarta-feira não levar a julgamento a SAD do Benfica no âmbito do processo e-Toupeira, mantendo a decisão instrutória da juíza Ana Peres, do Tribunal Central de Instrução Criminal.

“Não merece provimento o recurso do Ministério Público e do assistente Perdigão na parte em que pretendiam a pronúncia [julgamento] da Benfica SAD como co-autora de todos os crimes imputados”, referiu uma fonte do TRL à agência Lusa.

O ex-árbitro Perdigão da Silva, que se constituiu assistente no processo, também apresentou recurso para a Relação de Lisboa.

Em 21 de Dezembro do ano passado, o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) decidiu não levar a julgamento a SAD do Benfica por nenhum dos 30 crimes pelos quais estava acusada, nem o funcionário judicial Júlio Loureiro, mas pronunciou o antigo assessor jurídico do Benfica Paulo Gonçalves e o funcionário judicial José Silva. O Ministério Público decidiu recorrer.

O MP interpôs recurso para o TRL, que foi distribuído ao juiz/relator Rui Teixeira, no qual o procurador Válter Alves defende a pronúncia da SAD do Benfica por um crime de corrupção ativa, outro de oferta ou recebimento indevido de vantagem e 28 crimes de falsidade informática: os 30 crimes que constam da acusação por si proferida.

Rui Teixeira criticou o facto de altos responsáveis do Benfica não terem sido acusados, culpando o Ministério Público por não ter ido mais longe.

No entanto, a juíza da fase de instrução Ana Peres realçou que “os factos atribuídos a Paulo Gonçalves não podiam ser imputados diretamente à SAD do Benfica”. Isto porque o funcionário “não fazia parte dos órgãos sociais da pessoa coletiva, nem representava a pessoa coletiva”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

34 COMENTÁRIOS

  1. Já era mais que óbvio que tal iria acontecer e pasme-se, na argumentação do Juiz Rui Teixeira que criticou o facto de altos responsáveis do Benfica não terem sido acusados, culpando o Ministério Público por não ter ido mais longe
    Isto é execrável.

  2. Agora que se acabou com esta Cabala, está na hora de tratar de assuntos verdadeiramente sérios: APITO DOURADO, ESTORILGATE, VIOLAÇÃO E ROUBO DE EMAILS DO SLB, ATAQUES AO CENTRO DE TREINOS DE ÁRBITROS, CASHBALL, etc etc etc!!!

  3. E o Hacker deve ser morto, criminoso, bandido, a descobrir os segredos e podres dos outros e a levar à luz do dia a corrupção do país! Matem esse homem que revela os podres dos outros, bandalho!

  4. Mais uma vez a justiça é cega, surda e muda. Já há muito que deixei de acreditar na justiça dos homens, agora só na Divina. É sempre os grandes e com milhões a ficar impunes e os pobres a pagar e irem presos.

  5. Numa terra de bananas quem supostamente tem responsabilidades, não as assume!
    .
    Estas foram-lhe delegadas para e por isso mesmo…
    .
    Para que tudo continue exatamente igual, porque tudo é um bananal.

  6. A nossa democracia já teve melhores dias. Estamos a pôr-nos a jeito para um Bolsonaro e por aí fora.
    Só resta mesmo inocentar o Ricardo Salgado e o Sócrates.

  7. Mas esta gente queria o quê???

    A JUSTIÇA manifestou-se, decidiu!!! Mas como a decisão não lhes agradou, espumam-se todos!

    TEMOS PENA! Estão mal? Mudem-se!

    • Se conhecesse a justiça por dentro… Veja os espetáculos mais mal escondidos como o sorteio do Juíz, o anterior PGR e o presidente do STJ a quererem por todos os meios abafar o caso do 44, os acórdãos desse grande Rangel e como é que eram determinados….
      Se soubesse da missa a metade

    • Seja sério ou cale-se…

      Então a justiça para o seu benfica “manifestou-se e decidiu” mas para os outros clubes “ está na hora de tratar de assuntos verdadeiramente sérios: APITO DOURADO, ESTORILGATE, VIOLAÇÃO E ROUBO DE EMAILS DO SLB, ATAQUES AO CENTRO DE TREINOS DE ÁRBITROS, CASHBALL, etc etc etc!!!“

      Tenha vergonha, pois o que está em causa é uma decisão que o pode afectar um dia…

      • Vergonha tenha você seu Lisbonense ! Estes assuntos que foram referidos são questões com fundo real, não imaginações miseravelmente especulativas.

    • Se os vigaristas azuis do norte compraram o produto do assalto ao Benfica, aí sim há assunto para a descida de divisão dos listados do FCP. E quem sabe se até o bruninho lagarto também não estará implicado no assalto.

  8. Pensando bem…

    Depois de ler tanto comentário aziado, decidi fazer uma coisa… DAR-VOS RAZÃO!

    Assim vocês ficam a sentir-se bem e, eu fico a pensar para mim, que vocês não passam de imbecis. E ficamos todos felizes assim.

    • Como pode você dar uma coisa – razão – que não tem?!
      Isso não faz de si uma pessoa mentalmente sã, como aliás se extrai das suas convicções.
      Espero que um dia precise de justiça e vai descobrir em si e da pior forma o imbecil que hoje julga ter à sua volta.

      • Cão danado
        Esse tipo ( filho da capital) por mais que lhe se explique ele nunca irá entender.
        Não vale a pena o tempo que se perde com ele…
        Há tipos assim…

    • Isso… pensa para ti… parece-me bem. E pelo caminho reconheces aquilo que todos nós sabemos, que temos razão e que no fundo, bem lá no fundo, és apenas mais uma mente baralhada a necessitar de luz. A Luz!

  9. A montanha pariu uma toupeira, já todos esperávamos tendo em consideração todo o tempo que o cozinhado demorou, estes são intocáveis e o desporto ficará por cá cada vez mais como sendo uma engrenagem que funciona bem e apenas com compadrio. Os tais jogos à porta fechada irão pelo mesmo caminho.

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …