Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

Rodrigo Antunes / Lusa

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa.

Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos dos 90, Anthony Lopes enviou uma prenda que Pizzi não desperdiçou, numa altura em que boa parte das bancadas temia pelo empate.

O jogo explicado em números

  • Apesar da ameaça francesa logo a partir do pontapé de saída, o Benfica foi lesto a chegar ao golo, por intermédio de Rafa, aos quatro minutos, com assistência de Cervi. Os “encarnados” não podiam ter sonhado com melhor arranque.
  • A alegria de Rafa seria sol de pouca dura. O extremo sairia aos 20 minutos por lesão, dando lugar a Pizzi, numa altura em que reclamava não só o golo como também dois dos três remates do Benfica.
  • Findos os primeiros 30 minutos já era possível perceber que o Benfica, mesmo sem criar muito perigo após o golo, “carburava” sobretudo pelo corredor de Cervi e Grimaldo, com 44% do jogo “encarnado” a ser canalizado pelo flanco esquerdo.
  • O intervalo aproximava-se, com mais bola para os franceses (57%) e com um único remate enquadrado à baliza: o do golo de Rafa. Alguma luta (quatro amarelos, três para o Lyon), mas pouca emoção na Luz em cima do intervalo.
  • O Benfica atingia o descanso premiado pela eficácia madrugadora, num jogo com equilíbrio no total de remates e (natural) maior posse para os franceses, em desvantagem desde os quatro minutos. O melhor ao intervalo era ainda Rafa. Apesar de só ter somado nove acções com bola em menos de 20 minutos, o avançado não só marcou o golo como mostrou eficácia quase total, abandonando o relvado com apenas uma perda de posse e um rating de 6.5. No seu encalço surgia Cervi 6.1, único jogador em campo com mais de um passe para finalização (dois, um deles a assistência).
  • Os primeiros 15 minutos do segundo tempo acentuaram a tendência de maior posse francesa (62% na retoma), mas com pobreza ainda mais acentuada no capítulo do remate: apenas um (e desenquadrado) para os franceses. Por esta altura, Seferovic seria rendido por Carlos Vinicius.
  • O Lyon assustava a Luz aos 63 minutos, enviando uma bola aos ferros da baliza de Odysseas, com a colaboração involuntária de… Ferro. O Benfica permanecia sem remates no segundo tempo.
  • Aos 70 minutos chegaria o golo temido pelas bancadas: Dubois cruzou e Depay desviou para o fundo das redes. O Lyon respondia na mesma moeda, marcando no primeiro remate enquadrado que conseguiu em todo o jogo, na quarta tentativa (sem resposta “encarnada”) da segunda parte.
  • Aos 85 minutos chegaria o “milagre”, esse sim inesperado. Na sequência da ameaça de Pizzi ao poste, no único remate benfiquista até então desde o descanso, o guardião português Anthony Lopes falhou a reposição de bola e o brigantino não perdoou, rematando para a baliza deserta e levando a Luz à loucura, numa altura em que o empate até começava a parecer o resultado menos mau.
  • O Lyon tentaria ainda o forcing final, mas a primeira vitória europeia da época já não fugiria ao Benfica, deixando a “águia” a apenas um ponto de Zenit e Lyon e a três do Leipzig.

O melhor em campo GoalPoint

Memphis Depay terminou como o melhor jogador em campo, com um GoalPoint Rating de 7.5 que acaba por quantificar a ameaça que foi constituindo para a baliza “encarnada”, sobretudo na segunda parte. O holandês terminou com dois remates, um deles para golo, quatro passes para finalização (máximo no jogo) e três dribles eficazes em quatro tentativas, sendo ainda o mais castigado (seis faltas sofridas). Entre os “encarnados”, e pese o golo decisivo assinado pelo seu substituto (Pizzi), Rafa terminou ainda assim na liderança – 6.5 – dos ratings benfiquistas.

Jogadores em foco

  • Pizzi 6.3 – Rendeu bem cedo o homem que inaugurou o marcador e acabaria por ser tão importante quanto ele. Rematou apenas duas vezes e ambas no mesmo minuto, uma ao poste e outra para o golo da vitória.
  • Cervi 6.0 – Muitos não o esperariam no “onze”, assim como muitos assobiaram a sua substituição, prova do bom jogo que fez (apenas o segundo a titular esta época), a atacar e a defender. Para lá da assistência para o primeiro golo, somou dois passes para finalização e seis acções defensivas, nos 74 minutos em que esteve em campo.
  • Denayer 6.3 – Seferovic não teve uma noite feliz e boa parte da culpa será do central, o segundo melhor rating no Lyon. O belga foi o jogador visitante com mais bola (103 acções com o esférico), manteve uma eficácia de passe de 92% e terminou como o jogador com mais recuperações de posse (a par de Gabriel), com dez.
  • Seferovic 4.5 – O suíço voltou a “queimar as batatas fritas”, mostrando-se muito longe da forma exibida na época passada. Haris somou apenas dois remates em 57 minutos, ambos desenquadrados, perdendo a posse em nove das 21 acções com bola que somou enquanto esteve em campo.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …