Benfica goleia o Tondela na primeira vitória fora na I Liga

Paulo Novais / Lusa

-

Gonçalo Guedes festeja o terceiro golo

O Benfica regressou hoje às vitórias, goleando o Tondela por 4-0, numa partida em que os ‘encarnados’ conseguiram o seu primeiro triunfo em terreno alheio na I Liga de futebol, no arranque da nona jornada.

Sem tempo para dar sinais da derrota caseira com o Sporting (3-0), os bicampeões nacionais entraram em força no estádio Municipal de Aveiro e aos 11 minutos já ganhavam por 2-0, com um golo de Jonas e a ajuda involuntária do defesa Markus Berger, a acertar na baliza errada.

Com o estreante Clésio a lateral-direito e Talisca no meio-campo, preenchendo as vagas de André Almeida e Eliseu, que tinham alinhado frente ao Sporting, o Benfica ganhou tranquilidade antes do intervalo, com mais um golo, apontado por Gonçalo Guedes (42), e confirmou a goleada graças a Carcela, já perto do final (82).

Na primeira jogada em que foi à baliza de Matt Jones, o Benfica marcou. Com apenas quatro minutos de jogo, Jonas respondeu a um cruzamento de Gaitán e reforçou o estatuto de melhor marcador da liga, fazendo o seu oitavo golo com um cabeceamento sobre o guarda-redes ‘auriverde’, que se encontrava ligeiramente adiantado.

Os bicampeões nacionais continuaram a pressionar os estreantes na I Liga de futebol e aos 11 minutos aumentam a vantagem, num lance em que Jonas cruzou e o defesa Berger acabou por marcar na própria baliza, desviando a bola das mãos de Matt Jones.

Com uma vantagem confortável, o Benfica desacelerou perante a passividade do Tondela, que só aos 41 minutos levou algum perigo à baliza à guarda de Júlio César.

Um minuto depois, foi o Benfica quem voltou a marcar através de Gonçalo Guedes, que conseguiu contornar o guardião Cláudio Ramos – substituiu o lesionado Matt Jones – e atirou de ângulo apertado.

Ainda antes do apito para o intervalo, Bruno Monteiro levou algum perigo ao último reduto ‘encarnado’, numa jogada em que Júlio César não segurou a bola.

Na segunda parte, o primeiro remate coube à equipa que jogou em ‘casa emprestada’, por intermédio de Hélder Tavares, que não chegou a assustar Júlio César.

Apesar da grande desvantagem no marcador, a equipa de Rui Bento tentou contrariar a superioridade do Benfica, construindo alguns lances, embora sem eficácia na finalização.

Aos 79 minutos, o Benfica, que ao longo de quase toda a segunda parte geriu a vantagem, esteve perto de marcar o quarto tento por intermédio de Carcela, valendo a defesa, para canto, do guardião Cláudio Ramos.

Depois de avisar, Carcela, que substituiu Gaitán ao minuto 70, acabou mesmo por chegar ao golo aos 82 minutos, estabelecendo o resultado final.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …