Benfica goleia o Tondela na primeira vitória fora na I Liga

Paulo Novais / Lusa

-

Gonçalo Guedes festeja o terceiro golo

O Benfica regressou hoje às vitórias, goleando o Tondela por 4-0, numa partida em que os ‘encarnados’ conseguiram o seu primeiro triunfo em terreno alheio na I Liga de futebol, no arranque da nona jornada.

Sem tempo para dar sinais da derrota caseira com o Sporting (3-0), os bicampeões nacionais entraram em força no estádio Municipal de Aveiro e aos 11 minutos já ganhavam por 2-0, com um golo de Jonas e a ajuda involuntária do defesa Markus Berger, a acertar na baliza errada.

Com o estreante Clésio a lateral-direito e Talisca no meio-campo, preenchendo as vagas de André Almeida e Eliseu, que tinham alinhado frente ao Sporting, o Benfica ganhou tranquilidade antes do intervalo, com mais um golo, apontado por Gonçalo Guedes (42), e confirmou a goleada graças a Carcela, já perto do final (82).

Na primeira jogada em que foi à baliza de Matt Jones, o Benfica marcou. Com apenas quatro minutos de jogo, Jonas respondeu a um cruzamento de Gaitán e reforçou o estatuto de melhor marcador da liga, fazendo o seu oitavo golo com um cabeceamento sobre o guarda-redes ‘auriverde’, que se encontrava ligeiramente adiantado.

Os bicampeões nacionais continuaram a pressionar os estreantes na I Liga de futebol e aos 11 minutos aumentam a vantagem, num lance em que Jonas cruzou e o defesa Berger acabou por marcar na própria baliza, desviando a bola das mãos de Matt Jones.

Com uma vantagem confortável, o Benfica desacelerou perante a passividade do Tondela, que só aos 41 minutos levou algum perigo à baliza à guarda de Júlio César.

Um minuto depois, foi o Benfica quem voltou a marcar através de Gonçalo Guedes, que conseguiu contornar o guardião Cláudio Ramos – substituiu o lesionado Matt Jones – e atirou de ângulo apertado.

Ainda antes do apito para o intervalo, Bruno Monteiro levou algum perigo ao último reduto ‘encarnado’, numa jogada em que Júlio César não segurou a bola.

Na segunda parte, o primeiro remate coube à equipa que jogou em ‘casa emprestada’, por intermédio de Hélder Tavares, que não chegou a assustar Júlio César.

Apesar da grande desvantagem no marcador, a equipa de Rui Bento tentou contrariar a superioridade do Benfica, construindo alguns lances, embora sem eficácia na finalização.

Aos 79 minutos, o Benfica, que ao longo de quase toda a segunda parte geriu a vantagem, esteve perto de marcar o quarto tento por intermédio de Carcela, valendo a defesa, para canto, do guardião Cláudio Ramos.

Depois de avisar, Carcela, que substituiu Gaitán ao minuto 70, acabou mesmo por chegar ao golo aos 82 minutos, estabelecendo o resultado final.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …