Benfica goleia o Tondela na primeira vitória fora na I Liga

Paulo Novais / Lusa

-

Gonçalo Guedes festeja o terceiro golo

O Benfica regressou hoje às vitórias, goleando o Tondela por 4-0, numa partida em que os ‘encarnados’ conseguiram o seu primeiro triunfo em terreno alheio na I Liga de futebol, no arranque da nona jornada.

Sem tempo para dar sinais da derrota caseira com o Sporting (3-0), os bicampeões nacionais entraram em força no estádio Municipal de Aveiro e aos 11 minutos já ganhavam por 2-0, com um golo de Jonas e a ajuda involuntária do defesa Markus Berger, a acertar na baliza errada.

Com o estreante Clésio a lateral-direito e Talisca no meio-campo, preenchendo as vagas de André Almeida e Eliseu, que tinham alinhado frente ao Sporting, o Benfica ganhou tranquilidade antes do intervalo, com mais um golo, apontado por Gonçalo Guedes (42), e confirmou a goleada graças a Carcela, já perto do final (82).

Na primeira jogada em que foi à baliza de Matt Jones, o Benfica marcou. Com apenas quatro minutos de jogo, Jonas respondeu a um cruzamento de Gaitán e reforçou o estatuto de melhor marcador da liga, fazendo o seu oitavo golo com um cabeceamento sobre o guarda-redes ‘auriverde’, que se encontrava ligeiramente adiantado.

Os bicampeões nacionais continuaram a pressionar os estreantes na I Liga de futebol e aos 11 minutos aumentam a vantagem, num lance em que Jonas cruzou e o defesa Berger acabou por marcar na própria baliza, desviando a bola das mãos de Matt Jones.

Com uma vantagem confortável, o Benfica desacelerou perante a passividade do Tondela, que só aos 41 minutos levou algum perigo à baliza à guarda de Júlio César.

Um minuto depois, foi o Benfica quem voltou a marcar através de Gonçalo Guedes, que conseguiu contornar o guardião Cláudio Ramos – substituiu o lesionado Matt Jones – e atirou de ângulo apertado.

Ainda antes do apito para o intervalo, Bruno Monteiro levou algum perigo ao último reduto ‘encarnado’, numa jogada em que Júlio César não segurou a bola.

Na segunda parte, o primeiro remate coube à equipa que jogou em ‘casa emprestada’, por intermédio de Hélder Tavares, que não chegou a assustar Júlio César.

Apesar da grande desvantagem no marcador, a equipa de Rui Bento tentou contrariar a superioridade do Benfica, construindo alguns lances, embora sem eficácia na finalização.

Aos 79 minutos, o Benfica, que ao longo de quase toda a segunda parte geriu a vantagem, esteve perto de marcar o quarto tento por intermédio de Carcela, valendo a defesa, para canto, do guardião Cláudio Ramos.

Depois de avisar, Carcela, que substituiu Gaitán ao minuto 70, acabou mesmo por chegar ao golo aos 82 minutos, estabelecendo o resultado final.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …