Benfica viola leis da FIFA ao financiar jogador para o Vitória de Setúbal

O SL Benfica assinou um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA. As ‘águias’ financiaram a transferência de Khalid Hachadi para o Vitória de Setúbal.

Em 2019, o Vitória de Setúbal contratou Khalid Hachadi, batendo inesperadamente a concorrência de Benfica e Sporting. Os sadinos pagaram 1,25 milhões de euros pelo avançado marroquino. Desse dinheiro, 800 mil euros foram para o Olympique Club Khourigba, 150 mil foram de prémio de assinatura para o jogador e 300 mil foram de comissão para um empresário.

A contratação surpreendeu pelos valores envolvidos, já que para um clube como o Vitória de Setúbal este é um investimento avultado. Agora, o jornal Público avança que foi o Benfica que financiou toda a operação após assinar um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA. Os ‘encarnados’ pagaram 900 mil euros.

Segundo documentos consultados pelo matutino, o dinheiro foi transferido para uma conta dos sadinos, de onde, no mesmo dia, saíram 800 mil euros para o clube marroquino. A transferência não consta nos relatórios e contas do emblema da Luz.

Os 100 mil euros que sobraram da transferência de Luís Filipe Vieira serviram para pagar salários a alguns jogadores do plantel. Hachadi chegou a Setúbal com um salário anual de 80 mil euros.

“A Benfica SAD tem vindo a acompanhar a carreira do jogador [Hachadi] e tem interesse em adquirir, em caso de futura transferência temporária ou definitiva, um Direito de Preferência na aquisição definitiva dos seus Direito Económicos e/ou Direitos Desportivos”, lê-se no documento rubricado por partes de ambos os clubes.

Se o jogador fosse transferido para um terceiro clube, rescindisse por mútuo acordo ou por justa causa, sem conceder ao Benfica o direito de preferência, o Benfica seria compensado com 1,5 milhões de euros. Caso o futebolista se transferisse para FC Porto, Sporting ou SC Braga, o Vitória FC teria de pagar 6,5 milhões de euros às ‘águias’.

O jornal Público escreve que este contrato viola claramente os regulamentos da FIFA e não foi registado na plataforma Transfer Matching System da FIFA, onde é obrigatório inserir os dados das transferências internacionais de jogadores.

“Nenhum clube poderá celebrar um contrato em que qualquer contraparte desse contrato, bem como terceiro, adquira a capacidade de influenciar, em temas laborais ou de transferência, a independência, as políticas ou o desempenho das equipas desse clube”, dita o regulamento da entidade que regula o futebol a nível mundial.

Outro aspeto que chamou a atenção foi a ‘choruda’ comissão de 300 mil euros, que corresponde a cerca de um terço do valor total da transferência. O agente em causa é Armindo Costa Aguiar, que também é empresário de Jorge Jesus.

Entretanto, desde a contratação do jogador, o Vitória de Setúbal foi despromovido ao Campeonato de Portugal e o marroquino aceitou revogar o contrato por mútuo acordo. Os sadinos incorreram numa violação do contrato que assinaram com o Benfica e que obrigava, assim, ao pagamento de 1,5 milhões de euros.

Até ao momento, nem Vitória nem o jogador terão recebido qualquer reivindicação por parte do Benfica, escreve o Público. Assim sendo, os 900 mil euros investidos pelos ‘encarnados’ acabaram por se perder sem que houvesse um real retorno.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É o clube – corja! – acima do estado! E continuam com os mesmos métodos e não se passa nada!
    São Juízes, PJ, polícias, GNR, magistrados do MP, Desembargadores, Conselheiros, um lodo de um País que tudo permite!
    Dá vómito esta impunidade!! Nem no Gabão!! NOJO!!

    • Tem toda a razão, violam tudo e nada se passa, são intocáveis, uma vergonha nacional, não há seriedade no futebol em Portugal!

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …