Benfica viola leis da FIFA ao financiar jogador para o Vitória de Setúbal

O SL Benfica assinou um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA. As ‘águias’ financiaram a transferência de Khalid Hachadi para o Vitória de Setúbal.

Em 2019, o Vitória de Setúbal contratou Khalid Hachadi, batendo inesperadamente a concorrência de Benfica e Sporting. Os sadinos pagaram 1,25 milhões de euros pelo avançado marroquino. Desse dinheiro, 800 mil euros foram para o Olympique Club Khourigba, 150 mil foram de prémio de assinatura para o jogador e 300 mil foram de comissão para um empresário.

A contratação surpreendeu pelos valores envolvidos, já que para um clube como o Vitória de Setúbal este é um investimento avultado. Agora, o jornal Público avança que foi o Benfica que financiou toda a operação após assinar um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA. Os ‘encarnados’ pagaram 900 mil euros.

Segundo documentos consultados pelo matutino, o dinheiro foi transferido para uma conta dos sadinos, de onde, no mesmo dia, saíram 800 mil euros para o clube marroquino. A transferência não consta nos relatórios e contas do emblema da Luz.

Os 100 mil euros que sobraram da transferência de Luís Filipe Vieira serviram para pagar salários a alguns jogadores do plantel. Hachadi chegou a Setúbal com um salário anual de 80 mil euros.

“A Benfica SAD tem vindo a acompanhar a carreira do jogador [Hachadi] e tem interesse em adquirir, em caso de futura transferência temporária ou definitiva, um Direito de Preferência na aquisição definitiva dos seus Direito Económicos e/ou Direitos Desportivos”, lê-se no documento rubricado por partes de ambos os clubes.

Se o jogador fosse transferido para um terceiro clube, rescindisse por mútuo acordo ou por justa causa, sem conceder ao Benfica o direito de preferência, o Benfica seria compensado com 1,5 milhões de euros. Caso o futebolista se transferisse para FC Porto, Sporting ou SC Braga, o Vitória FC teria de pagar 6,5 milhões de euros às ‘águias’.

O jornal Público escreve que este contrato viola claramente os regulamentos da FIFA e não foi registado na plataforma Transfer Matching System da FIFA, onde é obrigatório inserir os dados das transferências internacionais de jogadores.

“Nenhum clube poderá celebrar um contrato em que qualquer contraparte desse contrato, bem como terceiro, adquira a capacidade de influenciar, em temas laborais ou de transferência, a independência, as políticas ou o desempenho das equipas desse clube”, dita o regulamento da entidade que regula o futebol a nível mundial.

Outro aspeto que chamou a atenção foi a ‘choruda’ comissão de 300 mil euros, que corresponde a cerca de um terço do valor total da transferência. O agente em causa é Armindo Costa Aguiar, que também é empresário de Jorge Jesus.

Entretanto, desde a contratação do jogador, o Vitória de Setúbal foi despromovido ao Campeonato de Portugal e o marroquino aceitou revogar o contrato por mútuo acordo. Os sadinos incorreram numa violação do contrato que assinaram com o Benfica e que obrigava, assim, ao pagamento de 1,5 milhões de euros.

Até ao momento, nem Vitória nem o jogador terão recebido qualquer reivindicação por parte do Benfica, escreve o Público. Assim sendo, os 900 mil euros investidos pelos ‘encarnados’ acabaram por se perder sem que houvesse um real retorno.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É o clube – corja! – acima do estado! E continuam com os mesmos métodos e não se passa nada!
    São Juízes, PJ, polícias, GNR, magistrados do MP, Desembargadores, Conselheiros, um lodo de um País que tudo permite!
    Dá vómito esta impunidade!! Nem no Gabão!! NOJO!!

    • Tem toda a razão, violam tudo e nada se passa, são intocáveis, uma vergonha nacional, não há seriedade no futebol em Portugal!

RESPONDER

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …