/

Benfica, FC Porto e Sporting alvos de buscas. Milhões em transferências sob suspeita

3

Yoan Valat/EPA

Benfica, FC Porto e Sporting estão a ser investigados por suspeitas de fraude. Em causa estão crimes de evasão fiscal.

A Autoridade Tributária está a fazer buscas nos estádios dos “três grandes”, avança o Jornal de Notícias, devido a esquemas de transferências de jogadores.

Estão a ser procuradas provas de desvios de dinheiro e ocultação de rendimento em contratos de transferências de jogadores.

As suspeitas recaem sobre empresas que, segundo o JN, passam faturas de prestação de serviços de intermediação que, para as autoridades, nunca existiram.

O esquema faria aumentar, artificialmente, os custos do negócio e diminuir o valor tributável dos impostos.

Segundo o Correio da Manhã, há também buscas na casa de Alexandre Pinto da Costa. O agente de futebol e filho do presidente do FC Porto estará envolvido em dezenas de transferências de fuga ao fisco.

A investigação é dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e no terreno estão elementos da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais.

O Correio da Manhã associa estas buscas à operação ‘Fora de Jogo’, que decorre há vários anos e conta com dezenas de arguidos ligados ao futebol – entre os quais o empresário Jorge Mendes.

O processo que terá sido desencadeado por documentos acedidos por Rui Pinto, o principal arguido do processo ‘Football Leaks’.

A Operação Fora de Jogo, já conta com mais de 130 arguidos e abrange um total de 500 milhões de euros de negócios.

Em 2020, clubes do campeonato português, futebolistas, empresários, advogados e vários dirigentes desportivos foram investigados.

Benfica e Sporting confirmaram à Lusa as buscas da Autoridade Tributária. Já o FC Porto fê-lo através de uma nota no seu site oficial, assegurando que estão prontos para “disponibilizar todos os elementos” que lhes sejam solicitados.

Fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR) disse à agência que militares estão a acompanhar a operação da Autoridade Tributária, numa investigação dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. A estas horas buscas no Benfica são irrelevantes. As vezes que já lá foram nos últimos anos , os inspectores da judiciaria devem ter mais conhecimento dos dados e onde estão do que os trabalhadores do Benfica. Não me digam que vão passar uma borracha na participação do Porto na Torre de Babel?

  2. Só ganham sempre as Finanças, e os adeptos e público, ficam a chuchar nos dedos sem saber nada e tudo abafado, todos como bons rapazinhos sem maldades nem lucros…
    Os Dirigentes deviam ser irradiados, punidos e bem denunciados, pois são o vértice da cadeia de canfongas e ambições egoístas!
    Mas cumplices, calam-se!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.