Benfica empata com Sporting na última jogada

DR Gualter Fatia / SportLisboaBenfica / Facebook

-

O Sporting e o Benfica empataram este domingo 1-1, em encontro da 20.ª jornada da Liga de futebol, resultado que premiou, em período de compensações, a estratégia defensiva de Jorge Jesus, graças a um golo de Jardel.

O técnico ‘encarnado’ optou por colocar André Almeida ao lado de Samaris no meio campo, deixando no banco Talisca, para reforçar o corredor central, deu instruções aos laterais Maxi e Eliseu para não subirem e a Jonas para baixar de forma a interferir com a ação de William Carvalho.

O Benfica foi sempre uma equipa compacta, com as linhas muito juntas, a pressionar em bloco, retirando espaços de penetração ao Sporting, e, só nos últimos minutos, quando sofreu o golo, é que ‘desmontou a tenda’ na tentativa de evitar a derrota.

O golo de Jardel nos últimos segundos da partida ‘caiu do céu’, visto que o Benfica não tinha feito o suficiente durante o tempo regulamentar para justificar um golo, e penaliza o Sporting, que pressionou mais, teve mais posse de bola, criou mais lances de perigo, rematou mais e procurou mais o golo.

É verdade que ao Sporting, que chegou ao final da primeira parte com sete pontapés de canto contra nenhum do Benfica, faltou sempre presença na área de um ponta de lança que finalizasse as inúmeras jogadas de ataque.

Por outro lado, a equipa exagerou nos cruzamentos para a área com um ponta de lança de baixa estatura como Montero, que ainda por cima pisa terrenos que não são os dele, e os centrais do Benfica estiveram irrepreensíveis no domínio do jogo aéreo.

A linha média do Sporting, com especial destaque para a ação de William Carvalho, teve o mérito de ganhar a ‘batalha’ do meio campo, ao neutralizar quase todas as tentativas do Benfica – sempre muito retraído, sem soltar os laterais e os médios – de estender o jogo até à área ‘leonina’.

O domínio do Sporting, que teve sempre mais bola, não se traduziu em oportunidades de golo flagrantes, mas em mais cantos, mais livres, mais remates, mais lances de perigo, aos quais faltou sempre eficácia na finalização por demérito próprio e mérito do Benfica, que defendeu muito e bem.

Na segunda parte, o Sporting conseguiu mais vezes abrir brechas no bloco defensivo dos ‘encarnados’, mas o golo tardava e o Benfica jogava com o fator tempo. Aos 65 minutos, Jesus, face à inoperância total de Ola John, fez entrar Talisca para a ala esquerda, mas nada se alterou na estratégia.

O Sporting acabou por chegar ao golo aos 87 minutos, por Jefferson, já depois de Marco Silva ter trocado Carrillo por Mané, cuja velocidade criou problemas à defesa encarnada, obrigada a travá-lo em falta.

Mas num derradeiro ‘forcing’ para evitar a derrota, Jardel restabeleceu o empate, com um remate com o pé na área ‘leonina’, na última jogada do encontro.

Maior assistência de sempre em Alvalade

O dérbi deste domingo entre Sporting e Benfica, relativo à 20.ª jornada da I Liga de futebol, registou a maior enchente de sempre em jogos oficiais disputados no Estádio José Alvalade, com 49.076 espetadores.

Este registo bate o record que se tinha verificado em 2011/12, na receção dos ‘leões’ ao FC Porto, a 07 de janeiro de 2012, a contar para a da 14.ª jornada da Liga e que terminou empatado 0-0.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …