Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores “praticamente vendidos por 200 milhões”

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros com a venda de dois jogadores.

Em entrevista à BTV, o presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, falou sobre a situação do emblema encarnado face à pandemia de covid-19. A retoma do campeonato, a OPA à SAD e o mercado de transferências foram alguns dos temas abordados.

“Estamos preparados para os próximos cinco meses. Importante é ter dinheiro, porque não sabemos o que vem aí. Não queremos incumprir com ninguém. Temos de manter, em que tenhamos de trabalhar vida e noite. Se não houver competições europeias vamos ter um problema gravíssimo. Até ao momento, 20 a 25 milhões de euros perdidos é certo“, disse o presidente benfiquista.

Porém, Luís Filipe Vieira negou a necessidade de vender jogadores e realçou que, ainda em janeiro, recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Carlos Vinícius.

“O Benfica este ano, se não fosse a pandemia, tinha dois jogadores praticamente vendidos por 100 milhões de euros cada um, 200 milhões. Que estava mais que previsto. Não vale a pena falar nisso, não adianta nada deste momento”, disse.

Ainda em relação à mercado, Vieira abordou a saída de Raul de Tomas, considerando que a sua contratação não foi erro dos encarnados.

“O RDT não foi uma má escolha nossa. Foi aprovado por todos e pelo nosso treinador também, ele tem que aprovar. O que sucede é que o RDT não vingou, não se adaptou em Portugal, mas o Tiago [Pinto] fez toda a negociação e conseguiu vendê-lo por mais dinheiro do que aquele porque o compramos. E com uma particularidade: não foi um erro nosso. O RDT está em Espanha e está a marcar golos e já se fala nele para a Seleção. Não foi erro nosso”, explicou à BTV.

Recentemente há rumores de que o Benfica está a estudar o regresso de David Luiz. Embora não esconda a vontade de poder contar com o defesa central brasileiro, Luís Filipe Vieira considera que “o dinheiro que ele ganha em Inglaterra é impensável o Benfica alguma vez poder pagar”. Mas, “se o David Luiz quando tiver 35 anos quiser, garanto que o recebemos”, acrescentou.

O líder benfiquista disse que, em contrapartida, o clube está a alinhavar o regresso de um outro jogador, cuja identidade não foi revelada.

“Tenho um jogador que vai acabar contrato com 27 anos ou 28 e já me disse que não renova e vai regressar ao Benfica. Não vou dizer quem é, não posso, mas esse vai voltar. Garanto-lhe. E volta com 27 anos. Logicamente que é um jovem que saiu. Isso deixa-me muito feliz que é sinal que se sentem como família dentro de casa do Benfica”, revelou.

Luís Filipe Vieira reforçou ainda a aposta do emblema da Luz na formação, recusando emprestar os jogadores mais jovens e reiterando que é necessário abrir espaço para eles na equipa principal. ” O Benfica não pode pensar que estes jovens são para emprestar, o Benfica tem de criar espaço para eles competirem”, disse.

Visão ‘à la Bayern’

Questionado sobre a OPA à SAD chumbada pela CMVM, o presidente do SL Benfica salientou a transparência com que sempre lidou com o processo.

“A OPA foi chumbada mas foi por uma parte técnica, os nossos juristas é que sabem, mas que não afeta a credibilidade do Benfica. Há uma coisa que a CMVM sabe: o Benfica foi completamente transparente, quem esteve nessa negociação foi transparente em toda a informação. A CMVM até realçou a inovação que era um clube a fazer uma OPA às suas próprias ações”, disse.

O Benfica tem de ter 95 ou 97 por cento da SAD. Anos mais tarde vão dizer que tive a visão certo. Não tenho três investidores, mas quero três baluartes como o Bayern Munique. Se desenvolvermos um projeto desse tipo não ficamos nas mãos deles, eles serão os fieis da balança para que nunca mais voltemos ao ponto em que estivemos”, acrescentou.

No que toca ao regresso do campeonato, Vieira disse que há muita hipocrisia no futebol e que alguns clubes não estavam interessados na retoma da competição.

“Há muita hipocrisia no futebol. Lógico que há gente que não estava interessada que o campeonato recomeçasse. Há uns que a internet vai abaixo quando estão a fazer o calendário dos jogos. Outros que dizem uma coisa e no outro dia dizem outra, ou então não diz frontalmente mas manda três ou quatro clubes a tentarem sondar uns e outros. Quem está no futebol sabe o que se passa. E vai ser assim, vai chegar a uma altura que o Benfica passa para a frente, e de certeza que não vamos fazer nada para parar o campeonato, queremos ganhar no campo e não na secretaria. Eu nunca disse a ninguém que se tivesse à frente queria ganhar na secretaria. O problema é a Liga dos Campeões, o problema é esse”, disse.

Em relação à polémica com Pedro Proença, o presidente benfiquista explicou que está em causa a carta enviada ao Presidente da República em que é abordada a possibilidade de transmitir os restantes jogos da Liga em sinal aberto.

“Fiquei indignado porque ninguém pode falar dos direitos que são nossos em nosso nome, sem darmos autorização para isso. Nunca tive conhecimento da carta nem o representante do Benfica na direção da Liga”, atirou.

“Denúncia anónima do ‘Mala Ciao’. Quem a fez? O FC Porto, claro”

“Acredito muito na justiça e que o Benfica não vai ser chamado por algo que não fez. Já me viraram a vida ao contrário. Sou alguém que incomoda e para alguns era bom não estar à frente do Benfica. Estou de consciência tranquila sobre todos esses processos. Eu nunca poderei ser condenado por algo que não fiz e por isso confio na justiça. Nunca mais me vou esquecer da denúncia anónima do ‘Mala Ciao’. Ridícula. Quem a fez? Os do costume. Norte. Se estou a falar do FC Porto? Claro”, disparou Luís Filipe Vieira.

O presidente benfiquista acusa, assim, o FC Porto de estar por trás da denúncia que deu origem ao processo ‘Mala Ciao’, que corre na justiça, agora em conjunto com os casos dos emails e vouchers.

“Nunca poderei ser condenado por ato que não fiz. Por isso confio na justiça. As pessoas da justiça sabem ler e ter a sensibilidade do que se passou e porquê”, acrescentou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. SE o planeta fosse feito de ouro qualquer monte de terra era valioso.
    SE não existissem mais clubes no mundo… o Benfica era realmente único!
    SE todos tivéssemos um milhão de euros éramos todos milionários
    SE SE se se se ….

    • “SE todos tivéssemos um milhão de euros éramos todos milionários” mas de pouco nos valia porque os preços subiriam todos.

  2. Pois agora o Benfica passa só a vender aos 100 milhões, a esse preço vamos ter garantido certamente mais uns tantos bolas de ouro para o país dando continuidade ao Figo e Cristiano Ronaldo, só que na prática até agora os que saem do Seixal estão caindo lentamente no anonimato.

  3. Azar… Que chatice! A pandemia do Benfica… “o Benfica não vai pagar pelo que não fez…”, “… tenho um jogador…” Ou seja quando se trata de justiça fala em nome do Benfica, quando é de negócios fala em nome próprio. Vai-te catar!

RESPONDER

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …