A noite de terror do Benfica no adeus à Champions (com pesadelo triplo)

Miguel A. Lopes / Lusa

O treinador do Benfica Roger Schmidt

A derrota diante da Real Sociedad por 3-1 ditou o adeus do Benfica à Liga dos Campeões quando ainda faltam duas jornadas na fase de grupos. Foi uma noite de terror para o clube português, com um “massacre basco” em campo e com os seus adeptos portarem-se mal nas bancadas.

Com quatro derrotas em quatro jogos na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica está eliminado da prova a duas jornadas do fim. E ainda pode igualar o seu próprio recorde negativo da época 2017/2018 que é também o pior resultado de sempre de uma equipa portuguesa na fase de grupos da Champions League.

Nessa temporada, com Rui Vitória ao leme, o Benfica somou seis derrotas na fase de grupos numa série onde teve que defrontar Manchester United, Basileia e CSKA Moscovo. Sofreu 14 golos e marcou apenas um.

Nesta época, o Benfica soma 7 golos sofridos e apenas um marcado e é uma das piores equipas da competição, a par do Antuérpia, da Bélgica, que também já foi eliminado no grupo do FC Porto. Os belgas marcaram três golos e sofreram 14 e têm pior saldo de golos do que as águias.

Estes números contrastam com a época passada, em que o Benfica chegou aos oitavos-de-final da Champions, ficando no primeiro lugar do seu grupo, à frente do Paris Saint-Germain, com quatro vitórias e dois empates.

Milhões a voar

Os maus resultados desta temporada são também uma péssima notícia para as finanças do clube que fica sem os milhões que a continuidade na competição lhe garantiam.

Na época passada, com o apuramento para os oitavos-de-final, o Benfica amealhou mais de 61 milhões de euros com a Liga dos Campeões.

Nesta altura, o valor está muito aquém, o que é mais um problema para Rui Costa, presidente do Benfica, resolver.

Comportamento vergonhoso dos adeptos vai dar castigo

Além do massacre basco em campo, com um péssimo desempenho desportivo – o clube já perdia por 3-0 aos 21 minutos de jogo -, os adeptos do clube também se comportaram mal nas bancadas, com o arremesso de tochas para a zona onde estavam os apoiantes da equipa da casa e para o relvado.

A Real Sociedad pronunciou-se sobre os eventos, falando em “vergonha”. E há quem pela “tolerância zero para os radicais”.

O comportamento dos adeptos do Benfica levou a um alerta em pleno estádio, através do sistema de som interno. “Este tipo de comportamento não será tolerado nos estádios de futebol”, avisou-se.

Em campo, vários jogadores do Benfica também pediram aos adeptos para pararem. E o árbitro foi mesmo forçado a interromper a partida.

Agora, o Benfica arrisca um castigo pesado e pode vir a ter o seu estádio interditado.

Em Maio passado, a UEFA já multou o clube em 35 mil euros pelo comportamento dos adeptos durante o jogo com o Inter de Milão.

Mas os distúrbios causados por adeptos do Benfica arrastaram-se também para as ruas. Vários vídeos divulgados nas redes sociais mostram agressões e confusão nas ruas.

Vários adeptos do Benfica foram detidos. As autoridades espanholas também apreenderam diverso material no âmbito dos distúrbios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.