Bem vindo ao futuro, Marty McFly!

Dia 21 de outubro de 2015, deveria ser um dia normal. O que acontece é que este dia, por coincidência, é o dia em que Doc e Marty McFly, personagens fictícias no filme “Regresso ao Futuro 2” tinham escolhido para visitar… em 1989.

21 de outubro de 2015 às 16h29. É exactamente essa a data e hora que aparece no painel do DeLorean no filme “Regresso ao Futuro 2”, no qual as personagens de Marty McFly e Doc Emmett Brown acabam por calhar.

O filme, produzido em 1989, é a sequela do aclamado “Regresso ao Futuro” de 1985. A saga deu-se por completa com o lançamento do último volume, no ano seguinte. A trilogia muito aclamada foi realizada por Robert Zemeckis e foi inclusivamente premiada com um Óscar, para o primeiro filme.

As personagens principais de Marty McFly e do Dr. Emmett Brown, interpretados por Michael J. Fox e Christopher Lloyd, viajam pelo tempo num DeLorean, um carro adaptado por “Doc” para o efeito. Aí, metem-se em aventuras para tentar regressar ao seu próprio presente sem prejudicar nada.

A icónica trilogia está gravada na memória de todos e, por isso, despertou-se esta quarta-feira, na chegada do mítico dia, uma enorme onda de saudosismo. Um pouco por todo o lado veem-se tributos e referências a este dia.

A parte mais interessante é analisar a forma como o futuro era visto pelos criadores da trilogia em 1989. Como era de esperar, o futuro é bem diferente daquilo que Zemeckis e os seus escritores tinham pensado.

Mesmo assim, por mais estranho que possa parecer, também houve bastantes aspetos em que o filme conseguiu acertar. Destas, destacam-se a capacidade de videochamada, assim como a existência de filmes em 3D.

Além dessas, também há semelhanças com aspetos do filme que, embora não sejam completamente idênticas, são bastante parecidas, como a presença de tablets – presentes para assinar uma petição no filme – os drones, que não são automatados ou os “óculos telefónicos” usados por Marlene McFly no filme, que são parecidos com os Google Glass.

Mas é verdade que há outras coisas que também simplesmente não estão presentes no nosso dia-a-dia: os “hoverboards” (pranchas flutuantes) ou os “humidificadores” de comida que, embora já existam na realidade, não funcionam como no filme e se encontram ainda assim em desenvolvimento. A Nike está também a tentar desenvolver sapatilhas com atacadores automáticos iguais aos demonstrados no filme.

Apesar disso, um pouco por todo o mundo, as pessoas – e as marcas – estão a celebrar a ocasião e recordar com carinho o filme lançado há 26 anos. O jornal americano “USA Today”, por exemplo, lançou esta quarta-feira como capa uma igual à versão que pode ser vista no filme, tendo inclusive a mesma notícia de destaque.

Já a aclamada sala de espetáculos Radio City Hall também preparou dois dias de concertos da banda sonora do filme. A Pepsi  também contribuiu ao lançar uma garrafa de edição limitada igual à que estava representada nesse filme. O próprio Facebook destaca a curiosidade do dia na caixa de texto disponível para criar um post.

JPN

PARTILHAR

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …