Bélgica em alerta máximo devido a ameaça terrorista

Stephanie Lecocq / EPA

-

A Bélgica decidiu aumentar para o nível máximo o alerta de terrorismo, depois de uma alegada ameaça com explosivos e armas em vários pontos de Bruxelas. O metro encontra-se suspenso, grandes eventos e jogos de futebol foram cancelados.

O Governo anunciou que o risco de ataques no país é “sério e iminente”, sobretudo em Bruxelas, depois de uma ameaça de ataques com explosivos e armas.

“Isto deveu-se a uma ameaça de um ataque de indivíduos com explosivos e armas em vários locais da capital”, afirmou o primeiro-ministro, Charles Michel, numa conferência de imprensa.

O nível de ameaça terrorista subiu para 4 na capital belga, território onde se inclui o aeroporto e a comuna de Flandres Vilvorde, da qual são oriundos muitos jovens que se radicalizaram.

O resto do país permanece em alerta 3, aplicado nos casos de ameaça “possível e provável” e que foi adotado depois dos atentados de Paris na passada sexta-feira.

Apelando à população para estar “prudente e vigilante mas sem entrar em pânico”, Michel anunciou a entrada em vigor de medidas imediatamente operacionais em quatro domínios: a diminuição do número de grandes eventos públicos, restrições em matéria de transportes públicos, reforço da capacidade de mobilização de polícias e militares e a abertura de uma linha telefónica (1771) dirigida ao centro de crise.

O Órgão de Coordenação para a Análise de Ameaças apenas aponta que entre alvos potenciais estarão centros comerciais e transportes públicos, o que levou ao encerramento das linhas de metro e da artéria mais comercial no centro de Bruxelas, a Rue Neuve. Os centros comerciais vão estar fechados durante a tarde.

Apesar disso, a empresa de transportes públicos de Bruxelas STIB não suspendeu as linhas de autocarro e explicou que a situação será avaliada diariamente.

Alguns eventos foram cancelados, entre os quais um concerto do músico francês Johnny Hallyday, previsto para hoje à noite em Heysel, um dos maiores complexos de salas de cinema na mesma zona também foi encerrado, assim como o Atomium, um dos símbolos da capital belga.

A nível desportivo, vários eventos desportivos foram cancelados na zona de Bruxelas e na província de Brabant, nomeadamente o encontro da primeira divisão de futebol Lokeren-Anderlecht.

No centro, a Grand-Place é fortemente vigiada pelas forças de segurança, com snipers das forças especiais colocados no topo de diversos edifícios.

De acordo com o diário belga La Dernière Heure, “um importante arsenal de explosivos e produtos químicos” terá sido descoberto pela polícia belga em operações de buscas realizadas esta sexta-feira à noite na comuna de Molenbeek.

A BBC avança, no entanto, que só foram encontradas armas na casa de um suspeito, desmentindo a existência de explosivos ou outros engenhos desse tipo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se for para irem bombistas suicidas para rebentar dentro do Parlamento Europeu (com a escumalha lá toda – os governantes de toda a Europa lá dentro), se calhar, não era mal feito!…
    Livrava-mos logo de dois tipos de escumalha!…

RESPONDER

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …