É uma guerra? Acidente nuclear? É a Bélgica a distribuir pastilhas de iodo

maol / Flickr

Central nuclear de Tihange 3, na Bélgica

As farmácias belgas estão desde esta terça-feira a fornecer, de forma gratuita, pastilhas de iodo às pessoas que as solicitem, como parte de um novo plano de segurança nuclear, iniciado pelo Governo, que amplia a distribuição deste mineral a todo o território do país como prevenção em caso de acidente nuclear.

As pastilhas de iodo estarão disponíveis para toda a população, mas a sua ingestão é recomendada somente a grupos de risco como crianças, mulheres grávidas e em período de lactação, ou professores de escolas e infantários, informou a agência Belga.

Estes comprimidos actuam sobre a tiróide, saturando-a com altas concentrações deste composto, para evitar que o organismo absorva o iodo radioactivo que seria liberado por uma fuga de radiação nuclear, e prevenir assim o desenvolvimento de neoplasias malignas.

As pessoas que vivem num raio de 20 quilómetros à volta das centrais nucleares actualmente em actividade no país – Tihange, no leste, e Doel, no norte – já receberam as suas cápsulas.

Em setembro, também as autoridades alemãs tinham distribuído pastilhas de iodo aos habitantes da cidade de Aachem, a 70 kms da central nuclear belga. A autoridades alegam que a central está tão próxima que, em caso de emergência, não haveria tempo para distribuir os comprimidos.

O plano belga prevê a distribuição num raio de 100 quilómetros à volta de qualquer central e inclui as centrais de Borssele, na Holanda, e de Chooz, em França, junto às fronteiras destes países com a Bélgica.

As centrais nucleares belgas estiveram debaixo das atenções após os problemas de segurança registados na central de Tihange 3, que esteve encerrada durante 21 meses.

Também após os atentados terroristas de 22 de março de 2016 em Bruxelas se temeu de que as centrais de Tihange e Doel fossem alvo dos terroristas, hipótese entretanto desmentida pelas autoridades.

No dia dos atentados, ambas as centrais foram evacuadas. Dois dias mais tarde, a 24 de março, foi revelado que um homem que trabalhava como agente de segurança de Tihange foi assassinado e que o seu cartão de acesso às instalações tinha sido roubado.

As autoridades belgas retiraram os passes de acesso à central nuclear de Tihange de várias pessoas, e reduziram provisoriamente o número de funcionários, além de reforçar o dispositivo de segurança com guardas privados, forças policiais e militares federais.

A Bélgica deverá abandonar a energia nuclear em 2025, conforme consta no pacto energético e no acordo do Governo da coligação que actualmente governa o país.

Este objectivo foi no entanto colocado em causa nos últimos meses por alguns partidos, organizações patronais e académicas, que questionam o custo da decisão e o seu potencial impacto sobre o cumprimento dos objectivos climáticos.

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …