É uma guerra? Acidente nuclear? É a Bélgica a distribuir pastilhas de iodo

maol / Flickr

Central nuclear de Tihange 3, na Bélgica

As farmácias belgas estão desde esta terça-feira a fornecer, de forma gratuita, pastilhas de iodo às pessoas que as solicitem, como parte de um novo plano de segurança nuclear, iniciado pelo Governo, que amplia a distribuição deste mineral a todo o território do país como prevenção em caso de acidente nuclear.

As pastilhas de iodo estarão disponíveis para toda a população, mas a sua ingestão é recomendada somente a grupos de risco como crianças, mulheres grávidas e em período de lactação, ou professores de escolas e infantários, informou a agência Belga.

Estes comprimidos actuam sobre a tiróide, saturando-a com altas concentrações deste composto, para evitar que o organismo absorva o iodo radioactivo que seria liberado por uma fuga de radiação nuclear, e prevenir assim o desenvolvimento de neoplasias malignas.

As pessoas que vivem num raio de 20 quilómetros à volta das centrais nucleares actualmente em actividade no país – Tihange, no leste, e Doel, no norte – já receberam as suas cápsulas.

Em setembro, também as autoridades alemãs tinham distribuído pastilhas de iodo aos habitantes da cidade de Aachem, a 70 kms da central nuclear belga. A autoridades alegam que a central está tão próxima que, em caso de emergência, não haveria tempo para distribuir os comprimidos.

O plano belga prevê a distribuição num raio de 100 quilómetros à volta de qualquer central e inclui as centrais de Borssele, na Holanda, e de Chooz, em França, junto às fronteiras destes países com a Bélgica.

As centrais nucleares belgas estiveram debaixo das atenções após os problemas de segurança registados na central de Tihange 3, que esteve encerrada durante 21 meses.

Também após os atentados terroristas de 22 de março de 2016 em Bruxelas se temeu de que as centrais de Tihange e Doel fossem alvo dos terroristas, hipótese entretanto desmentida pelas autoridades.

No dia dos atentados, ambas as centrais foram evacuadas. Dois dias mais tarde, a 24 de março, foi revelado que um homem que trabalhava como agente de segurança de Tihange foi assassinado e que o seu cartão de acesso às instalações tinha sido roubado.

As autoridades belgas retiraram os passes de acesso à central nuclear de Tihange de várias pessoas, e reduziram provisoriamente o número de funcionários, além de reforçar o dispositivo de segurança com guardas privados, forças policiais e militares federais.

A Bélgica deverá abandonar a energia nuclear em 2025, conforme consta no pacto energético e no acordo do Governo da coligação que actualmente governa o país.

Este objectivo foi no entanto colocado em causa nos últimos meses por alguns partidos, organizações patronais e académicas, que questionam o custo da decisão e o seu potencial impacto sobre o cumprimento dos objectivos climáticos.

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …