Alemães começaram a tomar iodo com receio de central nuclear belga

maol / Flickr

Central nuclear de Tihange 3, na Bélgica

A cidade alemã de Aachen fica a 70 kms da central nuclear belga à beira de encerrar. As autoridades começaram a distribuir comprimidos de iodo com receio de fuga radioativa.

As autoridades da cidade alemã de Aachen, junto da fronteira com a Bélgica, começaram a distribuir gratuitamente mais de 500 mil comprimidos de iodo aos habitantes da cidade e áreas próximas por recear uma fuga radioativa na central belga de Tihange, considerada um risco sério devido à descobertas de fissuras em unidades de um dos reatores.

Em junho, 70 novas micro fissuras foram descobertas na Thiange 2, desde a inspeção feita em 2015 – que, já na altura, tinham sido registadas mais de 3 mil imperfeições -, com a informação a ser confirmada por Jan Jambon, ministro do interior belga.

No reator nuclear 3 de Doel, também foram encontrados novos elementos danificados. No entanto, as autoridades insistem que ambos são perfeitamente seguros.

Por isso, 50 mil pessoas marcaram presença no triângulo que marca a fronteira entre a Alemanha, a Bélgica e a Holanda. Com um comprimento de 90 quilómetros, formaram um cordão humano que se estendeu desde a localidade de Thiange – situada no município belga de Huy – até à cidade alemã Aachen, passando por Masstricht, na Holanda.

Os manifestantes expressaram a sua preocupação com a segurança dos recipientes de pressão do reator nuclear 2 de Thiange e o 3 de Doel, localizado perto de Antuérpia.

Rodrique Dumas, manifestante e membro do conselho municipal de Huy para o Partido Verde, citado pela RT, disse que “a primeira exigência” dos manifestantes era “deter a Thiange 2, porque tem muitas, muitas fissuras e não é segura”.

Os reatores da central nuclear, que deverá ser encerrada em 2023, e também os da central de Doel, junto a Antuérpia, com data de fecho em 2022, têm sido encerrados repetidamente para verificações de segurança.

Apesar disso, as autoridades nucleares belgas afirmam que exames às fissuras do reator de Thiange, realizados por peritos internacionais, não apontam para a existência de risco de fuga.

A decisão de distribuir iodo é inusitada, mas as autoridades de Aachen alegam que a central está tão próxima que, em caso de emergência, não haveria tempo para distribuir os comprimidos.

Estas centrais não se encontram muito longe da fronteira com a Alemanha. Tihange 2 está a apenas 60 quilómetros de Aachen, cidade renana com cerca de 240 mil habitantes.

O ano passado, as autoridades de saúde do estado da Renânia-Vestfalia, no oeste da Alemanha, terão decidido criar reservas de medicamentos à base de iodo contra os efeitos da radiação nuclear, como preparação para um possível acidente nuclear nas centrais belgas de Tihange 2 e Doel 3.

O iodeto de potássio administrado preventivamente protege a tiróide da forma radioactiva de iodo libertada por acidentes nucleares. Os lotes de iodo já adquiridos destinam-se a mulheres grávidas ou lactantes, crianças até 14 anos ou adultos maiores de 45 anos que residam na Renânia-Vestfalia.

Estes grupos populacionais deverão tomar o medicamento como medida preventiva, antes de um hipotético acidente nuclear. Se o impensável acontecer mesmo, o procedimento será estendido a toda a população, em todo o território alemão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …