Alemães começaram a tomar iodo com receio de central nuclear belga

maol / Flickr

Central nuclear de Tihange 3, na Bélgica

A cidade alemã de Aachen fica a 70 kms da central nuclear belga à beira de encerrar. As autoridades começaram a distribuir comprimidos de iodo com receio de fuga radioativa.

As autoridades da cidade alemã de Aachen, junto da fronteira com a Bélgica, começaram a distribuir gratuitamente mais de 500 mil comprimidos de iodo aos habitantes da cidade e áreas próximas por recear uma fuga radioativa na central belga de Tihange, considerada um risco sério devido à descobertas de fissuras em unidades de um dos reatores.

Em junho, 70 novas micro fissuras foram descobertas na Thiange 2, desde a inspeção feita em 2015 – que, já na altura, tinham sido registadas mais de 3 mil imperfeições -, com a informação a ser confirmada por Jan Jambon, ministro do interior belga.

No reator nuclear 3 de Doel, também foram encontrados novos elementos danificados. No entanto, as autoridades insistem que ambos são perfeitamente seguros.

Por isso, 50 mil pessoas marcaram presença no triângulo que marca a fronteira entre a Alemanha, a Bélgica e a Holanda. Com um comprimento de 90 quilómetros, formaram um cordão humano que se estendeu desde a localidade de Thiange – situada no município belga de Huy – até à cidade alemã Aachen, passando por Masstricht, na Holanda.

Os manifestantes expressaram a sua preocupação com a segurança dos recipientes de pressão do reator nuclear 2 de Thiange e o 3 de Doel, localizado perto de Antuérpia.

Rodrique Dumas, manifestante e membro do conselho municipal de Huy para o Partido Verde, citado pela RT, disse que “a primeira exigência” dos manifestantes era “deter a Thiange 2, porque tem muitas, muitas fissuras e não é segura”.

Os reatores da central nuclear, que deverá ser encerrada em 2023, e também os da central de Doel, junto a Antuérpia, com data de fecho em 2022, têm sido encerrados repetidamente para verificações de segurança.

Apesar disso, as autoridades nucleares belgas afirmam que exames às fissuras do reator de Thiange, realizados por peritos internacionais, não apontam para a existência de risco de fuga.

A decisão de distribuir iodo é inusitada, mas as autoridades de Aachen alegam que a central está tão próxima que, em caso de emergência, não haveria tempo para distribuir os comprimidos.

Estas centrais não se encontram muito longe da fronteira com a Alemanha. Tihange 2 está a apenas 60 quilómetros de Aachen, cidade renana com cerca de 240 mil habitantes.

O ano passado, as autoridades de saúde do estado da Renânia-Vestfalia, no oeste da Alemanha, terão decidido criar reservas de medicamentos à base de iodo contra os efeitos da radiação nuclear, como preparação para um possível acidente nuclear nas centrais belgas de Tihange 2 e Doel 3.

O iodeto de potássio administrado preventivamente protege a tiróide da forma radioactiva de iodo libertada por acidentes nucleares. Os lotes de iodo já adquiridos destinam-se a mulheres grávidas ou lactantes, crianças até 14 anos ou adultos maiores de 45 anos que residam na Renânia-Vestfalia.

Estes grupos populacionais deverão tomar o medicamento como medida preventiva, antes de um hipotético acidente nuclear. Se o impensável acontecer mesmo, o procedimento será estendido a toda a população, em todo o território alemão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …