Alemanha está a preparar-se para um possível acidente nuclear na Bélgica

maol / Flickr

Central nuclear de Tihange 3, na Bélgica

Central nuclear de Tihange 3, na Bélgica

As autoridades alemãs estão a aumentar as suas reservas de Iodo, como medida preventiva, para diminuir o impacto da radiação caso ocorra uma fuga nuclear em alguma das centrais nucleares da sua vizinha Bélgica.

As autoridades de saúde do estado da Renânia-Vestfalia, no oeste da Alemanha, estão preocupadas com a falta de segurança das centrais nucleares belgas, motivo pelo qual terão decidido criar reservas de medicamentos contra os efeitos da radiação nuclear.

Segundo a agência Deutsche Welle, o estado adquiriu para já um primeiro lote de cápsulas de iodo, mas planeia adquirir no outono milhões de unidades adicionais, para garantir a segurança dos cidadãos em caso de acidente nuclear nas proximidades.

As centrais belgas de Tihange 2 e Doel 3 não se encontram muito longe da fronteira com a Alemanha. Tihange 2 está a apenas 60 quilómetros de Aachen, cidade renana com cerca de 240 mil habitantes.

(dr) Deutsche Welle

mapa de instalações nucleares na Bélgica

Mapa de instalações nucleares na Bélgica

Estas duas centrais deveriam ter encerrado em 2015, mas as autoridades belgas prolongaram o seu período de exploração por mais 10 anos, até 2025, para manter os postos de trabalho – decisão que despertou fortes críticas na Alemanha.

A tensão entre os dois países aumentou após a divulgação de relatórios segundo os quais alguns componentes de ambas as centrais começaram a dar sinais de fadiga dos metais, fenómeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação.

Peritos alemães citados pela Deutsche Welle consideram que esta decisão “pode causar um desastre nuclear, motivado pelo desgaste dos materiais e metais usados na construção das duas centrais”.

E um desastre nuclear pode provocar uma fuga radioactiva.

As preocupações alemãs são ainda agravadas pelos recentes atentados terroristas em Bruxelas, havendo receios de que os terroristas possam em qualquer altura desviar as suas atenções para as centrais nucleares belgas.

Mais ainda depois de as autoridades belgas terem considerado, em dezembro de 2014, que a causa da paragem do reactor Doel 4, numa central nuclear no norte do país, e que obrigou ao seu encerramento, foi um acto terrorista de sabotagem.

No mesmo mês, um incêndio obrigou à paragem do reactor da central de Tihange 3, elevando para quatro o número de reactores nucleares então encerrados por motivos de segurança na Bélgica.

Bruxelas rejeita no entanto os argumentos alemães, garantindo que as duas centrais “cumprem os mais estritos requisitos de segurança”.

seanbonner / Flickr

O iodeto de potássio protege a tiróide contra a radiação nuclear, porque a glândula absorve o iodo do sal em vez do iodo radioactivo

O iodeto de potássio protege a tiróide contra a radiação nuclear, porque a glândula absorve o iodo do sal em vez do iodo radioactivo

As garantias belgas parecem não ter convencido as autoridades da vizinha Renânia-Vestfalia, que, demasiado longe do mar, demasiado perto das centrais, decidiram abastecer as suas reservas de iodo.

O uso do iodo – mais concretamente, de iodeto de potássio, KI – contra a radioactividade é uma estratégia utilizada para evitar as lesões causadas pela radiação nuclear.

O iodeto de potássio administrado preventivamente protege a tiróide da forma radioactiva de iodo libertada por acidentes nucleares.

Os lotes de iodo já adquiridos destinam-se a mulheres grávidas ou lactantes, crianças até 14 anos ou adultos maiores de 45 anos que residam na Renânia-Vestfalia.

Estes grupos populacionais deverão tomar o medicamento como medida preventiva, antes de um hipotético acidente nuclear.

Se o impensável acontecer mesmo, o procedimento será estendido a toda a população, em todo o território alemão.

Por cá, neste jardim à beira-mar plantado, resta esperar que as nuvens radioactivas nunca cheguem – e se tal acontecer, que o iodo que absorvemos nas nossas santas praias seja suficiente.

AJB, ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. SIM SIM! Até porque nós nem temos uma central nuclear a 100 km da nossa fronteira, que já ultrapassou o tempo de vida normal e mesmo assim continua em funcionamento..

  2. Ora aí está uma notícia que os próprios jornalistas deveriam evitar.
    Já chegam os terroristas inteligentes que são capazes de pensar no assunto. É inútil dar ideias e inspiração aos outros – os dementes, que são os mais numerosos, como os recentes de Charleroi e Rouen.
    E, obviamente, incutir ainda maior terror nas populações. Neste caso, saber do problema não ajuda nada, porque nada se pode fazer individualmente.

  3. Ora aqui está uma notícia que os jornalistas deveriam não dar.
    É escusado dar ideias e inspirar os terroristas auto-proclamados, quase sempre malucos dementes. Já chegam os que são verdadeiramente inteligentes e capazes de pensar nestas coisas (e, infelizmente, há-os).
    Só serve para aumentar o senso de terror nas populações e ajudar os energúmenos a ganhar a guerra contra nós.
    Neste caso, saber a informação não ajuda nada, porque o indivíduo singular não pode fazer nada.

    • Caro senhor,
      Não é provável que os terroristas precisem das ideias do ZAP.
      Em contrapartida, o resto da população não devia meter a cabeça na areia – nem andar na rua de palas.

  4. Podemos não ser ricos como os belgas, espanhóis e outros, mas não fazemos porcarias destas. Aliás, no primeiro semestre do corrente ano estivemos quatro dias a consumir apenas energias renováveis.

  5. K mundo espetacular onde vivemos, em que as pessoas k mandam nisto não têm sensibilidade para tomar decisões a não ser k entre €€ no bolso!! Ainda dizem k a sociedade está a evoluir?! Discordo completamente. Trocava todos os políticos por um murro nas minhas trombas….

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …