Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses.

Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de grande penalidade, os campeões nacionais garantiram a vitória por 3-2, através da conversão exemplar do castigo máximo por parte de Alex Telles. Para a História fica um encontro em que o Belenenses esteve por cima em diversos momentos da partida, valendo aos portistas uma maior eficácia atacante.

O Jogo explicado em Números

  • Entrada atrevida do Belenenses, a registar os únicos dois remates nos primeiros dez minutos da partida, embora ambos desenquadrados. O Porto garantia o domínio do jogo nesta fase, com 56% de posse de bola, mas pouca profundidade ofensiva.
  • O jogo pouco ou nada mudou até aos 20 minutos, sem qualquer disparo de parte a parte e os “dragões” com muitas dificuldades para furar a defensiva contrária. Sérgio Oliveira, com quatro desarmes nesta fase madrugadora do encontro, começava a destacar-se nos campeões nacionais.
  • A primeira grande oportunidade portista surgiu no primeiro remate dos visitantes quando, aos 23 minutos, André Pereira cabeceou à trave da baliza de Muriel. Mas apenas três minutos volvidos, o jovem central Diogo Leite fez bem melhor, ao marcar de cabeça, após livre de Alex Telles. Estava feito o primeiro do jogo.
  • A meia-hora chegou com o Porto na frente, mas perante um Belenenses ambicioso e à procura da sua sorte. Nesta fase o Porto ainda tinha mais bola e as duas equipas registavam os mesmos três remates, os “dragões” com maior eficácia. E se no início o Belenenses ganhou a maioria dos duelos individuais, os portistas corrigiram esse aspecto e chegaram a este momento por cima neste detalhe importante do jogo, com quase (superioridade em 60%).
  • Os últimos momentos do primeiro tempo como que inverteram a tendência da partida. O Belenenses chegou ao intervalo com ligeiramente mais bola (51%), mas o Porto passou a rematar com mais facilidade, chegando ao descanso com seis disparos, dois enquadrados, contra quatro tentativas (uma com boa direcção) dos homens do Restelo.
  • Porto em vantagem ao descanso, aproveitando melhor as situações de remate de que dispôs.
  • Já durante os primeiros 45 minutos Sérgio Oliveira ia dando sinais de qualidade, e a meio do jogo era o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.0.
  • O médio registava um passe para finalização e impressionantes seis desarmes, mais um que o máximo da ronda. E ainda somava quatro recuperações de posse.
  • No primeiro minuto do segundo tempo, o FC Porto fez o 2-0. Após um erro clamoroso da defensiva “azul”, Otávio recuperou a bola, contornou Muriel e atirou a contar para o fundo da baliza. O brasileiro pouco tinha ainda feito no jogo, mas quando surgiu, foi decisivo.
  • A resposta dos “pastéis” foi rápida, com Fredy Ribeiro a reduzir de grande penalidade, na sequência de mão na bola de Diogo Leite na grande área e após recurso ao vídeo-árbitro. O jogo estava nervoso, com mais emoção e, mais uma vez, com os portistas a registarem mais posse de bola e o Belenenses mais remates.
  • Muito equilíbrio na partida por volta dos 65 minutos. Nesta altura ambas as equipas registavam oito remates (3-4 em enquadrados a favor do Porto), embora os da casa mais activos neste domínio no segundo tempo (quatro disparos). Ambas as equipas registavam 50% de posse de bola, com os portistas a somarem 54% desde o intervalo.
  • Aboubakar com algumas dificuldades nesta partida. O ponta-de-lança camaronês não registava qualquer remate nesta altura do jogo e apenas por três vezes interagira com a bola dentro da grande área do Belenenses, todas na primeira parte.
  • À entrada para os últimos dez minutos o Belenenses já tinha mais remates (10-8) e posse de bola (54%) que os “dragões” e ameaçava o golo. Tento que acabaria por aparecer aos 83 minutos. Fredy centrou da direita e Alhassane Keita saltou mais alto para o empate, marcado de cabeça. Foi ao sétimo disparo do Belenenses no segundo tempo, quarto enquadrado.
  • Porém, no período de descontos, o árbitro recorreu de novo ao vídeo-árbitro para assinalar grande penalidade para o “dragão”, por mão de Henrique na grande área, e Alex Telles não desperdiçou o castigo máximo, dando três difíceis pontos aos “azuis-e-brancos”.

O Homem do Jogo

Num jogo repartido, dois jogadores brilharam mais que os restantes, um de cada equipa, Fredy Robeiro e Héctor Herrera. O belenense marcou um golo e fez uma assistência, pelo que acabou por ter o GoalPoint Rating mais elevado, um 7.0, mas apenas com mais uma centésima que o portista. No final, realce ainda para os dois dribles eficazes em três tentativas e para as cinco faltas sofridas, tantas quantas Sérgio Oliveira.

Jogadores em foco

  • Héctor Herrera 7.0 – O mexicano terminou o encontro com dois remates, dois passes para finalização e quatro duelos aéreos defensivos ganhos nas quatro vezes em que participou em lances semelhantes. E ainda registou cinco desarmes, batido apenas pelos oito de Sérgio Oliveira.
  • Sérgio Oliveira 6.7 – O médio liderou os ratings durante grande parte do encontro, sendo apenas ultrapassado perto do fim. Oliveira destacou-se sobretudo a defender, com oito recuperações de posse e o máximo de desarmes da segunda jornada até ao momento, também oito.
  • Alex Telles 6.7 – O “rei” das assistências da época passada voltou a fazer das suas neste capítulo, ao fazer o cruzamento para o 1-0, de Diogo Leite. Teles somou ainda três passes para finalização, sendo que registou ainda cinco acções defensivas.
  • Alhassane Keita 5.7 – O autor do segundo golo do Belenenses estava a ter um jogo discreto, mas acabou com três remates realizados, dois deles com boa direcção. Não tem um rating mais elevado porque, na realidade, a sua acção no jogo não foi além do exposto anteriormente.
  • Dálcio 3.9 – Jogo para esquecer de Dálcio. Entrado aos 39 minutos para substituir o lesionado Matija Ljujic, acabou por fazer o passe disparatado para o 2-0 do Porto, logo no arranque do segundo tempo.

Resumo

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …