/

Bebidas energéticas podem aumentar risco de lesões cerebrais nos adolescentes

Um estudo feito no Canadá concluiu que os adolescentes que consomem muitas bebidas energéticas têm maiores riscos de sofrer lesões cerebrais do que aqueles que não as ingerem de todo.

A investigação publicada na PLoS ONE teve em conta um inquérito feito na cidade de Ontário a dez mil estudantes com idades entre os 11 e os 20 anos.

Os jovens tiveram que revelar os seus hábitos de consumo de bebidas energéticas e também se tinham já experimentado alguma lesão traumática no cérebro (LTC) – tinham que ter ficado inconscientes durante, pelo menos, 5 minutos, ou ter estado internados, após terem sofrido uma pancada na cabeça.

Dos dez mil participantes, 22% disseram já ter sofrido este tipo de lesão cerebral e 6% tinham tido uma LTC no ano anterior ao estudo.

Os investigadores “descobriram que, para os adolescentes que tinham consumido bebidas energéticas na semana anterior, o aumento das probabilidades de sofrerem uma LTC era cinco vezes maior do que para os que não tinham consumido qualquer bebida energética”, aponta o LiveScience.

“As lesões cerebrais entre os adolescentes são particularmente preocupantes porque os seus cérebros ainda estão em desenvolvimento“, alerta um dos autores do estudo, Michael Cusimano, neurocirurgião do Hospital St. Michael em Toronto, citado pelo referido site.

“As bebidas energéticas, como Red Bull e Rockstar, contêm altos níveis de cafeína e mudam o estado químico do corpo, o que pode impedir as pessoas de retomarem o seu caminho depois de uma LTC”, frisa ainda o investigador.

Apesar destes resultados, não se pode dizer claramente que as bebidas energéticas aumentam o risco de os adolescentes sofrerem lesões cerebrais. A associação feita no estudo não permite provar essa ligação directa, embora dê indicações preocupantes que merecem investigações suplementares.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.