Bebidas energéticas misturadas com álcool fazem querer beber mais

Petras Gagilas / Flickr

-

Um estudo publicado no jornal Alcoholism: Clinical & Experimental Research conclui que o consumo de álcool misturado com bebidas energéticas pode aumentar o desejo de beber.

Na investigação participaram 75 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idade.

A metade do grupo foram dados 60 ml de vodka com Red Bull; a outra metade bebeu vodka com um refrigerante. A ambas as opções foi adicionada uma bebida de fruta, de forma a melhorar o sabor.

Os participantes tiveram ainda de responder a um questionário, antes e vinte minutos depois do consumo das bebidas.

Os cientistas puderam observar que, apesar de todos os participantes terem bebido a mesma quantidade de álcool, os que tinham misturado a bebida energética apresentavam fortes indícios de quererem repetir a dose, algo que pode estar relacionado com o facto de ficarem mais embriagados, o que torna o autocontrolo mais difícil de manter.

«Normalmente pensamos no álcool como sendo depressivo, mas tem também um efeito estimulante, que é o mais fortemente relacionado com o quanto gostamos de consumir bebidas alcoólicas, e se queremos continuar a beber», explicou a autora do estudo Rebecca McKetin.

«A cafeína, sendo um estimulante, tende a acentuar os efeitos da intoxicação alcoólica. Pode ser isso que faz com que as bebidas energéticas aumentem o desejo de manter o consumo de álcool», acrescentou.

O estudo é pequeno e preliminar. Porém, existe um interesse crescente em perceber como as bebidas energéticas interagem no organismo quando misturadas com álcool. Os investigadores afirmam que mais estudos serão necessários para determinar o porquê de a mistura fazer as pessoas quererem beber mais e mais…

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um está em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …

Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo.  De acordo com a equipa de investigadores …

Investigação revela que ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos

O anti-inflamatório ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos sobretudo no cancro do colón, inibindo o crescimento de células malignas, revela uma investigação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Investigadores do INSA, associados ao Instituto de …

Um pôr do sol apareceu "dividido ao meio" nos EUA

https://vimeo.com/349103840 Recentemente, um efeito ótico incomum fez o pôr do sol assemelhar-se a uma imagem numa tela dividida, mostrando dois céus muito diferentes lado a lado. No lado direito da foto há um horizonte saturado de tons …

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …