Bebidas energéticas misturadas com álcool fazem querer beber mais

Petras Gagilas / Flickr

-

Um estudo publicado no jornal Alcoholism: Clinical & Experimental Research conclui que o consumo de álcool misturado com bebidas energéticas pode aumentar o desejo de beber.

Na investigação participaram 75 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idade.

A metade do grupo foram dados 60 ml de vodka com Red Bull; a outra metade bebeu vodka com um refrigerante. A ambas as opções foi adicionada uma bebida de fruta, de forma a melhorar o sabor.

Os participantes tiveram ainda de responder a um questionário, antes e vinte minutos depois do consumo das bebidas.

Os cientistas puderam observar que, apesar de todos os participantes terem bebido a mesma quantidade de álcool, os que tinham misturado a bebida energética apresentavam fortes indícios de quererem repetir a dose, algo que pode estar relacionado com o facto de ficarem mais embriagados, o que torna o autocontrolo mais difícil de manter.

«Normalmente pensamos no álcool como sendo depressivo, mas tem também um efeito estimulante, que é o mais fortemente relacionado com o quanto gostamos de consumir bebidas alcoólicas, e se queremos continuar a beber», explicou a autora do estudo Rebecca McKetin.

«A cafeína, sendo um estimulante, tende a acentuar os efeitos da intoxicação alcoólica. Pode ser isso que faz com que as bebidas energéticas aumentem o desejo de manter o consumo de álcool», acrescentou.

O estudo é pequeno e preliminar. Porém, existe um interesse crescente em perceber como as bebidas energéticas interagem no organismo quando misturadas com álcool. Os investigadores afirmam que mais estudos serão necessários para determinar o porquê de a mistura fazer as pessoas quererem beber mais e mais…

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.