Bebidas energéticas aumentam risco de problemas cardíacos

-

Uma equipa de investigação descobriu que as bebidas energéticas podem provocar o aumento da pressão arterial até níveis pouco saudáveis.

As conclusões deste estudo, liderado por Anna Svatikova, uma especialista em doenças cardiovasculares de uma clínica em Rochester, no Minnesota, EUA, foram apresentadas este mês de Março, num encontro da Sociedade Americana de Cardiologia, e foram publicadas no Live Science.

O estudo foi feito com 25 voluntários saudáveis, com idades entre os 19 e os 40 anos, cujo ritmo cardíaco e a pressão arterial foram medidos, antes e depois de beberem uma lata de uma bebida energética disponível no mercado.

Procedeu-se da mesma forma, num dia diferente, quando os participantes ingeriram uma bebida “placebo”.

Os resultados revelaram que houve um aumento da pressão arterial mais marcante naqueles que beberam a bebida energética  – está em causa um aumento de mais de 3 por cento na pressão arterial.

Este efeito foi mais significativo nos jovens adultos que não consumiam cafeína regularmente. Nestes casos, o aumento da pressão arterial foi duas vezes mais alto do que nas pessoas que bebiam, pelo menos, uma chávena de café por dia.

Até os aumentos pouco significativos na pressão arterial podem ter consequências mortais, especialmente nas pessoas mais velhas, agravando de forma relevante os riscos de ataque cardíaco.

Outros estudos concluíram que não será a cafeína presente nas bebidas energéticas a motivar o aumento da pressão arterial, mas outros ingredientes – os estudos científicos ainda não conseguiram desvendar quais.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se têm tanta certeza que não é a cafeína que faz esses efeitos, porque não acrescentaram café ao estudo? E porque não cafeína pura? Desta maneira havia menos incertezas, a não ser que o que isso seja o que eles querem.
    Bem, este estudo é mesmo inconclusivo, visto que as bebidas energéticas só têm taurina e cafeína para além das vitaminas e assim. Ora, a Taurina é usada nas bebidas para melhorar a função do coração, para a pressão não aumentar tanto.
    Este estudo parece fraco… Também era interessante algum link para o estudo em sí, neste artigo não dizem nada.

RESPONDER

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …