Bebés finlandeses dormem na rua mesmo com temperaturas abaixo de zero

É um comportamento impensável em Portugal, mas na Finlândia os pais colocam os seus filhos bebés a dormir a sesta na rua, mesmo quando as temperaturas rondam os 10 graus negativos. Uma “tradição” que se justifica pela crença de que o ar puro faz bem às crianças.

Nos passeios dos cafés, é comum ver os carrinhos de bebé na rua enquanto os adultos se aquecem com café e chocolate quente do lado de dentro dos estabelecimentos comerciais.

A maioria dos finlandeses acredita que o ar puro é bom para os mais pequenos. Como não ficam fechados em quartos e em salas com outras crianças, apanham menos gripes e constipações, alegam.

Os estudos científicos têm demonstrado conclusões diversas sobre este alegado benefício para a saúde das crianças. Mas é certo que, desde que estejam com roupas adequadas e num saco de dormir reforçado, respirar ar frio do exterior também não faz mal nenhum.

Na Finlândia, há também a tradição de oferecer às recém-mamãs uma caixa cheia de presentes, de cada vez que um bebé nasce, e que ainda pode ser usada como a primeira cama do pequenote.

Dentro da caixa, chamada “Kit de Maternidade, o Estado coloca fraldas, roupas, gorros, meias, lençóis e utensílios para o banho do bebé. E ainda inclui creme para os mamilos das mães, discos absorventes para os soutiens e preservativos para os pais.

As mães podem escolher entre a caixa ou um subsídio de 140 euros, mas 95% das novas mães optam pela primeira.

A tradição foi iniciada em 1937, e, inicialmente, destinava-se apenas às famílias com menores rendimentos. Mas a filosofia mudou em 1949, alargando-se a todas as mães, desde que compareçam nos centros de saúde e hospitais, para fazerem os exames pré-natais.

O incentivo ajudou a diminuir os índices de mortalidade infantil de 65 mortes em 1000 nascimentos, na década de 1930, para 2,5 mortes em 1000, na actualidade.

As autoridades finlandesas defendem que a caixa visa “oferecer um início de vida igualitário” a todas as crianças, independentemente das suas origens sociais.C

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Isso é o que a Menina/Senhora pensa. Depois de ler a forma como comentou nem me vou dar ao trabalho de explicar mais nada, porque enquanto uns têm os cérebros congelador e vivem bem, outros têm a derreter e são uns miseráveis.

  2. O que faz bem mesmo é levar um bebé recém-nascido ao supermercado ou centro comercial, principalmente na época natalícia, quando estes estão abarrotados de pessoas! E tapar com um pano a alcofa, principalmente nos dias com aquele calor de rachar.

  3. Se os gajos da iurd sabem disso ou os da segurança social que para ai andam a tirar criancinhas para adopções duvidosas ou internamentos em orfanatos para receberem euros da mesma ss montam-se num pópó e vão lá rouba-los…

  4. Por cá o estado até há uns tempos oferecia um misero subsidio de aleitamento, corte no ordenado da parturiente, e agora também a obrigatoriedade de ir tirar um cartao de cidadao a pagar

RESPONDER

Secretário do Tesouro norte-americano sugere a Greta que estude Economia

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos (EUA), Steven Mnuchin, sugeriu esta quinta-feira à ativista pelo clima Greta Thunberg que vá estudar Economia, defendendo que não é preciso deixar de utilizar combustíveis fósseis. Numa conferência de …

Marcelo conheceu Rena, a sobrevivente do Holocausto que teve "seis mães"

O Presidente da República conheceu a sobrevivente do Holocausto Rena Quint, que lhe contou como em criança escapou ao genocídio nazi e acabou nos Estados Unidos com a ajuda de "seis mães". "Porque ficaram comigo? Talvez …

Benfica empresta Caio Lucas ao Al Sharjah

O Benfica anunciou, esta quinta-feira, o empréstimo do futebolista brasileiro ao Al Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos, que é válido por um ano e meio. "O Sport Lisboa e Benfica formalizou com o Al Sharjah …

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …