Bebés finlandeses dormem na rua mesmo com temperaturas abaixo de zero

É um comportamento impensável em Portugal, mas na Finlândia os pais colocam os seus filhos bebés a dormir a sesta na rua, mesmo quando as temperaturas rondam os 10 graus negativos. Uma “tradição” que se justifica pela crença de que o ar puro faz bem às crianças.

Nos passeios dos cafés, é comum ver os carrinhos de bebé na rua enquanto os adultos se aquecem com café e chocolate quente do lado de dentro dos estabelecimentos comerciais.

A maioria dos finlandeses acredita que o ar puro é bom para os mais pequenos. Como não ficam fechados em quartos e em salas com outras crianças, apanham menos gripes e constipações, alegam.

Os estudos científicos têm demonstrado conclusões diversas sobre este alegado benefício para a saúde das crianças. Mas é certo que, desde que estejam com roupas adequadas e num saco de dormir reforçado, respirar ar frio do exterior também não faz mal nenhum.

Na Finlândia, há também a tradição de oferecer às recém-mamãs uma caixa cheia de presentes, de cada vez que um bebé nasce, e que ainda pode ser usada como a primeira cama do pequenote.



Dentro da caixa, chamada “Kit de Maternidade, o Estado coloca fraldas, roupas, gorros, meias, lençóis e utensílios para o banho do bebé. E ainda inclui creme para os mamilos das mães, discos absorventes para os soutiens e preservativos para os pais.

As mães podem escolher entre a caixa ou um subsídio de 140 euros, mas 95% das novas mães optam pela primeira.

A tradição foi iniciada em 1937, e, inicialmente, destinava-se apenas às famílias com menores rendimentos. Mas a filosofia mudou em 1949, alargando-se a todas as mães, desde que compareçam nos centros de saúde e hospitais, para fazerem os exames pré-natais.

O incentivo ajudou a diminuir os índices de mortalidade infantil de 65 mortes em 1000 nascimentos, na década de 1930, para 2,5 mortes em 1000, na actualidade.

As autoridades finlandesas defendem que a caixa visa “oferecer um início de vida igualitário” a todas as crianças, independentemente das suas origens sociais.C

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Isso é o que a Menina/Senhora pensa. Depois de ler a forma como comentou nem me vou dar ao trabalho de explicar mais nada, porque enquanto uns têm os cérebros congelador e vivem bem, outros têm a derreter e são uns miseráveis.

  2. O que faz bem mesmo é levar um bebé recém-nascido ao supermercado ou centro comercial, principalmente na época natalícia, quando estes estão abarrotados de pessoas! E tapar com um pano a alcofa, principalmente nos dias com aquele calor de rachar.

  3. Se os gajos da iurd sabem disso ou os da segurança social que para ai andam a tirar criancinhas para adopções duvidosas ou internamentos em orfanatos para receberem euros da mesma ss montam-se num pópó e vão lá rouba-los…

  4. Por cá o estado até há uns tempos oferecia um misero subsidio de aleitamento, corte no ordenado da parturiente, e agora também a obrigatoriedade de ir tirar um cartao de cidadao a pagar

RESPONDER

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …

Bannon e outros três ex-conselheiros de Trump chamados a depor sobre a invasão ao Capitólio

Mark Meadows, Dan Scavino, Kash Patel e Steve Bannon são os ex-conselheiros de Trump que a comité da Câmara dos Representantes quer ouvir. O comité da Câmara dos Representantes que está a investigar a insurreição de …