Bebés finlandeses dormem na rua mesmo com temperaturas abaixo de zero

É um comportamento impensável em Portugal, mas na Finlândia os pais colocam os seus filhos bebés a dormir a sesta na rua, mesmo quando as temperaturas rondam os 10 graus negativos. Uma “tradição” que se justifica pela crença de que o ar puro faz bem às crianças.

Nos passeios dos cafés, é comum ver os carrinhos de bebé na rua enquanto os adultos se aquecem com café e chocolate quente do lado de dentro dos estabelecimentos comerciais.

A maioria dos finlandeses acredita que o ar puro é bom para os mais pequenos. Como não ficam fechados em quartos e em salas com outras crianças, apanham menos gripes e constipações, alegam.

Os estudos científicos têm demonstrado conclusões diversas sobre este alegado benefício para a saúde das crianças. Mas é certo que, desde que estejam com roupas adequadas e num saco de dormir reforçado, respirar ar frio do exterior também não faz mal nenhum.

Na Finlândia, há também a tradição de oferecer às recém-mamãs uma caixa cheia de presentes, de cada vez que um bebé nasce, e que ainda pode ser usada como a primeira cama do pequenote.

Dentro da caixa, chamada “Kit de Maternidade, o Estado coloca fraldas, roupas, gorros, meias, lençóis e utensílios para o banho do bebé. E ainda inclui creme para os mamilos das mães, discos absorventes para os soutiens e preservativos para os pais.

As mães podem escolher entre a caixa ou um subsídio de 140 euros, mas 95% das novas mães optam pela primeira.

A tradição foi iniciada em 1937, e, inicialmente, destinava-se apenas às famílias com menores rendimentos. Mas a filosofia mudou em 1949, alargando-se a todas as mães, desde que compareçam nos centros de saúde e hospitais, para fazerem os exames pré-natais.

O incentivo ajudou a diminuir os índices de mortalidade infantil de 65 mortes em 1000 nascimentos, na década de 1930, para 2,5 mortes em 1000, na actualidade.

As autoridades finlandesas defendem que a caixa visa “oferecer um início de vida igualitário” a todas as crianças, independentemente das suas origens sociais.C

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Isso é o que a Menina/Senhora pensa. Depois de ler a forma como comentou nem me vou dar ao trabalho de explicar mais nada, porque enquanto uns têm os cérebros congelador e vivem bem, outros têm a derreter e são uns miseráveis.

  2. O que faz bem mesmo é levar um bebé recém-nascido ao supermercado ou centro comercial, principalmente na época natalícia, quando estes estão abarrotados de pessoas! E tapar com um pano a alcofa, principalmente nos dias com aquele calor de rachar.

  3. Se os gajos da iurd sabem disso ou os da segurança social que para ai andam a tirar criancinhas para adopções duvidosas ou internamentos em orfanatos para receberem euros da mesma ss montam-se num pópó e vão lá rouba-los…

  4. Por cá o estado até há uns tempos oferecia um misero subsidio de aleitamento, corte no ordenado da parturiente, e agora também a obrigatoriedade de ir tirar um cartao de cidadao a pagar

RESPONDER

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …