Afinal, beber oito copos de água por dia pode ser excessivo

Uma nova pesquisa concluiu que não há uma regra geral sobre o consumo de água que devemos fazer diariamente e que as necessidades variam de pessoa para pessoa.

Afinal, a famosa ideia de que devemos beber oito copos de água por dia pode não passar de um mito. Um novo estudo publicado na Science concluiu que este valor pode ser excessivo.

A equipa recrutou 5600 pessoas de várias faixas etárias e de 26 países espalhados pelo mundo. Os participantes beberam 100 mililitros de água enriquecida com 5% de água duplamente marcada — água que é muitas vezes usada em experiências que testam a rapidez do movimento dos químicos dentro do corpo.

Este tipo de água inclui isótopos de deutério, também conhecido como hidrogénio pesado. Têm um neutrão extra dentro do seu núcleo, o torna os seus átomos individuais duas vezes mais pesados que os átomos de hidrogénio normal. A água mais pesada é segura para o consumo em quantidades pequenas.

“Se medirmos o ritmo a que uma pessoa está a eliminar estes isótopos estáveis através da sua urina ao longo de uma semana, o isótopo de hidrogénio pode dizer-nos quanta água está a substituir e a eliminação do isótopo de oxigénio pode dizer-nos quantas calorias estão a ser queimadas”, explica Dale Schoeller, cientista nutricionista e co-autor do estudo.

A pesquisa concluiu que a quantidade de água que devemos beber por dia varia muito com a idade, género, níveis de atividade e clima, escreve o Science Alert.

“O estudo atual indica claramente que um tamanho não serve para todas as diretrizes de água potável, e a sugestão comum de que devemos beber oito copos de 8 onças de água por dia (à volta de dois litros) não é apoiada por evidências objetivas”, escrevem os autores.

A substituição da água foi maior nos homens entre os 20 e 30 anos e nas mulheres entre os 20 e 55 anos e diminuiu depois dos 40 anos nos homens e depois dos 65 nas mulheres. Os recém-nascidos tinham a maior substituição enquanto percentagem de toda a água no seu corpo, substituindo cerca de 28% todos os dias.

Em condições semelhantes, os homens consomem mais cerca de meio litro de água do que as mulheres. Por exemplo, um homem de 20 anos que não faça exercício, pese 70 quilos, viva num país desenvolvido ao nível da água do mar com 50% de humidade e uma temperatura do ar média de 10.ºC substituirá 3,2 litros por dia. Uma mulher da mesma idade que viva no mesmo local e que também não seja muito ativa já terá uma substituição de 2,7 litros por dia.

Gastar o dobro da energia num dia aumenta a substituição da água cerca de um litro. Por cada 50 quilos adicionais de peso, a substituição aumenta 0,7 litros por dia e um aumento de 50% na humidade faz o uso da água subir 0,3 litros diariamente. As mulheres grávidas ou a amamentar também aumentavam a substituição da água, precisando em média de consumir mais.

No geral, tudo isto indica que não há uma regra geral para o consumo e que varia de pessoa para pessoa. “Recomendações melhoradas são de uma importância crescente por causa do crescimento populacional explosivo e por causa das alterações climáticas, que vão afetar a disponibilidade de água para o consumo humano”, rematam os investigadores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.