Beber leite materno em adulto é prejudicial à saúde

Beber leite materno é bom para os bebés, mas fazê-lo na idade adulta é “um perigo” para a saúde, alertaram investigadores britânicos.

O consumo de leite materno — à venda na internet em sites de comércio electrónico e em grupos do Facebook — tem ganho adeptos, com a promessa de que aumenta as defesas do organismo.

Mas investigadores da Universidade Queen Mary, em Londres, dizem o contrário. Segundo os cientistas, o leite não pasteurizado contém germes perigosos para o corpo humano.

Uma das autoras do estudo, Sarah Steele,  investigadora da London School of Medicine and Dentistry, defende que as promessas de que o produto melhora o sistema imunológico são enganadoras.

Além disso, Steele afirma que há riscos de que o leite contenha bactérias nocivas à saúde.

“Quanto mais o leite demora a ser transportado, mais tempo as bactérias têm para proliferar”, explica Sarah à BBC.

“Testes realizados nos Estados Unidos e no Reino Unido mostraram níveis elevados de bactérias malignas, que na verdade provêm do intestino, ou seja, são basicamente fezes da mãe que acabam no leite“, acrescentou a investigadora.

Sarah explica que é a pasteurização do leite que “mata” as bactérias perigosa. “É um procedimento muito importante para garantir a qualidade do leite”.

cv BBC

Sarah Steele, investigadora da London School of Medicine and Dentistry,

Sarah Steele, investigadora da London School of Medicine and Dentistry,

A cientista ressalva que o leite materno é no entanto “uma opção nutricional óptima para os bebés“.

“Em nenhum momento queremos dizer que a ingestão de leite materno pelos recém-nascidos é prejudicial à sua saúde. Pelo contrário”, afirmou a cientista.

“Há algumas pessoas, no entanto, entre as quais os doentes de  câncer ou outras doenças, que acreditam que beber leite materno aumenta a resistência do organismo ou mesmo facilita a digestão de alimentos”, diz Sarah, “mas não há qualquer prova científica disso.”

Sarah recomenda também um grande cuidado com as informações obtidas na internet.

“Muitas das informações que as pessoas encontram internet são normalmente incompletas ou muitas vez mesmo o contrário do que realmente significam”, diz a investigadora.

Segundo Sarah Steele, é preciso realçar a diferença entre “consumir produtos extraídos de componentes do leite materno que foram produzidos em laboratório para o tratamento de doenças” e “comprar uma garrafa em qualquer sítio e desatar simplesmente a beber leite materno”.

“É um leite não pasteurizado, proveniente de alguém cuja história clínica é desconhecida, e o consumidor está a expor-se a riscos com bactérias, vírus e até toxinas”, concluiu.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como é que as bactérias malignas do intestino (muito possivelmente E.coli) chegam ao leite materno?! Muito provavelmente porque devem ter manipulado o leite com as mãos muito sujas!!! Essas bactérias não circulam pelo interior do corpo assim tão livremente!…
    Esta notícia está muito estranha e mal contada.

  2. POIS, realmente gostava de provar, por curiosidade, so e apenas,mas…….!!!!?????…
    UIUI aiaiai vaila vai até a barraca cubata abana,masss uiui aiaia , a cURIOSIDADE é TRAMADA ,rissssss…….

    a.g.p.

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …