Água da torneira, se faz favor (para todos menos para a Câmara de Beja)

Está em curso uma campanha promocional a favor da água da torneira. A população de Beja coloca reservas no consumo da água da rede pública, que “sabe mal”. Já os membros do executivo municipal insistem em não dar o exemplo, continuando a beber água mineral engarrafada.

Está em curso uma forte campanha promocional a favor da água da torneira, com vários vídeos no Facebook onde adolescentes e adultos pedem, às mesas de esplanadas, cafés ou restaurantes, “água da torneira se faz favor”.

Além disso, passou a ser disponibilizada nos serviços municipalizados água da torneira “aromatizada” com morangos, uma forma de proporcionar “uma nova e e diferenciada experiência aos seus clientes”, esclarece a EMAS.

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMAS) está a levar a cabo uma forte promoção da rede pública de abastecimento. No entanto, esta dinâmica promocional e o objetivo inerente à campanha não mudaram os hábitos dos sete membros do executivo municipal que continuam a beber água mineral engarrafada.

No início de maio, o Público confrontou Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, com esta contradição. O autarca admitiu a incongruência e disse que nas reuniões do executivo municipal passaria a ser disponibilizada água da rede pública – algo que ainda não acontece.

Em fevereiro, a EMAS reconhecia que “praticamente todos os habitantes no concelho (cerca de 20 mil consumidores) preferem beber água do garrafão“. Aliás, a população, de uma forma generalizada, considerava que a água fornecida na rede pública “não tinha qualidade para ser consumida, não devendo ser bebida nem utilizada na alimentação”.

A EMAS admitia que a água da rede pública “tinha um sabor mau“, mas garantia que “era de qualidade, uma vez que cumpria todas as regras de qualidade e segurança nacionais e europeias”.

De acordo com o jornal, este argumento suscitou dúvidas nos consumidores, quando confrontados com água barrenta das inúmeras ruturas que têm assolado a rede pública de abastecimento.

As desconfianças confirmaram-se quando a empresa Águas Públicas do Alentejo (agdA), entidade que fornece a água em alta, confirmou a presença de microalgas, cianobactérias e actionomicetes na rede pública.

A campanha, atualmente em curso, insiste para que a população beba “água da torneira à confiança”, conselho que se torna difícil de aceitar quando a população interiorizou que os esgotos são lançados na barragem do Roxo, de onde é captada a água utilizada na rede pública.

Acresce ainda o facto de a União Europeia já ter multado Portugal em três milhões de euros por não respeitar a legislação comunitária por continuar a lançar na bacia do Roxo efluentes domésticos sem qualquer tratamento.

O Público avança que vão ter de ser investidos cerca de 15 milhões de euros, até ao final deste ano, na construção de uma nova ETAR e uma nova ETA. A má qualidade da água do Roxo forçaram a AgdA a recorrer à água vinda do Alqueva, por considerar a ETA di Roxo “uma estrutura obsoleta”.

Mas debilidades do sistema não ficam por aqui, e estendem-se aos ramais domiciliários. A EMAS refere que acionou uma urgente “intervenção global de substituição de ramais, que está a decorrer simultaneamente e de forma contínua, com várias frentes de obra”

Em quatro meses já foram substituídos 245 ramais em 88 ruas do concelho de Beja. 85% das ruturas incidiam sobre ramais domiciliários.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …