“Bebé sem rosto”. Um ano depois, obstetra expulso está nas mãos de um parecer

O “bebé sem rosto”, o nome por que ficou conhecido o menino que nasceu sem nariz, sem olhos, sem parte do crânio e com lesões cerebrais graves, completa nesta quarta-feira um ano de vida. O Ministério Público (MP) continua a investigar eventuais culpados pela sua condição.

O caso do “bebé sem rosto” continua sem arguidos constituídos. O inquérito aberto pelo Ministério Público (MP) para averiguar eventuais responsabilidades criminais do obstetra Artur Carvalho, que acompanhou a gravidez da mãe da criança, continua a decorrer.

O Correio da Manhã (CM) apurou que o MP espera “concluir o inquérito até ao final deste ano”.

Durante este mês, os investigadores contam receber um parecer do Instituto de Medicina Legal “para avaliar se o obstetra violou ou não os deveres profissionais“, como reporta o referido jornal.

Esse parecer pode ser determinante para levar ou não o obstetra a julgamento.

O CM apurou que as “ecografias realizadas pelo obstetra chegaram imperceptíveis à Justiça”.

Do processo faz parte a decisão da Ordem dos Médicos de expulsar o profissional, tal como testemunhos dos médicos e enfermeiros do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, onde o bebé nasceu.

Já ontem era tarde para acusar e condenar este senhor. Estou confiante de que será feita justiça. Não só pelo Rodrigo, mas por tantos outros que existem”, salienta no CM a mãe da criança, Marlene Simão.

O bebé foi alvo de uma operação de alto risco para resolver a acumulação de líquido no crânio em Agosto passado. “A recuperação está a correr muito bem”, diz a mãe àquele jornal, notando que “ele é um lutador” e que “não desiste de viver”.

Além do obstetra, pode haver outros acusados no processo, já que a clínica onde a mãe da criança fez as ecografias nunca terá sido fiscalizada pela Entidade Reguladora da Saúde.

O bebé nasceu a 7 de outubro de 2019 no Hospital de São Bernardo, do Centro Hospitalar de Setúbal, com várias malformações graves, incluindo falta de olhos, de nariz e de parte do crânio. O obstetra que realizou as ecografias de acompanhamento da gravidez não terá detectado ou sinalizado aos pais qualquer anomalia.

Artur Carvalho realizou as ecografias numa unidade privada, a Ecosado, e foi alvo de 14 queixas na Ordem dos Médicos.

O profissional de Saúde reformou-se em Julho deste ano depois de ter sido expulso da Ordem dos Médicos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …