Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo com o Guinness World Records.

Richard Scott William Hutchinson surpreendeu os pais ao nascer com apenas cinco meses de gestação. Na altura, a equipa médica notou a fragilidade do recém-nascido e preparou a família para um desfecho trágico, mas o melhor aconteceu: o bebé sobreviveu e hoje é reconhecido pelo Guinness como o bebé mais prematuro do mundo.

A criança nasceu no hospital Children’s Minnesota, em Minneapolis, no Minnesota, depois de a sua progenitora, Beth Hutchinson, sofrer complicações médicas que a fizeram entrar em trabalho de parto antecipadamente.

Assim, Richard nasceu 131 dias antes da data prevista e chegou ao mundo com apenas 338 gramas – era tão pequeno que os seus pais conseguiam segurá-lo só com a palma da mão, escreve a CNN.

“Quando Rick e Beth receberam aconselhamento sobre o que esperar, os médicos deram 0% de probabilidades de sobrevivência”, referiu Stacy Kern, neonatologista no Children’s Minnesota Guinness World Records.



Contudo, o bebé mostrou-se um verdadeiro guerreiro e logo nos seus primeiros dias agarrou-se à vida. “Eu sabia que as primeiras semanas de vida do Richard seriam muito difíceis, mas senti que se passasse por isto, seria um sobrevivente”, afirmou Kern.

A situação dramática para a família agravou-se devido à pandemia de covid-19, que impossibilitou os pais de Richard de passarem as noites com ele e impediu visitas frequentes.

Ainda assim, Rick, o pai do menino, recorda que nunca deixou de apoiar o bebé enquanto este permanecia na incubadora. “Garantimos que estávamos lá para apoiá-lo. Acho que isso o ajudou a superar, porque sabia que podia contar connosco”, referiu ao Guiness.

Como avança a CNN, em dezembro de 2020, depois de passar mais de seis meses no hospital, Richard conseguiu ir para casa com a sua família.

No passado dia 5 de junho, contra todas as probabilidades, o bebé comemorou o seu primeiro aniversário rodeado pela família.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …