/

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo com o Guinness World Records.

Richard Scott William Hutchinson surpreendeu os pais ao nascer com apenas cinco meses de gestação. Na altura, a equipa médica notou a fragilidade do recém-nascido e preparou a família para um desfecho trágico, mas o melhor aconteceu: o bebé sobreviveu e hoje é reconhecido pelo Guinness como o bebé mais prematuro do mundo.

A criança nasceu no hospital Children’s Minnesota, em Minneapolis, no Minnesota, depois de a sua progenitora, Beth Hutchinson, sofrer complicações médicas que a fizeram entrar em trabalho de parto antecipadamente.

Assim, Richard nasceu 131 dias antes da data prevista e chegou ao mundo com apenas 338 gramas – era tão pequeno que os seus pais conseguiam segurá-lo só com a palma da mão, escreve a CNN.

“Quando Rick e Beth receberam aconselhamento sobre o que esperar, os médicos deram 0% de probabilidades de sobrevivência”, referiu Stacy Kern, neonatologista no Children’s Minnesota Guinness World Records.

Contudo, o bebé mostrou-se um verdadeiro guerreiro e logo nos seus primeiros dias agarrou-se à vida. “Eu sabia que as primeiras semanas de vida do Richard seriam muito difíceis, mas senti que se passasse por isto, seria um sobrevivente”, afirmou Kern.

A situação dramática para a família agravou-se devido à pandemia de covid-19, que impossibilitou os pais de Richard de passarem as noites com ele e impediu visitas frequentes.

Ainda assim, Rick, o pai do menino, recorda que nunca deixou de apoiar o bebé enquanto este permanecia na incubadora. “Garantimos que estávamos lá para apoiá-lo. Acho que isso o ajudou a superar, porque sabia que podia contar connosco”, referiu ao Guiness.

Como avança a CNN, em dezembro de 2020, depois de passar mais de seis meses no hospital, Richard conseguiu ir para casa com a sua família.

No passado dia 5 de junho, contra todas as probabilidades, o bebé comemorou o seu primeiro aniversário rodeado pela família.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.